Prefeitura de São Leopoldo estuda implantação do aeromóvel

Empresa realiza estudo e pretende apresentá-lo ao Executivo até o fim do ano

Empresa realiza estudo na cidade e pretende apresentar ao Executivo até o fim do ano | Foto: Lucas Quadros / Trensurb / CP memória

A Prefeitura de São Leopoldo assinou recentemente um memorando de interesse para a criação de um aeromóvel no município. O documento oficializa a tratativas iniciadas em maio com a empresa Aeromóvel do Brasil para a implementação, em diferentes trechos da cidade, do modal de transporte público que funciona a partir da propulsão pneumática e se utiliza de via elevada para locomoção.

“Existem questões de mobilidade a serem resolvidas e a ideia é que possamos entregar um estudo com várias ideias de trechos até o final deste ano para a Prefeitura”, diz o diretor executivo da Aeromóvel do Brasil, Marcus Coester.

Entre os possíveis trechos estariam uma linha da Unisinos até a estação de mesmo nome do Trensurb, trecho que hoje é feito de ônibus pelos universitários. “Seria muito bom contar com um aeromóvel neste trecho. Os coletivos são bons, mas precisamos descer da plataforma e atravessar a passarela para pegá-los, o que as vezes nos atrasa”, comenta a auxiliar de serviços gerais Marília Fernanda Garcia, que trabalha na instituição de ensino.

Outro ponto a ser contemplado com a novidade seria o Centro do município, bem como o bairro Scharlau. “A intenção é que a operação do aeromóvel converse com os sistemas já existentes, de trem e transporte coletivo. E na modelagem que estamos buscando e estruturando ele não concorre e nem elimina as empresas de transporte”, assegura Coester.

Já conforme o secretário de Serviços Públicos, Sandro Della Mea Lima, responsável pelo setor de Mobilidade Urbana, a implantação do aeromóvel é uma escolha que prioriza a segurança das pessoas no trânsito. “Além da defesa do meio ambiente com a redução das emissões de carbono, dando prioridade para o transporte público e coletivo junto com o avanço tecnológico com a integração multimodal de transporte”, define ele.

A tecnologia usada pelo aeromóvel é baseada na propulsão pneumática. O ar é pressurizado por ventiladores estacionários de alta eficiência energética, por intermédio de um duto localizado dentro da via elevada. O ar empurra ou puxa uma placa de propulsão fixada ao veículo, que se movimenta por truque (plataforma sobre rodas de aço) em trilhos. Desta forma, é considerada uma tecnologia limpa e de emissão de poluentes zero.

Correio do Povo / Stephany Sander

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Categorias:Aeromóvel

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13 respostas

  1. Por falar em aeromóvel, não se tem mais notícias do aeromóvel do salgado filho, que segue funcionando. Para aparecer na mídia convencional tem q ser notícia ruim mesmo…

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  2. O BRT não seria mais barato? Sou a favor do Aeromóvel, desde que não exija subsídio com recursos públicos.

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    • Já me fiz essa pergunta e fui comparar o valor por km entre os dois. Por incrível que pareça, BRT é mais caro, ainda mais contando que BRT consome espaço na superfície e Aeromóvel não.

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  3. A mais nova mentira. O novo conto do vigário. Tempos em tempos joga-se esse tipo de factóide na mídia.

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  4. Sem projeto nem nada, noticia nas coxas etc..


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.js

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  5. Eu já escrevi várias vezes sobre a MENTIRA DESLAVADA da pista do Salgado Filho. Periodicamente aparecia na imprensa uma “novidade” sobre o assunto. Todas falsas, mentirosas e embusteiras. Só pra preencher folha de jornal e tela de computador. Vocês lembram de quantos anos a balela da ampliação da pista pululava pelos blogs, portais e jornais? O Cais Mauá foi o mesmo caso. Midiaticamente é interessante relançar factóides remaquiados de tempos em tempos. Isso fomenta acessos e cliques em publicidade paga.

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  6. Outra coisa muito interessante e que muita gente não percebe. Em cada estudo desses de implantação, há meia dúzia gente recebendo grana muita PÚBLICA por baixo dos panos. Vocês precisam conhecer bem mais os bastidores. >>>Estudos de implantação <<< prestem atenção nisso. Isso sustenta muito gestor público pelo resto da vida;

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  7. Os trechos citados parecem bem propícios à implantação de uma linha deste tipo. A Scharlau tem um contato complicado com o Trensurb e este pequeno trecho entre Unisinos e a estação Unisinos, em horários determinados, também teria uma demanda interessante.
    Não quero “jogar sal nas lesmas” de ninguém, mas me parece que ainda falta, para a notícia ter um pingo de chance de se tornar realidade, que alguns aspectos técnicos precisam ser vencidos.
    Por exemplo, entre a estação Unisinos e a própria Unisinos existe um desnível do relevo bastante considerável. Como funcionaria o Aeromóvel nesta situação ?
    Outro impedimento técnico seria qual o traçado que a linha teria na Scharlau, uma vez que ali há o cruzamento de rodovias antes de se alcançar alguma estação do Trensurb ?
    E, por fim mas não menos importante, qual a mágica que o Poder Público Municipal vai fazer para concretizar estas obras, uma vez que a prefeitura de São Leopoldo está em uma situação financeira complicada (para utilizar um termo bem suave), parcelando até salário de servidores ?
    Se não se tratar apenas de um factóide (São Leopoldo é terreno fértil para isso – o prefeito anterior se elegeu sobre a promessa de um hospital novo para o Município o qual nunca saiu no papel) acredito na potencialidade da proposta como um detonador do desenvolvimento dos bairros contemplados.

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    • O aeromóvel consegue encarar aclives de até 12%. Fora que, por ser elevado, os pilares podem ter altura variável para que a pista tenha nivel constante ou próximo disso.

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      • Pois é Guilherme,não sei exatamente qual seria o desnível, mas medi pelo Google Earth que o trecho da av. Unisinos entre a estação e o campus se eleva 55 m de altura em cerca de 950 m de distância,ou seja, uma inclinação de cerca de 6%.
        Então tá de boas.

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