Estimativa de populações do IBGE coloca Porto Alegre na 10ª colocação entre as capitais

Rio Grande do Sul é o quinto Estado da federação com mais pessoas, 11.322.895

Porto Alegre é a 10ª cidade mais populosa do Brasil, com 1.484.941 | Foto: André Ávila / CP memória

O IBGE divulgou nesta quarta-feira as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2017. Segundo os dados, Porto Alegre é a 10ª cidade mais populosa do Brasil, com 1.484.941 habitantes. Já a região metropolitana da Capital gaúcha é a quinta maior do país com 4.293.050, o que representa 2,1% da população brasileira.

O Rio Grande do Sul é o quinto Estado da federação com mais pessoas, 11.322.895, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. Entretanto, não tem nenhuma cidade na lista de municípios como 500 mil habitantes. A cidade de André da Rocha, na região dos Campos de Cima da Serra, com 1.306, e Engenho Velho, na região da Zona da Produção, com 1.340, figuram na lista com menos de 1,5 mil pessoas. A primeira é a 10ª colocada e a segunda a 12ª.

Segundo o estudo, estima-se que o Brasil tenha 207,7 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento populacional de 0,77% entre 2016 e 2017, um pouco menor do que a taxa 2015/2016 (0,80%).

Estimativa é usada pelo TCU e referência para indicadores

As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos.

As populações dos municípios foram estimadas por um procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos municípios. O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010). As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais municipais ocorridas após 2010.

A tabela com a população estimada para cada município foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) desta quarta-feira. A nota metodológica e as estimativas das populações para os 5.570 municípios brasileiros e para as 27 unidades da federação podem ser consultadas na página do IBGE.

Correio do Povo

Anúncios


Categorias:Demografia

Tags:, , , , ,

10 respostas

  1. Ou seja, provavelmente é a capital que tem crescido mais lentamente, o que é ótimo na minha opinião.


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.js

    Curtir

  2. Rodrigo, no caso do RS não é estagnação econômica. É estabilização da população, tendência totalmente natural das populações mais desenvolvidas. Porto Alegre está atingindo este patamar antes dos demais estados, cerca de 10 anos antes ou pouco mais. Todo os estados e cidades atingirão este patamar daqui alguns anos. Nossa população está ficando mais velha, se reproduzindo menos. Isso é normal e esperado.Isso só poderia ser revertido se no RS ou em Porto Alegre fosse descoberto uma galinha dos ovos de ouro, tipo um grande polo de industrialização, extração e industrialização de petróleo ou algo similar, mesmo assim, o crescimento demográfico seria menor do que seria se fosse nas décadas de 70 ou 80.

    Curtir

    • É agradável ao orgulho pensar que como a não crescimento da população é sinal de população desenvolvida, entretanto isso é apenas a inversão de causa e efeito que não é verdadeira.

      Há uma série de exemplos na Ásia, países do leste europeu e oriente médio onde ocorrem simultaneamente crescimento populacional e evolução significa no ranking de IDH, por exemplo.

      Além disso, também existem vários exemplos onde o não crescimento populacional significa estagnação econômica, em especial nos antigos centros industriais na Europa e nos EUA.

      Curtir

  3. Porto Alegre deu azar de estar junto a Alvorada e Viamao, dois pesos-mortos que não servem para absolutamente nada.


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.js

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: