Viaduto Otávio Rocha completa 84 anos sem recursos para revitalização

Dezenas de fotos do viaduto estão na página do evento no Facebook / Foto Rô Conde

Dezenas de fotos do viaduto estão na página do evento no Facebook / Foto Rô Conde

Uma das mais vultuosas e importantes obras da história de Porto Alegre, hoje convertida em retrato do descaso com o patrimônio público, o Viaduto Otávio Rocha completa 84 anos.

O aniversário do famoso viaduto, que teve sua construção concluída em 1932, será celebrado em um evento que reunirá teatro, fotografia, feira e performances ao longo de todo o dia, neste domingo, 11, a partir das 10h, por iniciativa da associação dos comerciantes locais e do movimento Amigos do Viaduto.

O organizadores do evento almejam aproximar moradores do entorno, bem como a população em geral, para utilizar este espaço público e, através da convivência, buscar soluções conjuntas com os órgãos públicos responsáveis pelas questões sociais, segurança e saúde pública. Constatam que hoje os vizinhos sentem-se inseguros de transitar por ali.

Sucessão de descuidos 

O passeio de pedras portuguesas sob o imponente monumento foi remendado às vésperas da Copa 2014, mas desde então o local está descuidado, precisando de reforma. Mas o problema mais premente é que as calçadas sob o viaduto se converteram em um condomínio a céu aberto de moradores de rua, o que expõe em pleno centro da cidade o problema habitacional e demanda atuação da assistência social. Porém, recentemente o prefeito José Fortunati afirmou que o viaduto é caso de polícia, pois há no local narcotráfico.

Há mais de dez anos, os comerciantes e moradores do entorno tentam viabilizar a revitalização do viaduto. Porém, até hoje, não se conseguiu recursos para tirá-lo do papel. O projeto foi concluído em agosto de 2015 e custou R$ 400 mil. O custo estimado da obra é de R$ 33 milhões.

Leia a matéria integral no Jornal Já, clicando aqui.

Anúncios


Categorias:Restaurações | Reformas

Tags:, ,

3 respostas

  1. Essa estrutura é uma joia arquitetônica da cidade de Porto Alegre. Basta contratar um arquiteto por favor com gabarito, e revitalizar este espaço para que se torne um hotspot como atrativo da cidade!

    Curtir

  2. O viaduto Otavio Rocha por falta de uma manutenção séria pela administração municipal, acaba sempre tendo que passar por reformas, constantes vazamentos de agua, sem teto acampados fazendo fogueira para cozinhar, pichadores promovendo a cultura inútil, podemos observar sua deterioração, mas é mais simples deixar a coisa publica sem manutenção, para depois “”contratar uma empresa para reformar”

    Curtir

  3. Que tristeza e que incompetência por parte de quem deveria zelar por este espaço e devolvê-lo para o uso do cidadão portoalegrense.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: