
Telefonia celular terá a inclusão do dígito nove na frente do número da linha (foto: Betina Carcuchinski/PMPA)
A partir do próximo domingo (6), os números dos telefones celulares do Rio Grande do Sul passam a contar com nove dígitos. Trata-se da inclusão do dígito nove na frente do número da linha. A medida já foi adotada em outros estados, sendo o Rio Grande do Sul o último a ser contemplado com a mudança. A alteração começou por São Paulo em 2012 com o DDD 11.
O objetivo principal da alteração é oferecer maior base de números aos consumidores por meio do aumento da combinação resultante da inclusão de mais um dígito.
Período de adaptação – A partir do dia 6 até o dia 16 de novembro as ligações feitas com oito dígitos ainda serão contempladas. Após este período, durante um mês, as ligações realizadas sem o nono dígito não serão completadas, mas haverá um aviso de que o nove deverá ser digitado à frente do número do celular. Depois deste período, as ligações não poderão ser realizadas sem o nono número.
Orientação – Todas as operadoras de telefonia estão disponibilizando aplicativos de uso gratuito para atualizar a agenda de telefones do aparelho celular com o novo número nove.
Reclamações – Dúvidas ou reclamações após a migração para o nono dígito serão acolhidas pelo Procon Porto Alegre e pela Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel.
O porto-alegrense pode registrar suas queixas pela Internet, utilizando o site www.proconpoa.rs.gov.br ou acessando gratuitamente o Procon App no aparelho celular, disponível para sistema Android e IOS. A sede do Procon Porto Alegre fica na rua dos Andradas 686, e funciona das 10h às 16h, quando são distribuídas 70 fichas de atendimento por dia.
Categorias:Outros assuntos
É muito estranho, porque no Brasil as empresas telefônicas adotaram este modelo de ficar acrescentando a cada x anos um numero, não vou explicar tecnicamente que isto não precisava porque a explicação é muito longa, só para entender nos EUA a população é muito maior e os telefones lá só tem 7 digitos, porque? simples os caras são inteligentes e claro não é atoa que eles são os primeiros do mundo, eu fico analisando porque o Brasil e os brasileiros não copiam somentes as coisas boas deles, hoje no Brasil com 100% das centrais telefonicas eletronicas, e só uma questão de programação, exemplo no RS em vez de ter area 51, 53, 54, 55 teria as áreas 501, 511, 521, 512, até 591 com isto não precisaria acrescentar 8 e agora 9 digitos, mas o Brasil é assim….