Revitalização do primeiro trecho da orla do Guaíba atinge 80% de conclusão (atualizado com fotos)

Secretário da Smim afirma que parte mais complexa da infraestrutura já terminou

Trabalhos de acabamento são principais tarefas a partir de agora | Foto: Brayan Martins / PMPA / CP

As obras de revitalização da orla do Guaíba atingiram 80% de execução nesta quinta-feira, conforme a Prefeitura de Porto Alegre. A primeira parte, iniciada em outubro de 2015, se estende ao longo de 1,3 quilômetro do Gasômetro à Rótula das Cuias. O investimento é de cerca de R$ 68 milhões, com financiamento da Corporação Andina de Fomento (CAF). Se o tempo ajudar, o complexo deve ser entregue em outubro.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), Elizandro Sabino, a parte mais complexa da infraestrutura, como as fundações em água e instalação de redes de média tensão, esgoto, água e gás, já terminou, além dos decks, passarelas, os postes inclinados de energia.

A fase, agora, é de acabamentos internos das edificações e implantação de passeios, ciclovias, vegetação e do piso iluminado. A fase final, que envolve a restauração de obras e construção de quadras esportivas, ainda não começou.

Confira o estágio de execução:

– Praça Júlio Mesquita: 100% (inaugurada)

– Postes inclinados: 100%

– Passarelas: 100%

– Decks: 98%

– Ancoradouro: 91%

– Reservatório: 86%

– Infraestrutura: 78%

– Edificações: 75% (compreendem quatro bares, dois ambulantes, um vestiário e uma edificação para segurança).

– Bar Quase Meia Noite: 63%

– Arquibancadas: 60%

– Passeios: 58%

– Bilheteria: 42% (acesso ao Ancoradouro)

– Implantação Vegetal: 28%

MAIS FOTOS (Todas de Brayan Martins – PMPA / CP – atualizado em 01/07/2017)

Correio do Povo / Rádio Guaíba

Anúncios


Categorias:Projeto de Revitalização da Orla

Tags:, ,

12 respostas

  1. Muito bonito!! Fantástico!! Agora, o Viaduto dos Açorianos com a proliferação de mosquitos que deve estar gerando, ninguém mais comenta!!! É tudo faria do mesmo saco. Não adianta. Promessas e promessas e vira tudo a mesma ciranda. Tampam alguns buracos e revestem o asfalto em algumas ruas:sai todo mundo na foto. Passa -30 dias e rebentou tudo novamente por ser mal feito. Realmente nossa Porto Alegre esta atirada as traças. Conseguimos entrar para o Hall da fama da criminalidade, inclusive. E tudo que se ouve é bla, bla, bla,,,,,Ferrou. Quem puder que fuja enquanto pode.

    Curtir

    • A notícia é ótima mesmo, com exceção daquela viga enferrujada no meio da beleza. Quanto à má qualidade das obras em POA, acho que se a inspeção fosse mais rigorosa, não restaria fornecedor à altura, e ficaria muito caro para realizar a obra nesta cidade depauperada. Assim, vivemos pagando o preço que podemos e recebemos as obras e serviços correspondentes a ele.

      Curtir

    • Nem fala… passo todos os dias pelo Açorianos e o que se sente é um misto de tristeza, revolta e impotência. Aquele cenário pra mim é a síntese do descaso e do abandono que impera na cidade. Não se trata apenas de mais um recanto… o conjunto ponte de pedra + monumento aos açorianos remete a história de Porto Alegre, era local para ser parada obrigatória de turistas e visitantes em geral; no entanto está naquele estado. Um criadouro de mosquitos, como bem disseste. Além do aspecto horrendo, traz riscos a saúde da população.
      É pena que em Porto Alegre a grande maioria das pessoas acha que se preocupar com monumentos é frescura. Óbvio que saúde e segurança são prioridades, mas uma coisa não exclui a outra, pelo contrário. Um espaço daqueles revitalizado contribui para o bem estar dos habitantes da cidade, permite a interação entre as pessoas, propicia encontros, enfim, é saudável. Quanto á segurança acho que é desnecessário dizer que o efeito é semelhante.
      Mas voltando à orla, não vejo a hora de ver as obras de revitalização 100% concluídas. Que bom que as coisas estão andando, mas a cidade como um todo precisa de muito mais.

      Curtir

  2. Espeto que appos a reinauguração deste trecho da obra, o trecho centro bairro da AV. Edvaldo, entre o arroio diluvio e o beira rio, continue sendo bloqueada para o transito de veiculos em finais de semanas.

    Antes da orla ser bonita ja nao comportava mais tantas pessoas la passeando, ficava dificil praticar esportes de asfalto como skate, patins e etc… imaginem agora com ela reformada o quanto de visitantes vai haver.

    Curtir

  3. Passei por lá no final de semana, ta ficando show, a praça ta linda, e pra quem chorou tanto com a revitalização, estava lotada, nunca vi aquela praça com tantas pessoas frequentando.

    Agora, no Ibere, a situação ta feia, primeiro que estava fechado no domingo, dia de maior movimento, ainda fui passear com amigos e o dog, era uma ciclovia, bem bonita, pessoas pedalando como deve ser, porém, pra ir pra outra parte, tem um muro que separa a ciclovia, não tinha como acessar a área, estávamos com uma idosa, a dificuldade pra poder apreciar o local foi grande pra ela.
    O Guaíba podre, por causa das oferendas e do lixo, mas só na água, na calçada e ciclovia estava muito limpo.

    Curtir

  4. Meu medo dessa nova orla, é que ela seja descoberta pelos moradores de rua e com isso, infestem toda a reforma que está ficando, só espero que esse predio da segurança, tenham seguranças que cuidem 24 horas para que não haja vandalismo. E já prevendo as famigeradas pichações.

    Curtir

  5. Pichações, lixo, mendicância e vandalismo em 5, 4, 3, 2, 1… É por isso que eu gosto de Porto Alegre; sempre mantendo as tradições.

    Curtir

  6. Achei bacanas os postes inclinados, certamente dará uma identidade própria para nossa orla. Só acho que aqueles postes de iluminação que são brancos e curvados (os que existem atualmente) acabam destoando da paisagem. O ideal é que fossem repensados e substituídos por outros que acompanhassem o mesmo projeto arquitetônico.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: