Sartori chega à Alemanha para negociar investimentos para o RS

Objetivo é negociar parcerias para o Rio Grande do Sul

Sartori vai buscar investimentos para o RS em missão na Europa | Foto: Gabriel Jacobsen / Rádio Guaíba / Especial / CP

Sartori vai buscar investimentos para o RS em missão na Europa | Foto: Gabriel Jacobsen / Rádio Guaíba / Especial / CP

O governador do Estado, José Ivo Sartori, acompanhado de comitiva governamental, chegou em Weimar, na região Central da Alemanha neste domingo. Com isso, o governador inicia sua quarta missão internacional, a segunda pela Europa, desde o início de seu governo. A tônica das atividades é a busca por investimentos no Estado.

Em Weimar, a comitiva participará nesta segunda-feira do 34º Encontro Econômico Brasil-Alemanha que, em 2017, ocorrerá em Porto Alegre. A primeira agenda oficial do governador em solo alemão será um jantar, oferecido pelo governo do Estado da Turíngia, na cidade de Erfurt, vizinha a Weimar.

“A presença dos empreendedores do RS, das organizações, tudo vai ajudar a ser mais facilitado. Expectativa é boa, e se a gente não fizer isso não prepara o terreno nem para hoje, nem para amanhã, nem para o futuro”, apontou Sartori, na chegada ao hotel Dorint.

O governador disse ainda que não é possível adiantar o fechamento de negócios ou parcerias para o Estado durante a missão na Alemanha. “Essa é uma questão que a gente não pode precipitar. Tem que ter cautela. Tudo é um processo e o processo a gente constrói caminhando”, resumiu o governador.

Além do governador, a comitiva do Piratini conta com outras 12 pessoas, entre elas os secretários de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco; Geral de Governo, Carlos Búrigo; Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, além dos presidentes da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) e Badesul (Banco de Fomento do Estado). A Assembleia Legislativa também enviou o deputado João Fischer (PP).

Os integrantes do poder público se juntar assim aos empresários – a maior parte ligada a Fiergs – que estão desde ontem em solo alemão. O Encontro Econômico Brasil-Alemanha de 2017 será realizado no Centro de Eventos da Fiergs, que busca angariar a presença de mil participantes para a próxima edição.

Em maio do ano passado o governador realizou sua primeira missão, passando também por Alemanha e França. Neste ano, realizou mais duas, para Uruguai e Argentina.

Outras agendas

Após participar da abertura do EEBA, durante a manhã, na tarde desta segunda o governador seguirá para reunião com governo da Saxônia e, depois, participa de evento onde formalizará o Medicall Valley como Parceiro Premium do governo gaúcho. O Medicall Valley é um cluster de tecnologia médica com o qual o Estado firmou parceria para instalações no Rio Grande do Sul, durante a primeira missão de Sartori a Europa, em 2015.

Pela noite, ele participará de um jantar oferecido pela Fiergs e intitulado “Da salsicha grelhada ao churrasco”. Na terça-feira, a comitiva segue para Mainz, onde Sartori será recebido pelo governo do estado da Renânia Palatinado, seguindo depois para visita ao Instituto de Microtécnica Fraunhofer.

Na quarta, o governador seguirá para Stuttgart, onde visitará o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, deslocando-se, na sequência, para Paris, na França, onde terá encontros com empresários do grupo Carrefour e Lactalis. No dia 21, o governador segue para Veneza, na Itália, onde cumpre suas últimas agendas. Lá, divulgará o Rio Grande do Sul junto ao Estado de Vêneto.

Gabriel Jacobsen / Rádio Guaíba / Correio do Povo



Categorias:Economia Estadual

Tags:

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: