Parceria internacional viabilizará Orla do Guaíba

Prefeitura de Porto Alegre assinou acordo com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos

Prefeitura de Porto Alegre assinou acordo com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos | Foto: Guilherme Testa

Para auxiliar no futuro da gestão do trecho 1 da Orla do Guaíba, em fase de conclusão, e garantir a execução do trecho 3, entre o Dilúvio e o Parque Gigante, a Prefeitura de Porto Alegre assinou nesta terça um acordo com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS). A cooperação entre prefeitura e o Escritório não ficará restrita à obra da Orla do Guaíba, mas deve avançar em outros projetos. Braço das Nações Unidas, a UNOPS vai auxiliar na modelagem de acordos na Capital gaúcha nas áreas de Parceria Público Privadas (PPP), de concessões, alternativas de financiamentos privados para projetos, infraestrutura urbana e social e melhoria na eficiência da gestão pública.

Sobre o projeto da Orla do Guaíba, há ainda a necessidade da captação de recursos para a execução do trecho 3. Esse ponto já tem garantidos 50%, com recurso do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). No momento, o desafio é buscar o valor restante, que pode vir por uma concessão ou PPP. Já o trecho 2, que compreende especialmente a área do Anfiteatro Pôr do Sol, não há projeto definido e nem recursos. Com um intuito de avançar nesta questão, ocorreu ainda um Workshop na Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas para montagem de cronograma e plano de trabalho para o desenvolvimento de um modelo de gestão do novo Parque da Orla do Guaíba.

O secretário de Parcerias Estratégicas (SMPE), Bruno Vanuzzi, explicou que a parceria com a UNOPS coloca a prefeitura em um novo patamar nacional. “Precisamos que Porto Alegre retome o seu papel de protagonismo no Brasil, a capacidade de pensar, de inovar. A UNOPS tem experiência em diversas áreas relevantes para a cidade”, destacou. Ao enaltecer a parceria, o secretário enfatizou que o Escritório tem experiência em várias áreas relevantes. “Porto Alegre não precisa de projetos de engenharia. Temos excelentes engenheiros. Mas precisamos de parceria para construí-los”, enfatizou.

Segundo a diretora geral do Escritório de Projetos da ONU no Brasil, Claudia Valenzuela, o termo permitirá a apresentação de experiências de projetos já desenvolvidos diante da realidade da capital gaúcha. A UNOPS atua no Brasil desde 2013. “Nosso foco é ajudar os governos a desenvolver a sua política e fortalecer as competências”, disse.

A cooperação terá duração inicial de dois anos, podendo ser prorrogada pelo mesmo período. Neste período ocorrerá ainda a troca de informações de forma contínua.

Correio do Povo / Mauren Xavier



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Projeto de Revitalização da Orla

Tags:, , , ,

9 respostas

  1. Mais um “rachid” nas consultorias e projetos de fachada e que sumirão como mágica do noticiário…assim como o dinheiro público desviado. Todos os vícios administrativos continuam os mesmos. Na gestão Fortunati lembram da “parceria” com Rockfeller Institute e PGQP? O Brasil merece ser alvo nuclear do maluco da Coreia do Norte. Nós não temos povo, muito menos nação. Somos apenas um amontoado de habitantes.

  2. Perfeito, contanto que os “habitantes” do viaduto Otavio Rocha não se mudem pra lá, ta valendo!

  3. estão precisando de assessoria
    mesmo, estes militantes do MBL que administram Porto Alegre

  4. ONU? Não sei não… já apareceu tanta sujeira da ONU nessa última década que não sei não.

  5. Não venham com estacionamento em praças como sugerido pelo prefeito.

Faça seu comentário aqui: