Especial: imagens da Ilha da Pintada, uma ilha a metros do centro de Porto Alegre.

No Delta do Jacuí, que forma o bairro Arquipélago, de Porto Alegre (a maior parte das ilhas pertencem ao município de Porto Alegre, mas algumas mais ao norte não) uma ilha se destaca, por ser bastante habitada. E por ter diversas marinas, em especial de jets skis. A Ilha da Pintada, localizada a poucos metros do centro histórico.

Estive no sábado, dia 24 de junho, durante o evento Prefeitura nos Bairros, e tive a oportunidade de sair durante alguns minutos e conhecer algumas marinas na ilha. Ainda não conhecia, e achei especialmente interessante ver que, um lugar ao lado da maior metrópole do sul, possui recantos como esses. Centenas de jets skis e outros barcos espalhados pela ilha, formam uma paisagem muito interessante, uma forma que os moradores da cidade tem de chegar perto deste manancial tão perto e tão longe de nós.

O acesso a ilha é fácil. Toma-se o complexo de pontes sobre o Delta e, na quarta ponte, sobre o Rio Jacuí, retorna-se e segue-se pelo município de Eldorado do Sul, atravessando a pequena ponte chegando novamente ao município de Porto Alegre, na Ilha da Pintada.

Aqui trago uma seleção grande de fotos mostrando as marinas e outros recantos ao longo da orla da Ilha, assim como as vistas das pontes do Guaíba durante do trajeto de volta de lá.


ILHA DA PINTADA

A MARINA ILHAS JET

 A CIDADE VISTA DAS PONTES

Anúncios


Categorias:Delta do Jacuí, Fotografia, Lago Guaíba

Tags:, , , , ,

6 respostas

  1. Esses lugares são muito bacanas, mas me dão uma profunda tristeza ao ver que muitos deles estão colados a casebres onde as pessoas vivem sem nenhuma condição.

    Curtir

  2. É uma outra Porto Alegre, que me parece desconhecida da maioria dos seus habitantes. A cidade vista do Guaíba é muito bonita, pude constatar nos diversos passeios que fiz com o Noiva do Caí. Esta sequência de fotos mostra mais uma paisagem diferente, entre as tantas que compõem a nossa metrópole. Isso só confirma o potencial de Porto Alegre, uma cidade que tem sim muito pra mostrar, mas que precisa ser melhor cuidada, pelo poder público e pela população.
    Sem dúvida, a Ilha da Pintada tem uma estrutura melhor, mas não se pode ignorar a situação miserável em que vivem muitas pessoas nas demais ilhas. Uma pena.

    Curtir

  3. Olha a prefeitura poderia intervir e dar uma melhorada geral para essas pessoas. Menos favela, mais casas simples ok mas dignas! Em Buenos Aires estão fazendo um trabalho bem bacana em algumas villas, com intervenções incríveis onde o poder público coloca tudo de melhor, pavimento bom e bonito, luminárias com design de primeira, e isso melhora tais espaços horrores. Se em POA fizessem alguma coisa nestas comunidades dessas ilhas, e tristemente não se vê nada, esses locais poderiam ser atração turística com certeza.

    Curtir

  4. Na real, falta algum atrativo naquela região.
    Sei lá, um zoológico…

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: