Inaugurado oficialmente o Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre

Após 21 anos, Porto Alegre volta a ter Consulado dos Estados Unidos

Cerimônia de abertura comemorou os 241 anos de independência dos norte-americanos no dia de ontem, 27 de junho

Cerimônia de abertura comemorou os 241 anos de independência dos norte-americanos | Foto: Mauro Schaefer

O Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre está oficialmente aberto. Depois de 21 anos, os serviços consulares americanos estão novamente à disposição dos gaúchos. A cerimônia foi marcada pela presença do embaixador americano no Brasil, Peter Michael McKinley, além da participação do governador José Ivo Sartori e do prefeito Nelson Marchezan Júnior. O ato também comemorou o 241º aniversário de Independência dos EUA.

“O Brasil e os EUA já têm uma longa história de colaboração e amizade”, afirmou o embaixador americano antes de dar exemplos da parceria entre os países, como no campo da pesquisa de doenças e na agricultura. “Em quase todas as áreas nossas sociedades estão interligadas e cooperam para resolver os problemas enfrentados no mundo moderno”, disse McKinley. O embaixador ainda ressaltou a importância do consulado para o fomento das relações comerciais entre os EUA e o Rio Grande do Sul.

O mesmo assunto também foi abordado pelo governador José Ivo Sartori. “Isto vai incentivar o turismo e isto vai ajudar também muito empreendedores nossos que importam e adquirem muitos produtos americanos”, avaliou Sartori. O governador ainda salientou que os EUA é o segundo país que mais recebe produtos gaúchos.

A principal responsável pelo consulado americano em Porto Alegre é a oficial principal Julia Harlan. Em seu pronunciamento, ela se referiu à parceria de quase um século entre americanos e gaúchos lembrando do primeiro consulado dos Estados Unidos no Rio Grande do Sul, localizado no porto de Rio Grande, e citou o primeiro consulado americano em Porto Alegre, datado de 1918. “Pretendo desenvolver e fortalecer, ainda mais, a já forte amizade entre os EUA e o RS. Tenho certeza de que o relacionamento se intensificará ainda mais nos anos que temos pela frente”, disse. O consulado está oferecendo seus serviços desde o dia 5 deste mês.

Marco Aurélio Ruas / Correio do Povo

Anúncios


Categorias:Outros assuntos

2 respostas

  1. E a emissão de passaportes suspensa por tempo indeterminado…!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: