Nelson Marchezan Júnior é o novo prefeito de Porto Alegre

Candidato do PSDB vence Sebastião Melo e interrompe 12 anos da atual gestão no comando da Capital

Nelson Marchezan Júnior é o novo prefeito de Porto Alegre | Foto: Fabiano do Amaral

Nelson Marchezan Júnior é o novo prefeito de Porto Alegre | Foto: Fabiano do Amaral

Nelson Marchezan Júnior (PSDB) é o novo prefeito de Porto Alegre. Com 100% dos votos apurados, o deputado federal somou mais de 402.165 votos (60,50%) contra 262.601 (39,50%) do atual vice-prefeito, Sebastião Melo. Logo após a confirmação matemática, o deputado, sob forte emoção, disse que os primeiros minutos disse estar muito feliz e que iria conversar com o vice eleito, Gustavo Paim, para comemorarem e em seguida começar a “trabalhar”.

“A nossa campanha foi acima de partidos e cargos, foi em prol do interesse público e todos os que quiserem ajudar o interesse do público, estão convocados”, se referindo a um possível apoio do PMDB, adversário nesta campanha no governo.

O pleito na Capital teve 277.521 abstenções (25,26%). Os votos brancos somaram 46.537 (5,67%) e os nulos totalizaram 109.693 (13,36%).

Campanha

A vitória de Marchezan Júnior leva o PSDB ao comando da prefeitura de Porto Alegre pela primeira vez. Quinto colocado nas pesquisas antes do período de propaganda eleitoral, o deputado federal ao longo do primeiro turno acabou em primeiro lugar com 213.646 votos, quase 30 mil a mais que Sebastião Melo.

Apesar de seu partido ter apoiado a gestão de José Fortunati até o final de 2015, Marchezan apostou no discurso de necessidade de mudanças ao longo da campanha, onde apontou problemas da atual administração representada por Sebastião Melo. Entre os projetos, destacou sempre segurança e saúde como prioridades. Aumento do policiamento com convênios com a Brigada Militar e fim das filas nos postos de saúde foram algumas de suas promessas na campanha.

Filho do ex-deputado federal Nelson Marchezan, Marchezan Jr., nascido em Porto Alegre, tem 44 anos, e é formado em Direito pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos). Ele tem pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e exerceu a advocacia por oito anos, quando decidiu se dedicar à vida política.

Antes de ser deputado, Marchezan Jr. foi diretor de Desenvolvimento, Agronegócios e Governos do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) durante o governo Germano Rigotto (PMDB).

Nelson Marchezan Júnior concorreu pela primeira vez em uma eleição em 2002, quando foi eleito deputado federal, mas não assumiu a cadeira por conta de uma decisão da justiça. Em 2006, se elegeu deputado estadual pela primeira vez. Quatro anos depois, assumiu uma cadeira na Câmara Federal, onde atua até hoje. Em Brasília, atuou em quatro comissões permanentes: Comissão de Finanças e Tributação; Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania; Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e Comissão de Defesa do Consumidor.

Correio do Povo



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

6 respostas

  1. POA, todo um bom momento, toda uma baita chance de que a gestão da cidade seja feita de modo diferente e melhor, mais condizente com padrões de qualidade e aberta a modernidade, dando condições para que o brilho perdido seja recuperado, e a capital gaúcha novamente se destaque, só que positivamente!

    Curtir

  2. Que faça o melhor para cidade e tenha sucesso.

    Ainda que eu tenha medo de seu egocentrismo e espasmos de personalidade espero que faça um bom governo, com obras bem.licitadas que atrasem pouco na pior das hipóteses, com reuçaod de ccs, melhor fiscalização nos órgãos e mais coesão nas decisões do passo municioal

    Curtir

  3. A maioria foi de Marchezan mais pela vontade de mudança do que pelas propostas dele, as quais eram ridículas, assim como as do Melo, aliás. A coisa está feia!

    Curtir

  4. Amém.
    E que o papo de privatizar o que da prejuízo não fique só no papel, que faça o que deve ser feito.

    Curtir

  5. O alto numero de nulos eh provavelmente a soma dos Psolistas com Petistas.

    Curtir

  6. os nulos ganhariam do nelson

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: