Acordo destrava aeroporto

Foto: José Arthur Eidt

A assinatura de um contrato entre prefeitura e União vai beneficiar cinco mil pessoas e destravar as obras de ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre em mais 920 metros, alcançando 3,2 mil metros.

Nesta quinta-feira (25), com a presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior e do ministro das Cidades, Bruno Araújo, foi dada a ordem para o início das construções do Condomínio Residencial Loteamento Irmãos Maristas.

Localizado no bairro Mário Quintana, zona Norte da Capital, o empreendimento terá 1,2 mil apartamentos e 98 casas. Novecentas e quarenta famílias que vivem no traçado previsto para a ampliação da pista do Salgado Filho serão beneficiadas.

As outras 358 unidades habitacionais serão destinadas a moradores de áreas de risco das comunidades Jardim das Cachoeiras e Parque Chico Mendes. O valor do investimento é de R$ 112,47 milhões do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

Affonso Ritter



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho

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28 respostas

  1. Tá, Gilberto. Então eu vou antecipar aqui e agora o futuro. Anota aí. 30-05-2017. Zé, no blog Porto imagem afirma que não sairá ampliação da pista do aeroporto. Nem em 2018, nem nunca. Guarda bem esse post e daqui há uns dois anos fazer um copy&paste pra resgatar a memória.

    • que exagero Zé, está tudo se encaminhando…corrupção sempre vai haver, porem tem tudo para a ampliação da pista dar certo. Só que vai demorar mais um pouco, pois terão de construir as residências para todas aquelas famílias. Já foi anunciado. O diferencial é agora é a PRIVATIZAÇÃO.

  2. Bruno Araújo é aquele que estava demissionário quando estourou a bomba da JBS. Ganhou 200 mil de propina da empresa. Numa reação populista, Temer o mandou propagandear obras pelo país a fora. É tudo balela. Mais uma vez os incautos estão caindo no conto de fadas da nossa moribunda democracia de araque. Não tem ponte, não tem pista, não tem nada. Mas não é só isso. Uma das estratégias mais nefastas do nosso sistema político é iniciar obras e jamais concluí-las. Aprenderam com o juiz Lalau que a coisa mais lucrativa para corruptos é prolongar indefinidamente as obras e projetos. A grana vai pingando eternamente nos bolsos de cada “ator”.

    • Vai ter obra no aeroporto sim. Vai ter ampliação da pista sim, vai ter ampliação do Terminal 1 sim, vai ter ampliação do estacionamento sim, vai ter término das obras do terminal de carga sim. A empresa é alemã, não é a Odebrecht nem a JBS.
      Não fala besteira.

      • Agora com a nova administração creio que tudo vai dar certo.

        A Odrebrecht e a JBS são ótimas empresas, a Odebrecht é proprietária tambem da Odebrecht Defesa e Tecnologia, empresa muito importante para a segurança nacional que tambem adquiriu a poucos anos a Mectron , porem as duas empresas cresceram de forma desonesta.

        Mas qualidade eles tem.

      • A empresa pode ser até de júpiter. O país em que ela está atuando é o Brasil, com status quo de Brasil, com sistema político de propinas do Brasil e com a desorganização do Brasil. Ru não sabes o país e a conjuntura em que tu moras? Vai destravar como? A empresa vai alinhar os planetas no Ministério da Aeronáutica, estado, município, ANAC, etc? Ela por exemplo, vai lá no DEMHAB, que agora é outra secretaria e vai fazer os caras retirarem as casas do local e magicamente resolver todas as questões legais de escrituras e realocação das famílias? Ela vai contratar empreiteiras locais pra tocar obras? Ela vai destravar questões ambientais com a Secretaria de Sustentabilidade? me explica como é que uma empresa de fora poderia chegar num país altamente corrupto e ineficiente em suas instituições e reverter a situação? Olha; tu, na qualidade de servidor público, deveria ser bem mais atilado em todas essas questões. De um desavisado eu até desculparia ingenuidade, mas de um cara que está há muitos anos sabedor da bagunça que é o setor público em todas as esferas, eu esperava um senso crítico bem mais apurado.

  3. Alguem poderia esclarecer se estas familias são aquelas que moram na atual vila Nazare,pois se não me falhe a memoria foram construidas unidades habitacionais na Assis Brasil e no porto seco há dois anos e foram invadidas no final do governo Fortunati e todo mundo silenciou,isto é Brasil invade uma terra que não é tua que o governo caridoso vai te dar outra quando convier.

  4. Ótima notícia!
    Espero que, além da ampliação da pista, deslanchem as demais obras de infra estrutura (estacionamento, ampliação determinais, etc)…
    Quero também deixar que o lembrete que a serra gaúcha também há certo tempo vem lutando pela construção de um aeroporto em Vila Oliva, uma linda região rural da Serra Gaucha, entre Caxias, Gramado, Canela e Nova Petrópolis.
    Este aeroporto, pelo que entendo terá, além da função tradicional de transporte de passageiros, uma vocação estruturada para cargas.
    “De acordo com a CIC, 30% das três milhões de toneladas de produtos movimentadas pelo município ao ano poderiam ser distribuídas por via aérea, o que as condições logísticas atuais impedem. Em valores expostos em fevereiro de 2015, o volume de cargas embarcado em Caxias representa um faturamento de R$ 20 bilhões ao ano”.
    fonte http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/cotidiano/noticia/2016/05/apos-cinco-anos-aeroporto-de-vila-oliva-em-caxias-sequer-virou-um-projeto-5808369.html
    Quem sabe, um dia… (suspiro ao estilo Charlie Brown do Snoopy).

    • Muito bem lembrado. Um aeroporto nessa região é essencial

    • Josiel, o aeroporto foi privatizado. Em 5 anos mais ou menos vão acontecer todas essas obras. Fica tranquilo. Uma das maiores empresas gerenciadoras de aeroportos do mundo vai desenvolver nosso aeroporto. Quanto ao aeroporto de Vila Oliva, realmente uma pena que ficou no sonho. Seria uma grande obra que, inclusive, aliviaria o Salgado Filho.


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      • Sim, tenho a convicção que este passo somente foi dado por que o aeroporto ganhou o impulso da iniciativa privada. Quem sabe este também não seja um dos caminhos para o aeroporto da Serra Gaucha?
        Ah, também havia a idéia do aeroporto no Vale do Sinos (creio que leva o nome 20 de Setembro), mas acho que com a ampliação do Salgado Filho esta proposta perde forças.
        Isso é complicado, pois São Leopoldo e Portão por exemplo, já estavam direcionando seus planos diretores na esperança de concretização desta proposta. Lembro de participar de debates onde foi aprovado um domínio de área especial por onde passa uma estrada que, pela previsão caso o aeroporto 20 de Setembro fosse concluído, seria pavimentada e transformada numa rodovia entre as duas cidades e com terrenos de vocação industrial em suas margens.
        Bueno, não se pode ganhar todas…

    • Guilherme, falei sem uso, mas tem voos dos aviões da Base, mas pode ter voos comerciais, sem problema para Base.

  5. Ampliar o Salgado Filho, finalmente estão dando um passo, para melhorar a economia do Rio Grande. Agora tem usar a Base de Canoas como aeroporto.

    • Porque transformar a Base Aérea que é para Defesa do País em um aeroporto?

      Muito bem fez o Comando da Aeronáutica em transferir os aviões da base aérea de Florianópolis para Canoas. Assim evitam que qualquer construtora mercenária faça movimentações com o objetivo de utilizar (construir pombáis) o espaço da base e acabe transformando aquela área toda em um vilão brabo.

      Já temos um aeroporto e está sendo ampliado, muito bom.
      Mania que o pessoal tem de ficar com olho gordo na Base.

      • A base não serve para nada. Qual guerra q estamos envolvidos para precisar de uma base militar em uma área urbana?

        Além disso, se há mercado para pombais, isso não é culpa da construtora. É culpa do atraso economico casado por pensamentos como esse, que se deve gerar a economia em detrimento de algo supérfluo q é uma base no meio da cidade.

      • Pablo, quem surgiu primeiro foi a Base Aérea, boa parte das habitações ao redor dela foram originárias de invasões. E mesmo que o Brasil não esteja envolvido em Guerras, uma base militar é de extrema importância, pois além de estar de prontidão para o caso de um ataque, são as forças armadas quem vão socorrer a população em casos de desastres naturais, acidentes de grandes proporções, em situações de perigo urbano (como a tomada das favelas do RJ há alguns anos atrás).

        E mesmo que estivéssemos envolvidos em alguma Guerra, uma base aérea não é algo modular e instantâneo, que pode ser montada como bem se entende á qualquer momento.

      • Amigo quero crescimento do Rio Grande, tem vários aeroportos com Base Aérea. Tem um excelente pista sem uso. dinheiro parado. Com estas 2 pistas teremos uma capacidade de 30 voos/hora.

      • Sem uso? Moro há 15 anos na região e praticamente todos os dias é possível ouvir inúmeros aviões pousando e decolando da base. Mas se você diz que está em uso…

    • Que bom que temos pessoas com um pouco de lucidez como você Guilherme M.

      Quando o assunto é Defessa e Segurança do país, qualquer um que demonstre pouca preocupação ou tente destruir algo voltado para esse fim, eu considero fortemente um inimigo.

      A principal instituição de um país é sem a menor sombra de dúvidas, suas forças armadas!

      Depois vem o resto.

      Depois vem os hospitais, empresas, etc…mas as forças armadas sempre na frente e ponto. O que é bom para ela é bom para o país.

    • Sou empresário Santos, porem já servi na Base Aérea de Canoas e meu pai, tio irmão e outros parentes são militares.

      Mesmo não tendo nenhuma relação com as forças armadas, todos sabem sua extrema importância.

      Querendo ofender mesmo, quem falar o contrário é um imbecil completo.

      • Pode achar o q quiser… Continuo com a opinião q uma base no meio da cidade é estupidez enquanto armas e drogas entram pela fronteira a mais de 500km de distância.

        Libera esse espaço de uma vez para coisas mais úteis e práticas, ao invés de brincar de avião. Nem Embraer q gera emprego, movimenta a economia e desenvolve tecnologia tem fábricas no meio de cidades grandes.

    • Fico feliz que tenhamos um bom comando nas forças armadas para jamais dar abertura para pensamentos como o seu. Seu pensamento é perigoso para a segurança do país. Forças Armadas em primeiro lugar sempre. Não importa se geram ou não empregos, se são fixos ou temporários, como está acontecer, devem cumprir o seu papel e ponto.

      • Concordo, deve cumprir o seu papel e ponto. Não estou dizendo que as forças armadas não devem cumprir o seu papel. Por acaso quando a cavalaria saiu do lado da PUC as forças armadas deixaram de cumprir o seu papel? aliás, acho que as forças armadas não estão cumprindo esse papel de forma satisfatória. Veja a quantidade de drogas e armas que atravessam as fronteiras.

        Liberar uma área para algo mais útil não vai impedir as forças armadas de cumprir seu papel, ponto.

    • Falando sobre drogas agora…sabe quem controla a produção de coca nos poucos países que a cultivam?
      sem coca se cocaína, crack, sem coca, sem traficantes, sem traficantes sem armas, etc… não deveria ser papel das forças armadas ficar impedindo a entrada contínua de droga pingada no país, ainda mais com uma fronteira dessas. Forças armadas deve ser usada contra forças armadas inimigas.
      Usem para obrigar os países que cultivam a controlar toda sua produção. Se precisarem de recursos, não faltará países para ajudar. Droga é uma droga em qualquer parte do mundo.

  6. Em quatro meses de governo marquezan as coisas já começaram a deslanchar!

    Porto Alegre voltará a ser a melhor cidade do nosso país, o Brasil, em pouco tempo.


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