Vídeo: Reunião Pública do Projeto do Cais Mauá – apresentação do projeto

Muita gente, principalmente alguns grupos de esquerda, é contra.

Projeto que vai ajudar a desenvolver Porto Alegre econômica e turisticamente, ao mesmo tempo que vai entregar a nós, moradores, um belíssimo espaço de convivência.

Eles são contra, principalmente, o shopping que está previsto próximo ao Gasômetro. Equipamento semelhante há em dezenas de cidades pelo mundo, Barcelona, São Francisco, Baltimore, etc…O consórcio que fará este empreendimento terá a necessidade de “ancorá-lo”. Se não houver este segmento, pode inviabilizar o todo.

O vídeo foi gravado ao vivo, na segunda-feira, dia 17/10, durante a reunião pública na Câmara Municipal, pelo Vereador Valter Nagelstein.

Sou totalmente favorável ao Projeto e dou novamente parabéns ao Vereador Valter Nagelstein por ser um dos grandes apoiadores.



Categorias:Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:, , ,

32 respostas

  1. Sou totalmente favorável ao projeto, pois muitas pessoas em situação de desvantagem econômica terão um lugar agradável para poderem passear com suas famílias. Hoje o entretenimento só é possível para algumas pessoas, sendo este espaço coletivo e beneficiara todas as classes sociais.

  2. Sobre o video postado logo acima.

    Já começa com a critica ao publico alvo, pessoas brancas não podem usar o espaço do cais Mauá.
    hahaha

    O segundo “erro”, os armazens fora de foco pra valorizar as torres comerciais, como, se as torres sequer aparecem na imagem? hahaah

    O terceiro erro é sensacional, o centro tem que ter de tudo, vamos abrir o cais aos viciados em crack, como muitas praças de Porto Alegre, e deixar pra eles, e só eles, com o tempo vão construir barracas pra morar por lá, assim como já acontece na Ipiranga.
    hahahha

    O quarto já mostra como eles gostam de mentir, quem vê pensa que o estacionamento vai ser no espaço do cais, acho que em todo o espaço do cais, não cabem 4 mil carros. haahah Melhor deixar como é hoje, prédios históricos destruidos para o pessoal deixar o carro.

    O quinto erro é a mesma coisa, quem vê pensa que vão fazer prédios por toda a orla. hahaha

    O sexto também é legal, apenas pessoas sofisticadas vão entrar no cais. Vão ter estilistas na entrada do shopping pra ver quem entra ou não. hahahaha

    O sétimo é outra delicia. hahahaha Fechamento de comércios da região, tapar o gasometro, vão inundar o Centro derrubando o muro, bla bla bla… hahahaahah Que piada.

    • Gui, nao vale a pena discutir com essa gentalha.

      • Verdade GersonLDN. Não dar bola é a melhor coisa a fazer…

      • Conheço essa gente do tal “Cais Mauá de Todos”. Estudei com alguns. Acreditem, esse pessoal é uma escória que não tem limites. TODOS são filhos de juízes ou políticos. São gente rica, mimada, esnobe e arrogante.
        Tenho pouco mais de 40 anos e nunca vi gente tão mal intencionada e destrutiva como eles.

    • Eles falam como se hoje tivessem livre acesso aos armazéns e tudo mais. Ideolia política é uma droga, seja de esquerda ou direita. Quem sai perdendo é a cidade inteira.
      Imagina, o cais pronto cheio de empregos num lugar onde a desocupação está alta. Gerando movimento num lugar onde é perigoso pela falta do mesmo. Mas se a Luciana Genro falou, tá falado. Vamos apoia-la.

  3. Alguém ainda tem esperança que saia alguma coisa? Há quanto tempo foi feita a concessão do cais? Lembro que era no governo da Yeda ainda. A concessão era de 25 anos, ou seja, praticamente 1/4 do tempo já passou e não foi feito absolutamente nada.

    • Exato, não aconteceu nada. Algo está errado. Esse projeto está parado a anos e manifestações contrárias pipocam aqui e lá mas não tem força suficiente pra atrasar por tanto tempo. Se o projeto não patinasse desde o governo Yeda algumas reações nem teriam tido tempo de se organizar. O que me parece é que o consórcio passou a perna, falou que tinha um dinheiro e não tinha. Depois uma das empresas pulou fora e deu no que deu.

  4. Comparar a Torre Eiffel com o Gasometro é fogo.

    • foi a ferramenta que usei para comparar a skyline das cidades, estou falando sobre valorização da silhueta da cidade que vale muito mais do que ’10/20′ lojas a mais em um shopping.
      Eu realmente não vejo como pode compensar tapar a usina para por alguns metros a mais de shopping.
      Vc realmente acha que a revitalização está na mão desses metros que tapariam a usina?
      Só vai compensar para o dono do shopping. Infelizmente só pescou os pontos que te soaram ‘absurdo’ em tudo que falei, busque entender o que compensa mais. Alguns metros a mais de shopping ou a caracterização da nossa orla vista de todos ângulos.
      Não devemos ficar de 4 e deixar fazerem o que quiserem com o espaço, só pq vai ‘revitalizar’.. não é pq vão fazer uma atitude certa que não podemos critica-la e melhora-la.

      • Por mim, poderiam derrubar a usina, não vejo graça alguma numa chaminé velha e quase abandonada.
        Só valorizo por ser um espaço cultural, já que não consigo ver grandes ganhos arquitetônicos.
        Prefiro mil vezes o shopping total (não por ser shopping), que tem uma bela arquitetura e a chaminé é mais bem cuidada.
        Ainda assim, nunca vi problema de construirem o teatro da Ospa no etacionamento deles, como o pessoal “do contra” tanto reclamava.

      • então é questão de gosto pessoal, não pode impor seu gosto a algo feito para a cidade. Sobre a beleza do cais é questionável, o Empire State é extremamente feio e sem graça se comparado aos outros arranhas ceu de NY, só é conhecido devido a importancia historica dele.
        O mesmo com a Torre Eiffel, foi extremamente questionada durante a construção, pois todos a achavam horrível, e realmente a acho horrível, porém o seu contexto a torna admiravel.
        Enfim, beleza é relativo e está associado muitas vezes ao contexto.
        Não é atoa que o Expedicionário é mais conhecido que a Praça da Matriz.

      • Autobot, da mesma forma que não podes impor o teu aos outros. Não achas?
        Eu acho o Gasômetro bonito, mas não vejo porque tanto mimimi ao redor dele.

  5. Acho que deveria ter gravado até o final para que o público pudesse julgar por si próprio o projeto e as opiniões expostas na sequência.

    • Posicoes expostas??……..Vc quer dizer o mesmo bando de desocupados ecoxiitas de sempre.?
      conheco as velhas carinhas………as mesmas do tempo do Pontal.

  6. Por que esse bando do contra não se muda pra Coreia do Norte pra ir ajudar o presidente gordinho de la? Pessoal do contra, se mudem de porto alegre, é um favor que farão para quem quer essa cidade moderna.

    • É que por lá não tem comida, e é muito dificil entrar pro alto escalão do governo, do pessoal que tem capital, comida, mascada iluminati comunista.
      hahaha

  7. Essa gentalha do contra ao projeto e que ora se aferra na oposição a presença do tal shopping é a mesma que adora cinicamente ir ao exterior, geralmente pagos por nós através de bolsas de estudo, dinheiro manipulado por ongzinhas de plantão e tal, e se esbaldar em shoppings populares ou mesmo nos mais sofisticados sem parcimônia. Asco dessa palhaçada, dessa atitude covarde de fazer de um tudo para deixar Porto Alegre estagnada, emporcalhada e com cara de cidadezinha pobre chulezenta, quando a capital gaúcha tem porte, história, território físico e cultural, para ser estrela e brilhar e inclusive se destacar até mesmo em nível internacional. Acreditamos firmemente que a transformação virá, queiram ou não esses imundos-cínico-retrográdos. Bem-vindo ao projeto Cais Mauá e à transformação positiva que propiciará dividendos não só para o centro que tanto necessita, como para toda a cidade.

    • Só tiraria o “imundos” do comentário, no mais tá perfeito.

      • Esse video é bem claro e objetivo do porque esse projeto não pertence a população de Porto Alegre.

      • Matheus Mauer: até se botarem um pedaço de cocô vai ser melhor do que tá hoje, abandonado.
        Achei o vídeo bem tosco, só reforça a minha ideia de que a oposição ao projeto não tem bons argumentos.

        Não é por nada que Porto Alegre ta aí as traças, eu já pulei fora, não tem como lidar.

    • Comentário perfeito!!!!

    • sou a favor da obra, mas não da pra negar que com a redução dos andares do shopping ficou muito melhor, valoriza inclusive pro próprio shopping ter a usina compondo sua silhueta.
      A usina traz uma silhueta muito marcante a porto alegre, inclusive para revitaliza-la, não deve ser obstruída. A revitalização bem feita revive e agrega ao que já tem, ao invés de esconder como aquela parte do shopping está fazendo.
      Sobre a relação de bolsas de estudo no exterior com ser contra privatização da orla, cuida com falácias, elas destroem e tiram a credibilidade dos argumentos.

      • (e a redução de andares certamente só foi possível devido ao barulho do pessoal que é contra.

      • É verdade, é pra isso que existe o debate e a negociação. Está muito melhor com um andar a menos. Se esta obra está atrasada desde o governo Yeda, não é por causa das contestações e discussões. Ela está atrasada porque o consórcio mentiu que tinha dinheiro, vários parceiros abandonaram a ideia, e foi isso que diminuiu e muito o andamento da coisa. Discussão não é coisa de comunista (de novo essa palavra dos 60) como muitos aqui acham, faz parte do convívio social. Alias, nem sei porque quem não gosta de discutir entra na parte de comentários de um blog.

    • E muito deles que tanto criticam as “elites”, os shoppings, o dinheiro, capital, bla bla bla, moram em coberturas nos bairros mais nobres de Porto Alegre.
      Não vou citar nomes, mas isso é só mais uma amostra da hipocrisia dessa gentalha.

      • eu realmente não entendo pq morar no lugar X ou Y tira a lógica de algum argumento. As ideias devem ser julgadas pela sua coerência, não por quem fala, parem de vez com essas falácias. Realmente, tapar a silhueta da usina do gasometro, icone de porto alegre era uma ideia horrível, perde o sentido de revitalização e descaracteriza a área.
        Imagina se construissem um prédio tapando a Torre Eiffel, o Big Ben de Londres. Não é atoa que em países de 1º mundo os monumentos são conservados, áreas históricas tem limite, e altura de prédios também. Porque acha que em uma cidade superdesenvolvida como Paris não existe um arranha céu de 35 andares na esquina da Torre Eiffel? Eles existem, mas muito longe da parte histórica.
        Vamos tentar entender cada lado e parar de julgar quem propoem, o ‘avanço’ da cidade deve ser feito com consciência, é um espaço para valorizar a cidade, não para valorizar 500m² a mais pra caber +10 lojas.
        Não são só aquelas lojinhas a mais que iriam fazer a orla ser revitalizada, elas só serviriam pra aumentar o bolso do dono do shopping. Não aceitem sem questionar

      • AutoBot: Nada a ver, não conheces bem o projeto. Participei de uma parte do mesmo e esses predios não chegam nem perto da parte do Gasometro.
        Acho que vocês que criticam tanto essas obras não deveriam nem por os pés aqui na Europa, nos Eua ou até mesmo em Buenos Aires, afinal, não odeiam?

      • @Johnnie hã? nem perto da parte do gasometro?? tu viu o vídeo da audiencia que foi postado? peço que olhe aos 20:20

      • Entao, nao tinha visto. Mudaram em relação ao projeto que fiz. Essa parte seria toda aberta com estacionamento/parque. Mesmo assim, olha a altura desse prédio, não faz nem cócegas no Gasômetro.
        Muitos dos que reclamam, nem botam os pés na proximidade dessas áreas. O pontal do estaleiro, que as pessoas reclamavam, está sempre “cheio” de gente tomando chimarrão. Aliás, se eu morásse no centro, daria graças a Deus que vão fazer algo naquela deterioração. Enquanto vocês pensarem e agirem como terceiro mundo, não serão Dinamarca.

Faça seu comentário aqui: