Empresa Aeromóvel aceita discutir a criação de um jardim suspenso sobre a linha antiga

Jornal Metro – Porto Alegre – 16/05/2017

____________________

Para quem acha que pode-se fazer o mesmo que no High Line Park, em New York, olhem a diferença de largura. Chega ser ridícula a comparação. Em NYC era uma linha de metrô, muito mais larga que os trilhos elevados do aeromóvel de Porto Alegre.

A seguir, fotos capturadas na internet, do High Line Park de NYC:



Categorias:Outros assuntos

22 respostas

  1. Usem a criatividade que é possível, sim. A proposta inclusive é bastante interessante e pode diferenciar Porto Alegre para outras capitais brasileiras, também.

    Já fui no high line park e é bem mais largo, mas como eu disse, temos arquitetos e engenheiros excelentes que podem adaptar a estruturar.

    Outro exemplo, recém inaugurado, é esse Seoul:
    http://www.businessinsider.com/seoul-seoullo-7017-high-line-sky-garden-2017-6?utm_content=bufferc8268&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer-bi

  2. eu acho que a idéia do jardim poderia ser muito bacana dependendo da qualidade do tratamento paisagistico que fosse concebido para o local. não acho que o fato de não ter largura seja determinante, pois o conceito pode ser o de floreira e não de passarela.
    a questão é que a prefeitura sequer consegue contratar paisagismo no chão, temos exemplo vergonhosos da desqualificação da cidade nessa parte. posso citar os canteiros pessimamente mal cuidados da estação de onibus da 3ª perimetral no entroncamento da carlos gomes com a protásio alves, posso citar todas as praças da cidade com exceção da praça julio de castilhos… posso citar os jardins e o espelho da agua do auditório araujo viana, que mesmo entregue a iniciativa privada sequer previram que a empresa contratada mantivesse o paisagismo dos canteiros e dos espelhos da água.. posso citar um canteiro medonho na frente do palácio do comércio onde uma palmeira esquálida divide espaço com cinco ou seis pés de milho, isto sem falar na praça da alfandega que já voltou a um estágio mais deplorável do que estava antes do restauro e a praça otávio rocha que havia ficado muito bonita, mas ninguém dá manutenção, sequer conseguem plantar grama nos canteiros centrais da osvaldo aranha…enfim… a cidade não tem competência nem prá fazer um feijão com arroz de fundo de quintal, e vai querer se lançar em paisagismo sobre a estrutura de um modal de transporte.. não que seja grande coisa, mas enfim…

    • Concordo plenamente Pedro. É lamentável a situação de qualquer praça, canteiro e qualquer local do gênero em Porto Alegre!
      Mas realmente, uma floreira suspensa na linha do aeromóvel poderia ficar excelente. Abraço.

  3. A idéia de transformar a linha do aeromóvel em um parque aéreo é interessante, mas de fato há que se ponderar muito a respeito para não cairmos num simples “copiar por copiar” (me refiro ao High Linek) ou em um modo improvisado de “dar algum uso” a estrutura ali existente.
    Ressalto que a linha do parque elevado de Nova Iorque é muito mais larga que a do aeromóvel, como já foi comentado aqui. Creio que se equivaleria em largura à linha do trensurb quando elevada nas cidades de São Leopoldo e Novo Hamburgo. Esta diferença pode sim ser diminuída com estruturas que avancem em balanço (ou não) para além do atual limite (estruturas leves de metal que viessem a suportar um tabuleiro para circulação e estar de pessoas). Para isso dar certo precisamos pensar no valor a ser investido para viabilizar (queiram ou não queiram, tudo é dinheiro). Também há de saber de onde viria o dinheiro. De fato, me parece que tudo isto não é viável, uma vez que abaixo dessa linha e próximo a ela já existe um parque com áreas de passeio e recreação – um dos maiores da cidade, inclusive.
    Pergunto: – é conveniente investir uma quantia considerável para fazer um parque próximo a outro parque ? A princípio a resposta me parece negativa para este caso.
    Para aqueles que defendem a demolição da estrutura, não creio também que seja o melhor caminho, pois trata-se de algo que jamais será feito novamente em nossa capital – uma linha aérea sobre ruas, parques e praças em plena área central. É um bem da cidade que pode ser aproveitado de outras maneiras como, por exemplo, formar um anel de transporte público via aeromóvel ao redor do Centro histórico (como aparece vez ou outra em trabalhos acadêmicos). No mais, ressalto o valor histórico de ser o protótipo de uma tecnologia inovadora em sua época e que agora, décadas depois, começa a ser redescoberta.
    Mas, a bem da verdade, acho que quem propôs esta idéia de reaproveitar a linha do aeromóvel tinha o intuito de talvez propor um “jardim suspenso”, com trânsito limitado, diferente do que se imaginou em termos de áreas de estar, grandes calçadas e ciclovia como no High Line.
    De uma forma ou outra, novas propostas sempre são válidas quando despertam um debate sadio.
    Abraço a todos.

  4. É rídiculo querer fazer um “High Line Park” como o de NY. Lá era uma estação de metrô com largura que deu para executar caminhos e praças… entrem na interet e pesquisem, quem não teve a oportunidade de conhecer o High Line Park em NY, e verão a bobagem que estão falando aqui.

    • Obrigado pelo depoimento Luiz. Alguém lúcido participando !

    • Olha a largura do High Line Park !! Comparando com o trilho do aeromóvel até dá vergonha alheia…





      • Na minha opinião até mesmo esse High Line Park é uma aberração.

        Quem ficaria feliz de pelear nesse jardim suspenso seria Leonidas de Esparta. Ele se sentiria nas termópilas.

    • vem a sugestão de montar um deck expandindo uns 2 metros de largura (o minimo pra por alguns bancos(já que aquilo já tem espaço pro publico andar, visto que é uma parada do aeromóvel)) e cito a revitalização do high line como exemplo.
      Daí os caras entendem que a ideia é transformar um trilho de aeromovel q mal tem 1metro de largura em um parque suspenso com espaço pra ciclovias, bancos, e jardims como high line kkkk Vcs se esforçam nessa imaginação, parabens kkkkkkk.

      (E sobre highline aberração, aberração é o custo absurdo pra destruir uma estrutura desse tamanho, imagina a logística de trancar essas avenidas que passam por baixo por meses/anos, só pra desmontar a estrutura. Causaria um caos

  5. Pessoal, não é para reciclar, é para tocar tudo fora.

    Se fosse algo com valor histórico eu seria a favor de conservar, pelo simples fato de ser histórico.
    Mas esse monte de concreto sem utilidade… Aquele de NY é mais largo, mas não deixa de ser esquisito também.
    Temos o Gasômetro sendo todo reformado, não precisamos de nenhum gramado suspenso onde você vai de frente e volta de ré.
    Tá na cara que isso não vai dar em boa coisa e no futuro vai acabar sendo inevitavelmente destruído.

    Gostaria que utilizassem os trilhos para um aeromóvel, mas ‘sabe comé néh’?…

  6. Fala sério amigo! Tem coisa muito mais importante e fácil de conservar que é abandonada, vc quer uma conservação nos jardins suspensos da Babilonia, digo, Gasômetro??? Vai ter gente caindo la de cima na primeira semana!!! Bota tudo fora. Não tem que guardar nada. Manda triturar e usa o material para fazer casa na periferia para quem precisa de ajuda.

    • ‘Vai ter gente caindo la de cima na primeira semana” Sim até porque essa é a rotina no viaduto da otávio rocha kkkk.
      Reciclar esse material pra fazer casa na periferia custaria talvez mais que o triplo do que fazer com material novo. Pra POA isso é utopia, a realidade se isso fosse desmontado seria ficar em um galpão armazenado por décadas. Reciclar exige uma estrutura que porto alegre não tem, tem que pensar dentro da realidade.
      A cidade não tem mais as mesmas necessidades que tinha quando colocaram o aeromóvel nesse lugar, se hoje implementassem aeromovel tem grandes chances de mesmo assim não usarem essa estrutura.
      A saída mais barata e sustentável(pra isso não ficar guardado por décadas em galpões) seria tornar disso uma plataforma aberta ao público

  7. tudo em porto alegre é muito demorado

  8. Besteira, já que não vão usar para nada, desmontem de uma vez. Vai ter gastos com isso, mas gastos necessários.
    Que coisa esquisita ‘bagulho’ de concreto com jardim em cima.
    É mais caro mas retirem aquilo de lá.

    • “Que coisa esquisita ‘bagulho’ de concreto com jardim em cima.”
      Pesquisa High Line Park em NY, uma linha de metro abandonada que foi transfsormada em jardim.

      Se desmonstassem isso ficaria mofando em um galpão por possiveis 20/50 anos, roubariam o material, ficaria exposto a chuva..e nada seria feito, Brasil

    • Sem falar que é estreito demais para caminhar com segurança sobre o trilho. Acho baita besteira também se fazer um jardim. Parece culto a sucata. Põe abaixo e faz um projeto decente de linha de Aeromovel. Ou então aproveita pra alguma linha que passe por ali.

      • vc ainda acredita que irão usar isso pra aeromovel algum dia? kkkkkkkk ferrovias abandonadas em meio a cidade são comuns em londres/ny, muito possivel isso nunca ter uso.

      • poderiam transformar a estrutura pra andar em cima, seria muito mais barato. Se fizeram passarelas na revitalização do guaíba, aqueles decks enormes na praça do aeoromovel, alargar essa estrutura pra suportar pedestres não custa nada comparado.

  9. não entendi se vão só colocar grama em cima ou vão deixar aberto ao publico, seria um ótimo lugar para assistir o por do sol.

Faça seu comentário aqui: