Cores em movimento iluminarão fachadas de prédios de Porto Alegre

Primeiro espetáculo será projetado na fachada da Igreja Nossa Senhora das Dores   Foto: Ivo Gonçalves / PMPA

Primeiro espetáculo será projetado na fachada da Igreja Nossa Senhora das Dores   Foto: Ivo Gonçalves / PMPA

Dar uma nova roupagem à noite de Porto Alegre, despertar sensações e emoções nas pessoas, sejam moradores ou visitantes, e incrementar o turismo noturno na Capital. Esta é proposta do projeto Porto Luz Alegre, que até o final de novembro irá levar o conceito e a alta tecnologia da “iluminação emocional” para espaços públicos e privados pré-selecionados na cidade.

O primeiro espaço urbano a receber o sistema de iluminação artística e cênica a partir de projetores arquiteturais RGB e refletores com luzes de LED poderá ser conferido já nesta segunda-feira, 24, a partir das 18h. Será a Igreja Nossa Senhora das Dores, no Centro Histórico, a mais antiga da Capital, que na data estará completando 188 anos. Às 18h, quando ocorrerá a missa comemorativa ao aniversário, os convidados, fiéis e a população em geral serão recebidos com um espetáculo emocionante de cores em movimento projetado na bela fachada da igreja, no topo da imponente escadaria com mais de 70 degraus. O efeito cênico da iluminação poderá ser apreciado por cerca de duas horas.

O Porto Luz Alegre é um projeto piloto idealizado pela empresa Gerry Marquez-ME, realizado pela Noratur Trade e Negócios com o apoio da Star Light Division, de São Paulo, responsável pela cedência dos equipamentos de última geração. Pela criação e coordenação do projeto responde o diretor de espetáculos, produtor e iluminador cênico Gerry Marquez, nome que assina a o sistema de iluminação do espetáculo Som e Luz, de São Miguel das Missões, além de trabalhos no Parque Snow Land, Natal Luz e Festival de Cinema de Gramado, entre outros empreendimentos. A iniciativa conta com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Turismo.

Turismo noturno – “O projeto busca mostrar as belezas de Porto Alegre despertando emoções e sensação de bem estar nas pessoas, e nosso propósito é termos sistemas de iluminação em muitos locais o ano inteiro”, projeta Gerry. A tecnologia usada, diz o diretor, possibilita uma multiplicidade maior na coloração de cada espetáculo, gerando novos tons e reduzindo o gasto de energia elétrica.

Os empreendedores do projeto pretendem torná-lo permanente na cidade a partir de 2017. A turismóloga Lenora Schneider, diretora da Noratur, vê no projeto uma alavanca para fortalecer o turismo receptivo e noturno da cidade. “Iluminar monumentos, prédios urbanos e históricos com o uso de alta tecnologia é um conceito moderno e inovador para estimular o aumento de pernoites de visitantes na cidade, o movimento no comércio, nos serviços e atrativos, sendo que vários destinos turísticos no mundo são exemplo disso”, enfatiza Lenora.

Roteiro – A Igreja Nossa Senhoras das Dores terá a iluminação especial até o dia 26, sempre a partir do entardecer, com duração de duas horas. Depois disso, em novembro, o sistema de projetores com luzes de LED terá um circuito itinerante para iluminar outros prédios e espaços da cidade, como os hotéis Radisson Porto Alegre, entre os dias 3 e 6, e Plaza São Rafael, de 8 a 10; a Igreja São José, também de 8 a 10; a Igreja Santa Terezinha, na rua José Bonifácio, de 11 a 13; e a torre da Praça do DMAE, junto à Hidráulica Moinhos de Vento, de 14 a 17; além de outros empreendimentos hoteleiros e imediações da Feira do Livro.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:TURISMO

Tags:, ,

7 respostas

  1. Ótima iniciativa, esperamos que realmente produzam belos espetáculos valorizando o centro, atraindo e maravilhando gente, trazendo energia positiva para a cidade.

    Curtir

  2. É bom ver a cidade ficando bonita mas o dinheiro já está sobrando pra esse tipo de supérfluo?

    Curtir

  3. Gostei…parabens, q de tudo certo!!

    Curtir

  4. Se der errado é culpa dos petralhas, coxinhas, mavs, militontos ou só acidente?

    Curtir

  5. Aleluia! Porto Alegre precisava de um projeto assim há muito tempo. Bela iniciativa

    Curtir

  6. Deveria ser feito também no Asilo Padre Cacique. Acho que lá ficaria muito bonito também.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: