Avenida Beira-Rio pode virar área de lazer em fins de semana e feriados

Vereador Marcelo Sgarbossa (PT) (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)

Vereador Marcelo Sgarbossa (PT) (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)

Está na Ordem do Dia, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei 279/13, de autoria do vereador Marcelo Sgarbossa (PT). A proposta determina o fechamento de toda a extensão da avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) à circulação de veículos automotores, das 6h às 20h, aos sábados, domingos e feriados. O objetivo é proporcionar melhor e maior espaço à prática desportiva e de lazer na orla da Capital.

O parlamentar lembra que, em 1989, o Decreto 9.372 estabeleceu o fechamento da avenida aos sábados (das 13h às 20h) e aos domingos e feriados (6h às 20h), permitindo grande afluência de pessoas ao garantir segurança, sobretudo às crianças e aos animais de estimação, por se tratar de um privilegiado espaço para o lazer, o esporte e a convivência. “É histórica a presença de praticantes de diversas modalidades esportivas na orla, como corredores, ciclistas, caminhantes, skatistas, patinadores, tendo como espaço mais procurado a avenida Beira-Rio”, explica.

Segundo ele, milhares de pessoas, inclusive de outras cidades da Região Metropolitana, utilizam a orla para o esporte e o lazer, “configurando-se em ímpar e destacado local, indutor de maior qualidade de vida para toda a cidadania”. Por outro lado, é justamente aos sábados de manhã, quando persiste a abertura da avenida aos automóveis, que uma significativa parcela da população tem tempo para práticas desportivas e lazer. “Percebe-se que estas práticas seriam ainda mais potencializadas caso a via fosse bloqueada, a exemplo do que já acontece nos horários de restrição”, argumenta.

Sgarbossa ressalta, ainda, que aos sábados, domingos e feriados o volume do tráfego de veículos automotores é substancialmente menor do que nos outros dias da semana e que existem vias alternativas para o deslocamento dos veículos.

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Câmara Municipal



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

6 respostas

  1. Cara, qualquer lugar pode ser área de lazer… desde que tenha segurança. Com a falta de segurança que vemos hoje em dia em POA tá complicado de eu ficar feliz com isso. A iniciativa é ótima. Só fico pensando como pode ser feito para garantir segurança no local, e ainda mais… nos caminhos que levam o pessoal pra lá, ou seja, na cidade como um todo.

    Curtir

  2. E os moradores da zona sul que se ferrem no congestionamento causado na Padre Cacique.

    Curtir

  3. A orla já é usada como área de lazer, não? Quais os interesses por trás desse projeto petista? Inviabilizar futura reestruturação nas demais fases da revitalização da orla? Sinceramente, não entendo a necessidade duma lei em dizer que um espaço que já é usado pra lazer é de fato área de lazer. Óbvio que deve ter interesses políticos nisso, vindo dessa ala, provavelmente de atrapalhar eventual melhora da mesma, feitio típico da esquerda-rançosa de POA.

    Curtir

  4. E quando houver jogo no Beira Rio, como fica?

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: