Porto Alegre ganha estação de recarga de carros elétricos

A estrutura é pública, bastando um credenciamento para o uso 

 Esta é a primeira estação carregada com luz solar no Brasil  Foto: Joel Vargas/PMPA


Esta é a primeira estação carregada com luz solar no Brasil  Foto: Joel Vargas/PMPA

A primeira estação de recarga de carros elétricos a partir de energia solar foi entregue na tarde desta quinta-feira, 20. Localizada no estacionamento externo do Shopping Total, a estação é uma iniciativa da Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre – Zispoa, em parceria com o governo da Suécia. O evento contou com a participação do prefeito José Fortunati e do embaixador sueco no Brasil Per-Arne Hjelmbor.

Ao falar da alegria de estar presente na cidade pela segunda vez, o embaixador destacou a parceria com a Capital. “A Suécia é parceira de Porto Alegre, esta cidade que tem como meta estar entre as mais sustentáveis. Este é mais um passo importante”, disse, ao referir-se à estação pública.

Antes do lançamento, o prefeito participou de uma reunião-almoço da embaixada. Ele garantiu a Hjelmbor o interesse em aprofundar as relações com o país, não apenas na área cultural, mas, sobretudo no setor comercial, para que mais oportunidades de negócio e desenvolvimento possam ser criadas.

Sobre a estação – A estação é pública, bastando um credenciamento para o uso. Para isso, um código de acesso é entregue ao usuário e o pagamento pode ser realizado direto no cartão de crédito. Será cobrada uma taxa por carga, o cadastro é feito junto com os dados do cartão de crédito e o código de acesso às máquinas. Dois carros podem ser recarregados ao mesmo tempo. Pluga-se um fio elétrico que vem da estação no carro a ser carregado, que tem um sistema muito semelhante a uma tomada. Trata-se da primeira estação carregada com luz solar no Brasil. Existem outras estações no Brasil, embora não sejam acompanhadas de placas de luz solar.

A estrutura é pública, bastando um credenciamento para o uso.  Foto: Joel Vargas/PMPA

A estrutura é pública, bastando um credenciamento para o uso. Foto: Joel Vargas/PMPA

O lançamento da estação faz parte da 5ª Semana da Inovação Suécia-Brasil, que começou no dia 17 de outubro em São Paulo e continuará por duas semanas, com eventos em 10 cidades no Brasil. Os eventos incluirão também o lançamento da Semana Lixo Zero Porto Alegre, no Nós Coworking, e a mostra do documentário sueco Bikes vs. Cars.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Carro Elétrico

Tags:,

8 respostas

  1. Ótima notícia. Porém algo está mal explicado pois acho que uma placa solar dessas não é suficiente para carregar dois carros. Pelo tamanho da placa solar não da conta de meio carro imagina de dois.

    Curtir

  2. A placa de luz solar carrega a estação, que armazena energia, e carrega os carros com a energia anteriormente armazenada. Certo?

    A questão é, será que a estação tem armazenamento de energia suficiente para recarga de dois carros?

    Deveriam dar mais informações técnicas ou somente especificações, ao público.

    Mas, um serviço assim é bem vindo. Apesar de que, quem tem um carro elétrico hoje, não vai recarregar no shopping… E sim em casa. Ainda mais com a falta de segurança em Porto Alegre.

    Estou por fora da indústria automobilística, sou mais motociclista do que motorista, e acompanho mais a indústria de motocicletas, mas, os carros elétricos aqui no Brasil que já ouvi falar são BMW i8, que custa quase 1 milhão, e Ford Fusion, mais acessível, para a classe alta, claro.

    Curtir

  3. A placa não vai ficar no nível do chão, certo??????
    (Medo de receber um “Sim” como resposta)

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: