Lojistas contra os shoppings em Porto Alegre

BarraShoppingSul. Foto: Gilberto Simon

BarraShoppingSul. Foto: Gilberto Simon

Representantes da Diretoria da CDL Porto Alegre receberam na manhã desta quarta-feira (4) um grupo de lojistas de diversos shoppings da Capital. Cerca de 30 empresários estiveram no encontro para tratar das dificuldades em dialogar com representantes dos empreendimentos. E todos foram unânimes em expressar o quanto estão insatisfeitos, especialmente, com a queda nas vendas, o alto custo dos alugueis, a falta de transparência em relação aos custos de ocupação e o 13º aluguel.

A intenção é discutir tais temas com os shoppings, que conhecem a situação, pois acompanham os números dos lojistas. Um próximo encontro deverá ser marcado a partir da reunião-almoço de Diretoria da CDL POA, que tratará deste tema na terça-feira (10). Segundo a coordenadora do Comitê CDL POA Shopping, Nilva Bellenzier, “os valores dos alugueis em shoppings estão muito altos, chegando a até 30% das vendas de um lojista, e as margens também diminuíram muito”. “Isso faz com que a cobrança e o valor do 13º aluguel sejam extremamente onerosos para os empreendedores”, avaliou. Nilva recorda que o 13ª aluguel das lojas de shopping foi estabelecido em uma época na qual o comércio realmente dobrava as vendas no Natal, algo que não ocorre há anos. “Este custo precisa ser revisto de acordo com a realidade econômica atual”, destacou Nilva, que também atua como Vice-Presidente de Relações com o Mercado da CDL POA. (Affonso Ritter)

Cai ocupação em shoppings

Um levantamento exclusivo realizado pela CDL POA e apresentado na manhã desta quarta (04), comparando novembro de 2016 a novembro de 2015, mostra uma queda na variação proporcional do número de lojas em todos os shoppings analisados em Porto Alegre: Bourbon Wallig (-4,73%), BarraShopping Sul (-4,19%), Total (-3,94%), Praia de Belas (-2,54%) e Iguatemi (-0,70%). No agregado de todas as lojas destes shoppings, a variação ficou em -2,87%, de uma taxa de ocupação de 90,04% para 87,46%.

Affonso Ritter



Categorias:Comércio, Economia da cidade

6 respostas

  1. iguatemi, praia de belas e barra. o Resto é shopping do inter (de segunda)

  2. Porot Alegre é a capital brasileira do shopping meia boca, tem uma dezena e 3 grandes junto a isso.
    Cidade engraçada essa.

  3. Parabéns pelo reconhecimento! O blog é muito legal

Faça seu comentário aqui: