Porto Alegre é segunda capital mais limpa do país, pelo Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana

O sul do país mantém a melhor média –0,697– no Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana (Islu). A cidade de Maringá (PR), obteve a melhor pontuação e 70% dos municípios da região Sul estão entre os 50 mais bem colocados na análise elaborada pelo Selur (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana) e pela PwC.

Cada cidade é avaliada em quatro dimensões: engajamento (dimensão E), sustentabilidade financeira (dimensão S), impacto ambiental (dimensão I) e recuperação de recursos coletados (dimensão R).

Porto Alegre é a segunda capital mais limpa do país pelo índice (atrás do Rio) e fica em 9º lugar no país entre todas as cidades acima de 250 mil habitantes.

Fonte: Folha de São Paulo

Para ver mais detalhes da pesquisa, acesse a Folha, clicando aqui. Esta matéria acima é um resumo. É preciso ser cadastrado para acessar a matéria.

Anúncios


Categorias:Meio Ambiente

Tags:, ,

11 respostas

  1. Essa pesquisa aí é muito furada…

    Saí de POA em 2013 e moro em Floripa e sempre que vou a POA me apavoro com a sujeira. Floripa é milhões de vezes mais limpa que POA.

    Curtir

    • Tão limpa quanto as praias que estão contaminadas até o lado de cima de puro esgoto que as indústrias despejam dentro?

      Curtir

    • eu moro em floripa e da onde tu tirou ela é “mil vezes mais limpa”, tu só pode estar de brincadeira. as praias daqui tudo poluida, esgoto lançado a céu aberto, aquela beira mar norte um cheiro de esgoto, um fedor, e a entrada pela ponte tbm, tem dias que parece que cagaram ali mesmo. floripa tem uma beleza de natureza muito bonita, mas quando se fala em saneamento…é quase zero, tanto que grande parte das construções em floripa são em áreas irregulares e as autoridades estão nem ai só visam o $$$. cada vez mais a ilha está ficando mais poluída e as praias cada vez mais tbm sem falar que o sul da ilha esta ficando sem praia devido as ressacas…

      Curtir

    • faltou ainda falar… o norte da ilha, canasvieira toda poluída, as construções irregulares proximo a beira mar estão causando erosão, a praia ja é pequena em faixa de areia sem falar do esgoto laçado a céu aberto. o bairro ingleses, meus amigos falam que não da pra ir na praia ali na região central que se quiser um “agua” segura tem q ir mais afastado. os bairros de floripa mal tem calçadas, pequenas e sem aborização e falta mt estrutura. Floripa não é isso tudo não. vivo relativamente bem mais sei das carências e acho porto alegre muito bonita no quesito arborização e calçadas, porque acho elas grandes,diferentes nas daqui de floripa. vejo postagens e comentários neste blog e cheguei numa conclusão, o porto alegrense tem uma ALMA DE VIRA-LATA, acham que tudo de poa é ruim e sempre desconfiam quando vem alguma noticia boa, debochando até.

      Curtir

  2. Se Porto Alegre, que no meu entender é uma cidade imunda, está entre as mais limpas, o que sobra pras demais??!! Há que se desconfiar dessa pesquisa…

    Curtir

  3. As cadelinhas de Curitiba vão ficar desesperadas com essa notícia.

    Curtir

    • Estou me lichando para essa disputinha tola Porto Alegre vs Curitiba. O que me interessa é que eu vivo numa cidade muito suja (para padrões que eu consideraria decentes). Mas há algo pior; é ter que consumir “estatísticas” aleatórias e sem qualquer condição de verificabilidade e, muito menos, confiabilidade. Apenas algo aos quatro ventos e ao sabor das marés.

      Curtir

      • Acorda pra realidade, este estudo leva em conta 4 dimensões: engajamento, sustentabilidade financeira, impacto ambiental e recuperação de recursos coletados, nisso Porto Alegre e Caxias estão entre as 10 do país, em outras palavras, são duas das cidades que mais se mobilizam pra manter tudo limpo, essa é a diferença, o termo cidades mais limpas não soa muito apropriado, o certo seria “as cidades que mais se dedicam à limpeza urbana”, algo assim.
        Agora, cidades propriamente limpas, aí não tem pra ninguém, Gramado levaria ouro, prata e bronze, mas Caxias e Passo Fundo também não se sairiam mal (inclusive em 2011 Caxias do Sul foi eleita a cidade mais limpa e sustentável da América do Sul ou do Brasil).

        Curtir

  4. Porto Alegre não é uma cidade limpa e acredito que tudo começa pelas pessoas. É claro que a companhia de recolhimento de lixo precisa cumprir sua função, mas não há o cuidado de se instalar caixas de depósito do lixo, que acaba sendo jogado em qualquer canto da rua ou terreno baldio.
    Hoje mesmo passando pela Ipiranga observei em cada tubo que serve de floreira para plantas ou nas esquinas na beira do dilúvio, montes de sacolas de lixo, caliças, caixas etc.. foram quase 10 pontos de colocação de lixo contados em um curto trecho..
    Não é só a empresa que recolhe a responsável por esta situação, e sim a população que deveria manter a limpeza da cidade..

    Curtir

  5. Só poder ser uma piada!!!

    Curtir

  6. Quando falamos em sujeira sempre vem as frases “o povo nao é educado”, “as pessoas sao porcas”. Mas a limpeza urbana nao passa só por isso.

    A limpeza urbana nao depende somente das pessoas porem o lixo nas lixeiras.

    Uma cidade limpa depende de uma coleta de lixo pontual que leve o lixo todo e nao deixe suas migalhas espalhadas por onde passam, depende de haver cotrole social para empregar e dar oportunidades de trabalho para quem passa o dia revirando o lixo dos outros em busca de seu sustento e tambem depende de existirem lixeiras nas ruas.

    Lembro em 2007 quando vim a poa fazer um RG no tudo facil da borges e depois fui até o shopping praia de belas apé. No caminho recebi inumeros panfletos, guardei todos para largar na proxima lixeir, ocorre que a primeira lixeira “publia” que encontrei foi ja na porta do shopping.

    Agora em 2016 joguei algo em uma lixeira daquelas estlo kinder ovo na cidade baixa e quando me dei por conta o objeto caiu no chao por que a lixeira estava furada…

    Em cidades do interior bem proximas a Porto alegre, como ivoti, doir irmaos e até novo hamburo e sao leopoldo, as ruas sao ainda mais limpas (eu sei que a pesquisa foi feita entre capitais) por questoes simples, elas se orgulham de suas casas, suas ruas e tentam fazer com que o local que vivem seja o melhor, pintam seus meios fios, capinam as proprias sargetas, varrem suas calçadas.

    Em poa é diferente, as pessoas reclamam da prefeitura que nao limpa e sequer ligam para o 156 pedindo a manutençao…

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: