Prefeitura entrega revitalização da Praça Júlio Mesquita

Ato de entrega da praça Júlio Mesquita Foto: Joel Vargas/PMPA

Ato de entrega da praça Júlio Mesquita
Foto: Joel Vargas/PMPA

A primeira obra do Parque Urbano da Orla do Guaíba foi entregue oficialmente aos porto-alegrenses no final da tarde desta quinta-feira, 29. A Praça Júlio Mesquita, localizada em frente à Usina do Gasômetro, foi totalmente revitalizada com o investimento de R$ 1,8 milhão. A praça integra o projeto do trecho 1 da Orla, que está com 70% dos trabalhos concluídos, e tem previsão de entrega para abril de 2017.

O espaço público ganhou deck de madeira em grande área, uma quadra de futebol com cercamento, academia ao ar livre e um parquinho infantil, além da iluminação que foi completamente renovada. “A praça é um ponto de encontro, num lugar agradável, que agora valoriza uma área que estava abandonada e que as pessoas não conseguiam usufruir”, disse o prefeito José Fortunati.

O prefeito citou, ainda, as ações voltadas à qualificação da Orla do Guaíba e entorno, que conta com recursos do financiamento da prefeitura com a Corporação Andina de Fomento (CAF). “Precisávamos resgatar a nossa relação com o Guaiba. Investimos no Pisa que possibilitou que passássemos de 27% para 80% no tratamento do esgoto cloacal da cidade, temos hoje transporte hidroviário, e agora estamos revitalizando a Orla. Em pouco tempo esta área será um dos principais cartões postais da cidade e isso é motivo de muita alegria”, sublinhou o prefeito.

Conforme Fortunati, os 30% restantes para o término das obras do trecho 1 devem ser concluídos sem dificuldades. A parte mais complexa que envolve a infraestrutura já está pronta. Fortunati disse que, em 2017, o trecho 3, que contempla a parte esportiva a partir do Anfiteatro Por-do-Sol, poderá ser construído de forma paralela pois os recursos já estão garantidos. “Os recursos estão depositados em conta vinculada e são extraorçamentários. Assim, os trechos 1 e 3 podem ser realizados em 2017 independente da crise”, frisou.

“Estamos muito felizes com esta obra que faz parte de um conjunto de ações que qualifica um dos espaços mais nobres da nossa cidade, voltando a Capital para um rio”, enfatizou a coordenadora do Movimento Viva o Gasômetro, Jaqueline Sanchotene.

O evento teve inicio às 17h e contou com uma série de atividades culturais e de lazer gratuitas, até as 20 horas. Além da comunidade, prestigiaram a inauguração os secretários municipais de Gestão, Urbano Schmitt; da Cultura, Roque Jacoby; do Gabinete de Desenvolvimento e Assuntos Especiais, Edemar Tutikian; do Meio Ambiente, Léo Antônio Bulling; de Obras e Viação, Rafael Fleck; e demais autoridades.

Revitalização da praça – Localizada entre a avenida Presidente João Goulart e a rua General Salustiano. Os trabalhos, que iniciaram no fim de maio, contemplaram a construção de um deck de madeira Itaúba, com uma área de 1.842 m². A nova iluminação em vapor metálico contém 12 luminárias decorativas em 12 postes de quatro metros, além de oito projetores já instalados na quadra de esporte com a mesma tecnologia.

Sítio arqueológico – A Praça Júlio Mesquita e o cargo do Gasômetro fazem parte do Sítio Arqueológico da Ponta da Cadeia. Antes de a prefeitura dar ordem de início à revitalização da praça, foi necessário contratar uma equipe de arqueologia, que realizou um relatório para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Durante a obra, os arqueólogos revelaram o alicerce do portão de entrada da cadeia demolida na década de 1960. Segundo o arqueólogo Alberto Tavares, provavelmente essas pedras foram assentadas por pessoas escravizadas, por uma mão de obra lá do período do Império.

Com a remoção do presídio, a fundação ficou aterrada e escondida. Por sugestão da arqueologia e da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), foram deixados dois volumes em concreto que representam o marco da entrada da antiga cadeia. Estes volumes devem ser revestidos com cerâmica contendo ilustração história do local. O presídio chegou a abrigar mais de mil detentos e foi, durante décadas, um ponto de referência em Porto Alegre.

Atividades culturais – A programação prevista para a entrega da Praça Julio Mesquita foi elaborada pela Secretaria Municipal da Cultura com o objetivo de estimular a vocação da maior área verde de lazer do Centro Histórico e abrigar a diversidade cultural da região. A comunidade assistiu a performances cênicas, Banda Municipal, show, circo, rodas de samba, além de atividades lúdicas para crianças e espaço esportivo para idosos e jovens, distribuídas ao longo da praça durante três horas, gratuitamente.

Status da revitalização da Orla:

Valor total da obra (até agora com os aditivos): R$ 65 milhões

Serviços executados:

• Concluída as fundações de todas as estruturas (decks, edificações, postes, passarelas);

• Concluída instalações hidro-sanitárias internas dos bares 1, 2 e 3;

• Concluída instalação do piso e cobertura metálica do QMN;

• Finalizados os assoalhamento dos decks 1 e 2;

• Arquibancadas estruturadas dos bares 1, 2 e 3;  e ambulantes 2.

Principais serviços em execução – Pavimentação em concreto do entorno da Usina do Gasômetro; execução das alvenarias dos Bares 1, 2 e 3; pavimentação dos pisos de concreto em frente aos bares 1, 2 e 3; execução das caixas de passagem do sistema elétrico Baixa Tensão; execução das arquibancadas do entorno da Usina; execução das arquibancadas próximo ao mirante metálico; execução do passeio piso estrelado; execução de elementos pré-moldados para infraestrutura elétrica; instalação dos postes inclinados; execução da estrutura metálica do ancoradouro, entre outros. Execução dos decks 3 e 4.

O projeto:

• O local está sendo chamado de Parque Urbano da Orla do Guaíba – Trecho 1;

• Ao todo serão revitalizados cerca de 10 hectares, da beira do Guaíba, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias;

• Serão construídas ciclovias e novos passeios, com iluminação em LED;

• Ao longo do trecho, também serão instalados 47 postes inclinados com iluminação cênica e luminárias em LED, criando assim uma atração turística;

• Também está previsto um ancoradouro para barcos de turismo; um restaurante sobre a água; oito edificações com mirante na parte superior, ao nível da avenida, e bares e administração na parte inferior, ao nível do Guaíba; cinco decks em madeira, duas quadras de vôlei, duas de futebol e duas academias ao ar livre, vestiários, playground, além de duas passarelas metálicas com jardim aquático;

• O restaurante e os bares serão envidraçados, permitindo a abertura total no verão, além de possuírem climatização.

Mais fotos:

Prefeitura de Porto Alegre

 

Anúncios


Categorias:Projeto de Revitalização da Orla

Tags:

5 respostas

  1. E pensar que no projeto original havia um belo espelho d’agua…mas a administracao do P.Girafales resolveu nao inclui-la na obra para evitar “agua parada”….
    #vergonha.

    Curtir

  2. Não consigo deixar de rir com essas inaugurações todas nos últimos dias do mandato do Fortunati.

    Curtir

    • Porque rir??? Tu acha que por ele perder a eleição ele deveria deixar a cidade largada? Ele ainda é o prefeito até amanhã, sábado. A administração dele continua. Não vejo nada de errado ele continuar a fazer as coisas programadas até o último minuto. Pior seria se ele não fizesse mais nada.

      Curtir

      • Não foi minha intenção com o comentário, obviamente seria pior se nada fosse feito. Mas ainda assim é um tanto quanto curioso tanto ficar pronto 29/30 de dezembro no último ano de mandato. Eu provavelmente faria o mesmo no lugar, mas quando tantas obras na cidade ficaram emperradas por tanto tanto tempo é interessante como tudo fica pronto bem rápido quando há interesse político nisso.

        Curtir

  3. realmente é interessante o esforço para entregar as obras ainda no seu mandato, porém, se foram iniciadas na gestão dele nada mais justo que ele entregar… só acho errado entregar se não estiver pronto, como o Odone fez com a arena do gremio só pra dizer que foi ele que entregou… mas faltava muita coisa…

    Se eu não me engano a data de entrega de toda obra da orla era em dezembro agora porém só a praça ficou pronta…

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: