Porto Alegre terá dois novos corredores de ônibus a partir desta quinta

Trechos na zona Norte e zona Sul também poderão ser usados por lotações

 

Porto Alegre terá dois novos corredores de ônibus a partir desta quinta | Foto: Joel Vargas / PMPA / CP

Porto Alegre terá dois novos corredores de ônibus a partir desta quinta | Foto: Joel Vargas / PMPA / CP

A partir desta quinta-feira, entram em funcionamento os novos corredores de ônibus das avenidas Assis Brasil, entre Triângulo e Fiergs, e no eixo Icaraí-Chuí, entre a Diário de Notícias e Ibicuí, em Porto Alegre. O projeto e a implantação das faixas prioritárias irá beneficiar mais de 113 mil passageiros do transporte coletivo da Capital. A pintura e a instalação de placas indicativas foram reforçadas nas avenidas. O espaço também deverá ser utilizado pelas linhas de lotação.

“Temos 1 milhão de usuários nos ônibus da cidade. Acredito que focar na melhoria do transporte coletivo é uma maneira de priorizar quem mais precisa. Os novos corredores serão aos moldes dos que já existem na Cavalhada e avenida Brasil. Nesses locais, tivemos um ganho de 15 minutos nas viagens dos passageiros. Esperamos obter o mesmo sucesso agora”, afirmou o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.

Na avenida Assis Brasil, o horário de operação será das 6h às 9h e das 16h às 20h, de segunda a sexta-feira. Nesse ponto, o corredor terá 4,2 quilômetros de extensão e funcionará nos dois sentidos da via. Já na Icaraí-Chuí, o horário será das 6h às 9h, também de segunda a sexta-feira. O trecho será de dois quilômetros, com fluxo somente no sentido bairro-Centro.

Atualmente, Porto Alegre conta com mais de 65 quilômetros de faixas exclusivas ou preferenciais ao transporte coletivo. No Brasil, os carros particulares realizam apenas 30% dos deslocamentos urbanos, ocupando 70% das vias públicas, segundo a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

A EPTC dará um prazo até 31 de janeiro para a orientação dos motoristas. Depois desse período, a fiscalização ao desrespeito do local prioritário aos ônibus será efetuada com autuação gravíssima, de sete pontos na carteira e multa de R$ 293,47, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.

Utilização dos corredores

Devem trafegar fora do novo corredor de ônibus, rodando somente nas faixas do centro e à esquerda. Podem acessar o corredor prioritário sempre que forem realizar uma conversão à direita, bem como se o destino for acessar algum estabelecimento comercial ou particular, localizado próximo à nova faixa prioritária. Carros e táxis não podem, em hipótese alguma, permanecerem parados ou estacionados no corredor.

icarai

assisbrasil

Correio do Povo

Anúncios


Categorias:Outros assuntos

3 respostas

  1. A EPTC dará um prazo até 31 de janeiro para a orientação dos motoristas. Depois desse período, a fiscalização ao desrespeito do local prioritário aos ônibus será efetuada com autuação gravíssima, de sete pontos na carteira e multa de R$ 293,47, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.

    Industria da multa!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: