Aprovada autorização para o Executivo contratar financiamento de R$ 120 milhões

Recursos serão utilizados para execução de obras de mobilidade urbana

Av. Tronco Foto: Divulgação/PMPA

O plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (19/6) projeto de lei do Executivo (PLE Nº 005/17) autorizando a Prefeitura a efetuar operação de crédito, junto a instituições bancárias mantidas pelos governos estadual e federal, para financiamento no valor total de R$ 120 milhões.

Conforme o vice-prefeito Gustavo Paim, que assina a proposta, tal contratação visa quitar contrapartida e retomar obras de mobilidade urbana, incluindo, dentre outras, os corredores da 3ª Perimetral, da Avenida Tronco, da Voluntários da Pátria e da Avenida Padre Cacique; o prolongamento da Avenida Severo Dullius, os BRTs da João Pessoa, da Bento Gonçalves e da Protásio Alves e o complexo da Rodoviária.

De acordo com o PLE, o Executivo Municipal sugere, como garantia ao financiamento, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e/ou o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), destacando que a matéria não afronta as normas que regem as finanças públicas.

Junto com o projeto foram aprovadas as emendas 1 e 2. A emenda 1 prevê que só poderá ser contratado empréstimo com prazo de carência para pagamento de no mínimo dois anos a partir da data de assinatura do contrato. A emenda 2 determina que o Executivo enviará, em até 90 dias após a contratação do crédito, cronograma de desembolso dos recursos e, a cada três meses, demonstrativo dos recursos efetivamente desembolsados.

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
            Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Câmara Municipal de Porto Alegre

Anúncios


Categorias:Obras da Copa 2014

Tags:,

10 respostas

  1. Acho uma notícia importante posto que inegavelmente é fundamental dar término às obras já iniciadas. Agora a única coisa que acredito que deva ser aprimorada é a sociedade (o próprio blog p.ex.) poder controlar o uso destes recursos no sentido de impor a exigência de maior qualidade nas obras. Os BRTs por exemplo têm de contar no mínimo com estações para serem verdadeiramente BRTs e se os incompetentes não conseguem fazer nada no padrão do que existe em cidades como o Rio, Belo Horizonte ou Curitiba, que façam pelo menos algo como se vê no sistema METROBUS de Buenos Aires. As estruturas devem ser funcionais com certeza, mas por favor que em POA finalmente sirvam também para agregar valor estético à cidade, que poderá com isso se tornar um lugar mais atraente e aprazível de se ver e se viver, portanto mais próxima de cidades que dão certo como Curitiba diria eu.

    Curtir

    • Bem dito Mauricio,
      Apenas para esclarecer sobre o Metrobus de Buenos Aires, a principal diferença de mobilidade com nossos corredores de ônibus tradicionais de porto alegre é que nas paradas, durante o embarque e desembarque, há a possibilidade do ônibus ultrapassar o que está parado e isto exige faixas adicionais de circulação e calçadas mais largas para maior segurança do pedestre (os ônibus andam em alguns trechos a alta velocidade). Assim, estes corredores do Metrobus exigem, em muitos locais, uma largura bem maior que os nossos, tanto que somente foram implantados na av. 9 de Julio (uma das mais largas do mundo) e agora está sendo implantado em av. Cabildo (da qual está tomando grande área que antes era destinada aos automóveis). Nos cruzamentos mais intensos, exige a construção de “mergulhões” (rebaixo da via para cruzar so outra).
      No mais, praticamente em todo cruzamento tem de haver sinaleiras (inclusive para pedestres), o que torna o sistema não tão eficiente quanto o de Curitiba e do Rio de Janeiro, que se utilizam faixas preferenciais sobre o transito normal.
      O sistema Metrobus de Buenos Aires não é uma unanimidade entre os técnicos no assunto, recebendo crítica e elogios de mesmo peso, mas o inegável é que, com seu planejamento, organizou o transporte público das vias em que passa, trazendo mais conforto e segurança ao usuário – os novos pisos em concreto não mais esburacam em qualquer chuva, as paradas são grandes e oferecem bom abrigo, há uma padronização nas informações com desenhos e mapas em todas paradas, os ônibus foram atualizados e agora se sabe exatamente onde param, etc.
      De qualquer modo fico feliz que finalmente estes recursos venham a melhorar nosso transporte, independente do sistema a ser implantado em Porto Alegre,

      Curtir

  2. Mais obras atrasadas e roubadas do PT que Marquezan esta resolvendo
    VAI NELSINHO!

    Curtir

  3. Gostaria de salientar sobre o ponto em que se encontram as ruas M, De matos, av Carlos Barbosa, Av Niteroi, e outras.

    Essa obra de engenharia, até agora ninguem da eptc sabe como será o sistema semafórico pois nao existem controladores semafóricos atualmente que possam trabalhar com tamanho cruzamento. teria de ser feito um sistema com diversos controladores agrupados, o que provavelmente geraria problemas de sincronismo.

    Espera-se que uma vez na vida se tente fazer um cruzamento com preferenciais e rotatorias contando com o bom senso do porto alegrense e pucos semaforos.

    Curtir

  4. É indispensavel que se terminem as obras ja iniciadas, algumas como a da av Ceará X farrapos “só” precisa que sejam pagos os dividendos, para que a empresa que realizou a obra tire o entulho e bloqueios do loca e realize a pintura, a situação da trincheira da anita é semelhante, falta pouco é só pagar.

    É uma pena, que no meio de tantas obras de mobilidade sonhadas pelos porto alegrenses e principalmente pelos prefeitos eleitoreiros, maniacos por obras que aparecem, nao tenham sido contempladas obras como a reforma das casas de bombas e reforço de diques proximos aos arroios da cidade que todos os anos transbordam no inverno.

    Curtir

    • kkk a previsão de alagamentos de poa nunca erra.
      Paulo gama x joao pessoa x sarmento leite
      José de alencard X praia de belas
      Sob o viaduto da bento proximo a igreja são joerge
      Descida do tunel proximo a conceiçao
      Mucio teixeira X barão do amazonas
      Erico verissimo entre ipiranga e Venancio aires
      E muitos outros.

      Curtir

  5. Mais um empréstimo???? Quando será pago??? Para onde vai os pilas mensl da Prefa de POA ???? POA não tem dinheiro dos nossos impostos para usar???Com certeza o buraco aumenta e o próximo prefeito vai herdar. Tá loko…

    Curtir

    • e complemento sua observação, pois a educação que deveria ser a base de qualquer político não tem todo esse esforço para melhorar a qualidade de ensino!!!sem falar na saúde e segurança!!!

      Curtir

    • Marquezan prometeu economizar com a CCzada. Demitiu alguns, mas não faz nem cosquinha nas contas até pq a quantidade de CC multiplicou por 10 nas administração fo-fo.

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: