Fortunati visita obras da Ponte de Pedra no Largo dos Açorianos

Projeto preservou estrutura e recuperou a originalidade do monumento  Foto: Joel Vargas/PMPA

Projeto preservou estrutura e recuperou a originalidade do monumento  Foto: Joel Vargas/PMPA

O prefeito José Fortunati visitou, nesta segunda-feira, 19, as obras da Ponte de Pedra e seu entorno no Largo dos Açorianos, localizado no Centro Histórico. A recuperação do Largo, que receberá também passeios e esplanadas em concreto, deverá ser entregue à comunidade no primeiro semestre de 2017. Acompanharam a visita os secretários municipais do Meio Ambiente, Léo Antônio Bulling; da Cultura, Roque Jacoby; e de Obras e Viação, Rafael Fleck.

Os últimos serviços executados na Ponte aconteceram entre agosto e setembro deste ano, como a reconstrução das quilhas, recuperação das bordas de pedra boleadas da base da ponte e limpeza das pichações e repintura das paredes da ponte. O projeto foi realizado com o objetivo de preservar a estrutura da ponte, bem como recuperar a originalidade do monumento – deixando os pilares de pedra aparentes.

“O restauro da Ponte, do ponto de vista histórico e cultural, já está finalizado, agora estamos trabalhando no entorno para que a recomposição do Largo dos Açorianos seja concluído em 2017, quando a população contará com um conjunto de obras totalmente qualificado”, ressaltou Fortunati.

Em relação às obras de reurbanização do Largo dos Açorianos, o secretário da Smam destacou que no momento as equipes estão atuando com escavadeiras para a remoção de terra na área onde será instalado o espelho d’água, que terá o fundo em concreto. A necessidade da utilização deste material se dá em razão do rebaixamento do lago no lado da Ponte de Pedra, que tem como objetivo preservar a alvenaria e recuperar a originalidade do monumento. “Com a existência de várias redes de infraestrutura passando abaixo do lago no lado do viaduto, o rebaixamento neste ponto se tornou inviável, criando uma diferença de níveis entre o lado da ponte e do Viaduto. Estes dois níveis serão interligados por uma queda d’água (fonte) que fará, juntamente com os aspersores (bico de fonte tipo gêiser), a movimentação da água que circulará em um circuito fechado entre os dois espelhos, através do uso de bombas hidráulicas”, explicou Bulling.

Vídeo:

Após as intervenções no lago ao lado da ponte – previsão de conclusão para o final de abril de 2017 -, serão iniciadas as obras em todo o entorno, que terá novos passeios e esplanadas em concreto, sinalização podotátil no piso, bancos de concreto, arquibancadas na área da ponte para o lazer, canteiros gramados e iluminação geral e baixa em LED. De acordo com a Divisão de Iluminação Pública (DIP) da Smov, foram instalados no Largo dos Açorianos quatro postes com projetores que totalizam 17 lâmpadas de vapor metálico de 15Ow. Na segunda etapa do projeto será realizada a implantação de 28 projetores Led que ficam submersos e iluminarão os arcos da Ponte de Pedra.

Mais fotos:

Prefeitura de Porto Alegre

Anúncios


Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Restaurações | Reformas

Tags:, , , ,

4 respostas

  1. Importante, mas como tudo é tão lento… Esperamos que tenham a capacidade de instalar no entorno equipamentos e calçamento de qualidade, paisagismo condizente e decente, que realmente embelezem o cenário e valorizem o espaço púbico.

    Curtir

  2. A ponte em especifico ficou legal

    Curtir

  3. Espero sinceramente que tenham utilizado tinta antipichação na pintura da ponte, ou vai ficar tão feia quanto estava em pouco tempo.

    Curtir

    • Já falaram anteriormente que não porque a ponte precisa “respirar” e a tinta antipichação não permite.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: