Prefeitura testa nova tecnologia para o pagamento de passagens

Será possível usar cartão de crédito, débito e pré-pago nos ônibus e lotações  Foto: Lucas Barroso/Divulgação PMPA

Com objetivo de melhorar a segurança, facilitar o acesso ao sistema possibilitando maior praticidade aos passageiros do transporte público de Porto Alegre, a prefeitura lança, nesta terça-feira, 21, um projeto-piloto na área de mobilidade urbana, que irá testar o pagamento de passagem de ônibus e táxi-lotação com cartão de crédito, débito e pré-pago.

O primeiro teste será nesta terça-feira, 21, às 8h, na lotação 02.1 linha Menino Deus, com a presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior, no terminal da linha, na avenida Borges de Medeiros, entre Andradas e Salgado Filho.

O pagamento por aproximação será feito com a tecnologia Contactless, que opera com cartões inteligentes. O projeto contemplará a lotação Menino de Deus, da Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação de Porto Alegre (ATL), que atende desde a Zona Sul até o Centro da cidade, assim como o ônibus da linha T1, da Carris que interliga às zonas Norte, Leste e Centro. Os testes serão realizados durante 30 dias com cartões bancários sem contato. Porto Alegre será a primeira capital do país a testar a tecnologia no transporte público municipal.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

28 respostas

  1. Eu acho muito caro lotação, ônibus também!

    Use cabify com o codigo promocional fernandaf1256 e ganhe até 30,00 em duas viagens. No uber use 7zfg62e2ue para até 25,00 em duas corridas

  2. Alô prefeito!

    Quando eu vou poder adquirir um cartão TRI avulso sem pegar fila, sem preencher um cadastro, em lugares convenientes e pegando o cartão na hora? Pergunto isso porque hoje eu tenho que ir até um de três lugares, pegar uma fila aleatória, preencher um cadastro um bocado invasivo, e aguardar SETE DIAS ÚTEIS OU MAIS pra pegar o dito cujo.

    E não venha me dizer que não tem como: cartão avulso comprado na hora é o padrão em qualquer cidade que se preze.

    Mas nããão, vamos botar grana do sistema pra instalar uma funcionalidade que poucos usuários têm acesso, que vai requerir em mais uma máquina, que vai ter mais custo de manutenção, de licença, de operação.

    Prioridades, Júnior, prioridades.

    • Passei uma semana em Paris… Comprei um passe semanal… Bastava ir num guichê… Pegar o cartão desmontado… Botar a foto 3×4 (tirado nas cabines) e escrever meu nome… pronto… Na próxima não preciso mais pagar pelo cartão… Do recarregar….A atendente me ensinou como montar um e fiz outros 2 para meus pais… Nome do cartão eh Navigo… Isso poderia ser vendido nas bancas e tabacarias…

      • Usei cartão para transporte coletivo na Suécia e fiz na hora e nem precisava de foto. Ter foto e nome é realmente necessário?

  3. Gostaria de saber quais os bancos e cartões que irão participar desse projeto piloto? Informação muito importante que não foi divulgada.

  4. Os cartões de crédito vão começar a vir com NFC (vi uma reportagem da visa que mostrava inclusive relógios de pulso com o NFC que desconta no cartão de crédito).
    A ideia é que as “maquininhas” comecem a ter essa tecnologia de NFC também… para usar o cartão, o relógio ou até mesmo o celular para pagar itens a serem descontados no cartão…
    Eu só não sei como vai ser a segurança no caso de cartões de créditos roubados…

  5. Isto ai é turbinar brasilia velha,ao invés de melhorar a frota rodante,se cria uma diversão tecnologica e o mais importante é deixado para trás que é o conforto e a pontualidade do serviço.Nem todas as lotações são confortaveis. É como alguem disse ai se justifica o aumento da tarifa.Já pensou no onibus altamente tecnologico identificação por dna,pneu careca, banco duro ,cheio que nem lata de sardinha,atrasado mais tem aplicativos.

  6. A ideia é interessante, nos Eua é comum pagar estacionamento ou maquinas tipo de refrigerante com o cartão de crédito, se não me engano usamos algumas que sequer pediam senha pra isso.

    Espero que seja compatível com celulares também, seria incrível.

  7. Besteira isso. Ja existe o cartão P.A e outra, lotaçao a 5,80? Absurdo!
    Prefiro andar de buss ou se estiver em mais de uma pessoa, rachar um APP.
    Uber e cabify sao uma maravilha para o usuario.
    Ganhe até R$30,00 em creditos no cabify com o codigo fernanda1256. No UBER até 25,00 em duas viagens 7zfg62e2ue

  8. Sem falar na arborização. Em país desenvolvido se arboriza com árvores bonitas e ponto, pra agregar ao paisagismo urbano. Aqui se planta jerivá pra macacada dizer que tá plantando algo nativo. Palmeira medonha que cubaniza onde é plantada. Existe mil espécies mais bonitas, centenas nativas, mas o negócio é plantar algo que emporcalhe a cidade já que o povo não merece uma cidade bonita.

    • Epa, comentário na notícia errada era pra ser na opinião do Lerner haha Quanto a essa iniciativa, tá bacana, mas não existe melhoria grátis.

      • Sim, cubanizar = degradar, destruir, deixar com um aspecto precário e pobre (inclusive o memorial latino americano em SP é um campo árido com trocentos mil jerivás). Tipuana e araucária são nativas, mesmo butiazeiro do pampa é uma palmeira bonita, o butiazeiro pequeno então, é uma planta ornamental usada no mundo inteiro. Mas não, o objetivo não é arborizar em nome do paisagismo. Nas não nativas, jacarandás, plátanos, ciprestes e as palmeiras californianas da oswaldo aranha são lindíssimas. E não são usadas. Só jerivá. Apenas jerivá. Quanto mais feio melhor.

      • E pra quem acha que é loucura, dá uma olhada em Milão: http://www.dw.com/en/italys-right-wing-opposition-to-foreigners-now-extends-to-trees/a-37625880

        A europa, um lugar tão belo, e tão querendo adequar a nova realidade dos refugiados, nada melhor que presenteá-los com palmeiras feias do terceiro mundo pra que se sintam acolhidos. É um deboche, como se separasse as pessoas em dois grupos: as que merecem jacarandás e as que merecem jerivás. Em POA isso é muito real, existe a cidade dos jerivás, impregnados na farrapos, por exemplo, e a cidade das árvores bonitas. Se depender do poder público todas as árvores bonitas serão podadas (como já vem acontecendo) e no lugar serão plantadas jerivás, porque ninguém merece uma cidade bonita, só a feiúra.

        A lógica deveria ser outra: arborizar a cidade inteira com árvore bonita pra deixar o ambiente urbano mais agradável.

        Me indago dos arquitetos e urbanistas que reproduzem essas palmeiras em seus projetos… cadê o senso de estética? O bonito agora virou feio?

  9. Como usuária, troco essa tecnologia por ar condicionado.

  10. Tenho 3 cartões de crédito “bons” e nenhum deles tem essa tecnologia. Estive na Europa recentemente e não me lembro de ter visto essa tecnologia em cartões de crédito. Alguém sabe qual popularidade dessa tecnologia no Brasil? No Wikipedia não tem nem artigo em português sobre “Contactless payment” ou “Contactless smart card”.

    Isso tá me cheirando a gastança de dinheiro para justificar aumento da passagem, pois quando mais se gasta mais se ganha, fixado em 7% do custo.

    • O teste será feito com cartões sem contato está escrito ali. A grande questão vai ser a digitação de senha na fila da roleta. Não creio que estamos preparados para isso.

    • Ao menos na França qualquer cliente, mesmo um estudante com conta básica recebe um cartão deste tipo. Ele é identificado com 3 riscos curvados representando uma “antena”. Aqui no Brasil uns 80% das leitoras de cartão são compatíveis mas os bancos não distribuem esses cartões. Talvez possa servir pra quem tem celular compatível com NFC.

  11. Não quero receber mais email Obrigada ________________________________

Faça seu comentário aqui: