O governo federal vai liberar 29 milhões de reais para as obras da nova ponte do Guaíba

Projeção da nova ponte do Guaíba. (Foto: Divulgação/Dnit)

O Ministério do Planejamento disse que vai liberar mais 29 milhões de reais para sequência da construção da nova ponte do Guaíba. O dinheiro deverá ser repassado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes na próxima semana. Se a União não enviar mais verba para obra, os trabalhos irão parar no fim do mês.

O último repasse feito ocorreu em maio, quando 35 milhões de reais foram transferidos para a construção da nova travessia. O governo tem feito repasses pequenos a obra que não garantem, o ritmo dos trabalhos aumentados. A construção da nova ponte, que iniciou em outubro de 2014, deveria ter sido concluída em setembro de 2017, mas hoje não há previsão de término dos trabalhos. Motivo é a demora em realizar a transferência das 1 mil famílias que precisam ser reassentadas para realização da obra.

Em janeiro deste ano, o Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul promoveu uma audiência pública na Ilha Grande dos Marinheiros para falar sobre o imbróglio envolvendo as famílias a serem reassentadas. Na ocasião, o Dnit se comprometeu a não avançar nas obras sobre a ilha antes da entrega e realocação nas 561 novas unidades habitacionais, divididas entre casas e apartamentos do Minha Casa, Minha Vida, na margem Sul da própria ilha, junto à BR-290.

A primeira fase do licenciamento do reassentamento já foi aprovada pela Fepam (Fundação de Proteção Ambiental). Agora, os trabalhos estão centrados na segunda e na terceira e última etapas.

Orla do Guaíba

O prefeito em exercício, Cássio Trogildo, vistoriou nesta sexta-feira, 7, o trecho 1 das obras de revitalização da Orla do Guaíba, cujos trabalhos estão 80% concluídos. A comitiva, formada pelos secretários José Alfredo Parode, da SMPG (Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão) e Elizandro Sabino, da Smim (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana) e do presidente em exercício da Câmara Municipal, vereador Valter Nagelstein, além do prefeito, percorreu a área de 1,3 quilômetro, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias.

Segundo Trogildo, a entrega das obras abrirá um novo segmento para o turismo de lazer e de cultura na Capital, atraindo mais visitantes. Lembrou que segmentos como o do turismo de saúde e de eventos, já consolidados, terão um impulso ainda maior. “Isso, com certeza, vai mudar o perfil de Porto Alegre”, destacou.

Recursos garantidos

O titular da Smim, Elizandro Sabino, destacou que a obra está evoluindo com recursos provenientes do Banco de Desenvolvimento da América Latina, na ordem de 68 milhões de reais. ” O canteiro de obras está avançando a cada dia”, destacou Sabino. Os trabalhos estão na fase de acabamentos internos das edificações e implantação de passeios, ciclovias, vegetação e do piso iluminado. A etapa final da obra envolverá a restauração e construção de quadras esportivas.

O SUL



Categorias:Nova ponte Guaíba

Tags:,

Faça seu comentário aqui: