Na década de 70, a Rua da Praia tinha flores e era limpa

Vejam estas fotos digitalizadas de um material institucional sobre Porto Alegre, de 1976, na época do prefeito Guilherme Socias Vilella. A publicação era para divulgação da gestão do prefeito.

O calçadão da rua dos Andradas (Rua da Praia) possuía grandes vasos com flores, e era relativamente bem organizada, limpa.

rua-da-praia-dec-70-02

O piso, sem remendos.

rua-da-praia-dec-70-01

Os quiosques esféricos de bancas de revista e os ‘orelhões’ em acrílico, de certa forma modernos e ousados para a época, ficaram somente na lembrança…

Mais uma foto da mesma época, retirada da capa de um guia antigo da CRT.

rua-da-praia-dec-70-03

Mais uma foto em preto e branco aparecendo bem os quiosques de jornais e revistas esféricos (retirada do livro Porto Alegre, a Cidade e Sua Formação, Clovis Silveira de Oliveira):

rua-da-praia-dec-70-04

Pesquisa e digitalização das imagens: Gilberto Simon

Este post foi publicado originalmente no Blog no dia 4 de dezembro de 2012.

Anúncios


Categorias:Fotos antigas

Tags:, , , , ,

14 respostas

  1. Quando comecei a trabalhar lá por 1979 o centro era um polo de atração de pessoas ainda havia muita gente morando e trabalhando naquela área,havia lojas importantes funcionando,entretanto já não era aquela maravilha citada nas fotos a cidade já abrigava mendigos e batedores de carteira era algo comum,eu pessoalmente vi várias pessoas serem assaltadas,aquele viaduto da Borges já era foco de meliantes. O mercado publico era uma pocilga e a Voluntários da patria perto do camelodromo uma boca de lixo de prostituição. A cidade foi se expandindo desordenadamente aos poucos e as seguidas administrações independente de partido pouco fizeram para manter a ara central mais segura e aprazivel,com a proliferação de shopings que não é o só consumir mas estar em um espaço limpo e mais ou menos seguro, adeus centro, A unica maneira de tornar este espaço viavel é dar mais limpeza e segurança,se no passsado que não havia quem chiasse quando se tirava mendigo da rua, hoje via ser impossivel.

    Curtir

  2. Qualquer cidade que seja administrada por tantos anos pelos esquerdistas acaba se degradando, já que o sonho da vida deles é que tudo seja uma Havana.

    Curtir

  3. Acho que a decadência do centro tem mais a ver com os shopping centers do que com a gestão municipal. Isso ocorreu em todas as cidades grandes.

    Curtir

  4. Nessa época não havia a esquerda asquerosa de hoje no Brasil! Quando a extrema esquerda e PTs da vida tomaram conta da cidade e Estado é que se deu início a degradação que vemos hoje! Degradação estética, moral, social, etc, etc … Onde a esquerda entra a ordem, o belo e certo sai!!

    Curtir

  5. Entre 1965 e 1983 os prefeitos foram todos da ARENA, partido na ditadura opressora, sangrenta, malvada e que acabou com o país.

    Em 1983 entrou Collares do PDT e toda a leva de petistas: Olívio, Tarso, Raul Pont, Tarso novamente e João Verle.

    Como a desgraça nunca vem sozinha, para k@gar de vez com a cidade veio o Fogaça e o Fortunati.

    Curtir

    • Discordando em um unico ponto : Fogaça ainda tentou dar uma arrumada na cidade, mas foi só ele sair prematura e erroneamente (nunca teve chances reais de se eleger governador) do cargo, que a degradação voltou a toda…

      Curtir

  6. Houve um empobrecimento (intelectual) da população. Isso é inegável. Junto a ele, inevitavelmente veio um modo desleixado e desrespeitoso no trato com a coisa pública. Nível cultural baixo, falta de sentimento cívico, escancarando as portas à corrupção sistêmica. Concomitantemente, leis frouxas e instituições contaminadas com a situação, e a chegada de uma nova casta de políticos egressos da oposição ao regime militar, que venderam à população uma filosofia libertária, em que tudo pode. O resultado é isso aí. Abandono, desleixo, insegurança, mendicância e drogadição. Nosso regime democrático está saindo bem mais caro do que imaginávamos…o que não significa que a volta dos milicos seja solução …visto que os militares de hoje são muito menos confiáveis do que os de outrora, já que estão inseridos no mesmo contexto. Mas há algo ainda mais aterrorizante; vai piorar…e muito.

    Curtir

  7. Lembro muito bem da Rua da Praia nessa época. Eu tinha 7 ou 8 anos, e lembro que quando a minha mãe dizia que iríamos pro centro era felicidade total. Agora tá bem complicado frequentar, infelizmente. Entra governo, sai governo e não se consegue encontrar uma solução. Pior é que quanto mais o tempo passa os problemas aumentam e se agravam. Lamentável mesmo.

    Curtir

  8. A cidade está muito suja, o que é muito triste. Algum procedimento de limpeza de calçadas e das áreas centrais deve ter sido alterado, pois tem cheiros e sujeira em todo lugar.


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.js

    Curtir

  9. Me parece que poucos lugares no mundo têm um cenário de involução urbanística tão marcante (e lamentável) como Porto Alegre! Minha mãe fala dessa rua da praia excepcional, que frequentava antes de irmos viver no Paraná. Ela nunca mais voltou e quando estive aí e lhe contei o que vi, o esculacho, a desorganização, a feiura e falta total de charme, ela meio que não conseguiu acreditar, choque total. Como é triste. POA tanta riqueza, tanto potencial, mas infelizmente a presença desastrosa de uma parcela da população composta por tipos mesquinhos e doentes que acham miséria, sujeira, mendigos, esculhambação e estética urbana decadente e relaxada, algo bacana e interessante e não permitem que essa cidade possa brilhar, não dando direito aos demais cidadãos de usufruírem uma bela cidade, que poderiam e mereciam ter. Esperamos que um dia isso possa mudar!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: