Governo divulga edital de concessão do Salgado Filho

Objetivo é repassar administração dos aeroportos de Porto Alegre, Fortaleza, Florianópolis e Salvador à iniciativa privada

Objetivo é repassar administração dos aeroportos de Porto Alegre, Fortaleza, Florianópolis e Salvador à iniciativa privada | Foto: Samuel Maciel / CP Memória

Objetivo é repassar administração dos aeroportos de Porto Alegre, Fortaleza, Florianópolis e Salvador à iniciativa privada | Foto: Samuel Maciel / CP Memória

O governo federal divulgará o edital de concessão do aeroporto Salgado Filho nesta quarta-feira, em Brasília. Além do terminal de Porto Alegre, os de Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Florianópolis (SC) também terão a administração oferecida à administração privada.

O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, o secretário-executivo do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), Wellington Moreira Franco, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), José Ricardo Botelho, concederão entrevista coletiva para explicar o projeto.

A publicação do edital ocorre com atraso. Em uma das últimas estimativas, a União divulgou que planejava publicar o documento em setembro. A expectativa era promover, ainda em 2016, o leilão que, se concretizado, repassará totalmente a administração do aeroporto à iniciativa privada pelos próximos 25 anos.

Em contrapartida à concessão, a empresa vencedora da licitação ficará responsável obras de expansão – como a da pista, enaltecida como fundamental há 15 anos – e outras melhorias deverão ser realizadas num investimento mínimo de R$ 1,7 bilhão ao longo da concessão.

Correio do Povo



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho

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11 respostas

  1. O SF não comporta uma segunda pista de carga. E não tem absolutamente nada a ver com os terrenos mas sim a vila dique que deságua no rio gravataí. Duvido que não seja barrada a ampliação ou construção de qualquer pista que possa prejudicar o córrego. Ou seja, qualquer pista grande, e mesmo na atual que é prevista a ampliação, creio que não haja 200 metros de distância até o córrego. O SF foi construído sem o mínimo planejamento pro futuro. E isso não pode ser impeditivo pra que se planeje um novo aeroporto especialmente voltado ao setor produtivo, com pista de carga pra suprimir a defasagem logística que acometem justamente as regiões mais industrializadas do estado que são a RM e à serra. SF é capaz de suprimir isso? Não. E não é só o movimento ambientalista que vai barrar, mas o próprio MP. Por isso do ataque incessante à construção do 20 de setembro vendendo terror psicológico como se o SF fosse ser fechado ou sucateado, velha turma do atraso que sabe das limitações do SF por causa do córrego e vai fazer de tudo pra distorcer a realidade impedindo o avanço do estado, como já fazem por gerações e gerações. A própria ala da esquerda parlamentar de POA já disse que vai fazer de tudo o possível pra que nem o SF seja ampliado (por mim sinceramente aterrava o córrego) e da mesma forma irão lutar pra que não seja construído aeroporto algum que possa trazer competitividade e desenvolvimento.

    • Enfim, espero estar enganado. Como falei, por mim aterrava o córrego e pronto, daria pra não apenas ampliar como construir uma pista nova. Mas não penso que será assim.

    • Se é por isso, é pior ainda construir o 20 de Setembro, pois no terreno à ele destinado existem diversos córregos e nascentes de água. Se o problema é UM córrego, ele pode ser canalizado e passar por baixo da pista. A segunda pista seria construída ao lado da pista atual, ficando a que temos hoje entre o terminal 1 e a nova pista. O problema é que o Bourbon e os correios construíram no espaço que está destinado à ela no plano diretor do Salgado Filho.

      Fora que também existe a possibilidade de mais uma pista paralela à Free Way, quem sabe com a construção de um terceiro terminal de passageiros e mais um terminal de cargas. Ou quem sabe, a construção de uma pista paralela a pista da base aérea em Canoas, também com um novo terminal e acesso a free way.

      • Olha, especialmente quanto ao modal de carga não vejo a razão de ser em POA, nossa capital é uma cidade que há muito optou por ser polo prestador de serviço e de funcionarismo público sem a sujeira de máquinas só de mendigos e tem uma mentalidade destrutiva em relação ao setor industrial. Aliás, um segundo aeroporto fica até mais seguro longe de POA. E não existe possibilidade alguma de haver uma segunda pista no SF, implicaria na implosão e multas bilionárias sem falar no direito adquirido porque obviamente os empreendimentos ali erguidos tiveram o aval da própria prefeitura. Não haverá segunda pista, nenhuma, nem nas próximas 4 reencarnações. O SF já está espremido em tecido urbano, no máximo dos máximos amplia a atual, mas aí vai ter a questão ambiental que os próprios portoalegrenses irão barrar. Quanto à área destinada ao 20 de setembro acho que espaço plano na RM e município querendo entrar na disputa é o que não falta, inclusive já vi projeto de duas áreas, uma em portão e outra em santa rita. Seria pouquíssimo improvável que toda a RM seja nascente de rio tal qual a vila dique.

      • Minha opinião definitiva: quero que ambos saiam. Que ocorra tudo bem com a concessão do SF e que consigam ampliar, canalizando o dique. E que saia o 20 de setembro pra atender a RM, consolidando POA com 2 aeroportos, assim como acontece em SP, RJ e BH.

    • “E isso não pode ser impeditivo pra que se planeje um novo aeroporto especialmente voltado ao setor produtivo, com pista de carga pra suprimir a defasagem logística que acometem justamente as regiões mais industrializadas do estado que são a RM e à serra.”

      É necessário ter muita cautela ao planejar um aeroporto com foco em carga, pois voos exclusivamente cargueiros estão se tornando praticamente inviáveis devido à queda nos yields de carga, visto que há espaço demasiado disponível para carga nos voos de passageiros. Creio que ninguém queira que seja construída uma nova estrutura inútil tal qual o aeroporto de Vacaria.

    • Não precisa necessariamente aumentar pista atual, basta criar outra… por exemplo, existe um terreno após a vila dique… que sinceramente acho que mesmo assim não daria para criar uma pista tão grande… ao lado da freeway… como eu disse, as pistas não precisão ficar coladas ao prédio… olha o schipol de amsterdam, tem uma pista a noroeste no meio de uma plantação: https://www.google.com.br/maps/place/Amsterdam+Airport+Schiphol/@52.3344545,4.697368,7581m/data=!3m1!1e3!4m5!3m4!1s0x47c5e1284a0938d1:0x3b54639e36d42a04!8m2!3d52.309456!4d4.7622836

  2. Acho que POA deveria ter o mesmo padrão das grandes metrópoles do país, Sampa, Rio, BH, ou seja, um aeroporto “central” e outro maior e mais poderoso, como no caso são Congonhas e Cumbica; Santos Dumont e Galeão; Pampulha e Confins; deveria ser no RS, o Salgado Filho e então o de Portão.

    • Por quê? Com uma pista o aeroporto suporta até cerca de 25 milhões de passageiros anuais, e o plano diretor prevê a construção de uma segunda pista (o que exigiria a demolição de alguns prédios, mas nada impossível).

    • Faria sentido se o aeroporto grande fosse o salgado filho expandido e o auxiliar um na serra, excluindo se ou expandindo-se o aeroporto de caxias.

      Nada contra a ideia Mauricio mas parece ‘Nao haver mercado” para um aeroporto medio como o salgado filho + um aeroporto grande a 20, 30km de distancia

    • Concordo que pode ser feito aeroporto menor próximo da grande POA e serra… e creio que é possível fazer este aeroporto “grande” no próprio salgado filho… a pista não precisa ficar na frente do prédio para quem ta no predio ficar olhando… há terreno suficiente na redondeza para fazer uma pista maior… cidade pelo mundo fazem isso, inclusive com pistas e estradas passando por baixo de pistas de transito do aeroporto… acredito que a entrega para iniciativa privada teremos um outro patamar de atendimento… guarulhos melhorou muito a infraestrutura!!

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