Prefeitura vai retomar obras nos Açorianos, mas entrega deve ficar para 2018


Largo dos Açorianos: obra segue parada. Foto: Ramiro Furquim/Jornal Já

A Prefeitura anunciou hoje a liberação dos recursos para a continuação dos trabalhos de revitalização no Largo dos Açorianos. A gestão municipal informou que a obra será retomada nos próximos dias, mas não definiu a data.

O contrato, assinado no dia 3 de outubro previa a entrega das obras para julho deste ano. Como a duração prevista é de nove meses e os trabalhos fora interrompidos com pouco mais de dois, a previsão é que, após a retomada, leve mais sete meses para sua conclusão. Seguindo este cronograma, a obra ficará pronta no início de 2018.

Em janeiro deste ano, a Elmo Eletro Montagens LTDA, vencedora da licitação, retirou máquinas e operários do canteiro de obras. Na época, o diretor comercial da empresa, André Sant’Ana, alegou “desajuste financeiro no cronograma”.

Procurada diversas vezes pela reportagem do Já, a Prefeitura não justificou a inércia das obras. Nem o Prefeito soube explicar. Agora, o executivo alega que a administração estava revendo os contratos.

A pasta responsável pela obra, a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams), esteve 144 dias sem titular. O secretário Mauricio Fernandes foi anunciado na  quarta-feira, dia 23 de maio.

A Prefeitura anunciou hoje a liberação dos recursos para a retomada da obra que deve ocorrer, segundo a assessoria da Prefeitura, em 10 dias.

O restauro do Largo dos Açorianos foi orçado em cerca de R$ 4,8 milhões. Conforme a licitação, a previsão de entrega da obra era para junho. Os recursos são oriundos do Fundo Pró-Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre (Fumproamb).

Jornal Já – FELIPE UHR

Anúncios


Categorias:Parques da Cidade

Tags:,

7 respostas

  1. uau, bela foto.

    Curtir

  2. André Sant’Ana, alegou “desajuste financeiro no cronograma”. = Colocou um valor na licitação e não avaliou os custos corretamente.

    Curtir

  3. Triste situação de um local que era o meu local preferido em Porto Alegre, como comentei no meu blog pessoal 11 anos atrás (http://guilhermeweb.blogspot.com/search?q=local#114780104763684458)
    A propósito, na época eu já havia linkado o PortoImagem (no fim do post!)
    :

    Esse lugar da foto (http://photos1.blogger.com/blogger/1957/241/1600/nice.jpg). Fica em Porto Alegre, todo mundo que mora em Porto Alegre já passou por ali. Se não passou, vai passar um dia. Provavelmente você não notou as peculiaridades desse local. Pois deveria…

    Desde que eu comecei a estudar Administração na UFRGS, eu comecei a desenvolver uma relação com esse local. Mais precisamente o espaço entre a ponte de pedra e os 2 prédios escuros envidraçados. Pois ali fica a parada de ônibus onde eu pego os ônibus para casa depois das aulas na Escola de Administração (que ficaria à esquerda da foto se a foto fosse mais ampla).

    Esse local tem uma beleza realmente interessante. Apesar de ter uns resquícios de sujeira, a visão ali é realmente gratificante. Para cada direção que se olha, temos uma impressão, um sentimento. Basta virar-se para o viaduto paralelo à Ponte de Pedra para termos a visão de uma grande avenida com suas 4 pistas, a Perimetral, que passa sob um grande viaduto (da Borges de Medeiros), onde ônibus, carros, caminhões e motos passam em grande velocidade, indo de norte a sul e de sul a norte.

    Olhando Um pouco a direita, temos a visão do Monumento aos Açorianos. Uma grande obra de arte a céu aberto. Os portugueses das ilhas de Açores colonizaram Porto Alegre, por isso o monumento. Ao fundo do monumento o Centro Administrativo do Rio Grande do Sul. Segundo um amigo meu de fora do RS, o prédio parece uma usina nuclear…
    Vejam a foto clicando aqui.

    Olhando novamente, um pouco mais à direita, vemos o prédio da PROCERGS (Cia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul). Prédio “moderno”, totalmente circular, tem uma arquitetura interessante. Veja-o aqui.

    Olhando em outra direção, do outro lado da rua, pode-se ver 2 grandes prédios, bonitos, envidraçados, com fachadas que refletem a parte sul da cidade. A visão da tecnologia, da grande metrópole.

    Vocês acham que é só isso? Eu não falei da melhor parte! A Ponte de Pedra em si! Infelizmente, a ponte é constantemente atacada por imbecis pixadores, o que tira muito de sua beleza. Mas mesmo desfigurada ela é de beleza admirável! Construída em 1848, na época separava a cidade da zona rural. Foi engolida pelo centro da capital, um local onde 150 anos atrás era uma das fronteiras da cidade, hoje divide espaço com prédios e avenidas e de quebra serve para se passar por cima dela. Veja a ponte aqui (http://www.portoimagem.com/foto246.html).

    Curtir

  4. Esperamos que Sir Marchezan tenha a dignidade e seriedade suficientes para acompanhar esta obra através de seus prepostos e implementá-la com alto padrão de qualidade, para que essa nhaca se torne um verdadeiro cartão-postal, algo que vemos acontecer em cidades como Floripa, Curitiba e só em POA que não, mas de preferência não mais!

    Curtir

  5. Alguém sabe se aquela fita de advertência na foto é em um ninho de coruja?

    Curtir

  6. Ou como estamos em Porto Alegre é a cena de um crime?

    Curtir

  7. Discovery Channel: O mundo sem ninguém. Após 10 anos da extinção humana na Terra, as cidades apresentam alto grau de deterioração. A vegetação nativa começa a dominar a paisagem urbana, ocupando espaços aonde outrora havia apenas concreto e pavimento. Prédios e residências são tomados pelo mato e invadidos por animais.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: