Governo anuncia investimento de R$ 300 milhões da Stihl no RS

Valor foi confirmado ao governador Sartori em viagem para a Alemanha

Presidente da Stihl no Brasil, Cláudio Guenther, confirmou investimento na fábrica de São Leopoldo | Foto: Luiz Chaves / Palácio Piratini / CP

A Stihl investirá R$ 300 milhões durante os próximos três anos – entre 2018 e 2020 – na fábrica localizada em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. O valor foi confirmado ao governador José Ivo Sartori pelo presidente da Stihl no Brasil, Cláudio Guenther, em encontro nesta quinta, na sede da empresa na Alemanha. Os recursos serão destinados para as áreas de inovação, pesquisa e desenvolvimento, expansão das linhas de produção, automação industrial, tecnologia e novos prédios.

“É uma grande notícia para os gaúchos, especialmente para a região do Vale do Sinos. Sempre é preciso plantar a semente da mudança e nós estamos, com mais esse investimento confirmado pela Stihl, construindo um novo futuro para o Rio Grande do Sul. Esse grupo, que tem como base a família, estabeleceu raízes em um local que é berço da colonização alemã no estado. Trata-se de uma grande parceria”, celebrou Sartori.

O presidente da Stihl no Brasil, Cláudio Guenther, que viajou para estar também presente no encontro, explicou que 30% do valor do investimento será destinado para a construção de um novo prédio de desenvolvimento e em um novo prédio de linha de produção de motores. “As instalações serão modernas, conforme padrões da matriz alemã. As instalações seguirão o conceito de indústria limpa”, garantiu.

A expectativa é que o investimento sirva não apenas para modernizar as instalações, mas também manter os 2.200 postos de trabalho. Na ocasião, Selena Stihl, do conselho diretivo da empresa e neta do fundador, fez ainda um pedido ao governo: que se melhorem as condições de Segurança, Educação e infraestrutura do Estado. Apesar disso, a diretora, que viveu 5 anos e meio em Porto Alegre, trabalhando na filial de São Leopoldo, não condicionou a solicitação à continuidade de investimentos em solo gáucho.

“De nossa parte, estamos colocando a Sala do Investidor à disposição para concretizar a aplicação dos valores anunciados dentro do prazo previsto”, salientou o secretário-adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana.

Esse foi o primeiro resultado concreto da missão de dois dias do governador na Alemanha. Ainda nesta quinta-feira, Sartori visita a SAP, líder mundial em sistemas digitais para negócios. Na sexta, o governador reúne-se com executivos da Fraport, responsável pelas obras de ampliação do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, por meio de concessão de 25 anos.

A fábrica da Stihl no Brasil é uma das sete instalações da empresa localizadas fora da Alemanha e foi a primeira no exterior. A unidade no Rio Grande do Sul é responsável pela produção de 100% dos cilindros utilizados na fabricação de motosserras, principal produto da marca.

Correio do Povo / Fernanda Pugliero / Da Alemanha

Anúncios


Categorias:Economia Estadual

Tags:, , ,

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: