Prefeitura lança edital para adoção das áreas verdes da Orla

Medida quer garantir sustentabilidade ao investimento dedicado à revitalização  Foto: Luciano Lanes/ PMPA

Com as obras de revitalização do trecho 1 do Parque Urbano da Orla do Guaíba em fase final, porto-alegrenses e turistas estão mais perto de conhecer o “chão de estrelas” projetado por Jaime Lerner para o passeio na beira do rio. A prefeitura lançará nos próximos dias edital para adoção integral das áreas verdes do espaço entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias.

O objetivo é garantir sustentabilidade ao investimento dedicado à revitalização. “A proposta é buscar a participação privada para a conservação do trecho de 1,3 quilômetro do parque, incluindo a área da Praça Júlio Mesquita. Dessa forma, pretendemos assegurar a preservação dos equipamentos que serão entregues à população”, afirma o secretário municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Maurício Fernandes.

A manutenção inclui o paisagismo do local e estruturas como decks, passeios, ancoradouro, passarela metálica, recantos infantis, vestiário, quadras esportivas e equipamentos de mobiliário urbano, respeitando especificações técnicas previstas no documento.

Em contrapartida ao investimento, o adotante poderá instalar conjunto de placas de sinalização visual, de natureza institucional, sem exploração comercial, respeitando a legislação e mediante análise da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams). O prazo previsto para a adoção é de 12 meses, que poderá ser prorrogado por igual período. As propostas poderão ser apresentadas por qualquer pessoa jurídica de direito privado.

Áreas comerciais – A próxima etapa do projeto de sustentabilidade para a orla será o lançamento do edital para a seleção dos permissionários que irão administrar as áreas comerciais, desenvolvido na prefeitura pelas secretarias de Parcerias Estratégicas (SMPE), de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e Smams. O edital deverá ser lançado entre outubro e novembro.

No próximo ano, será realizada uma consulta pública que reunirá contribuições para o futuro projeto de concessão do Parque Urbano da Orla do Guaíba.

Obra – O titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), Elizandro Sabino, informa que o status geral de execução da obra é de 86%.  “Esta é uma grande obra que está sendo realizada de forma transparente e acompanhada pela população. Queremos garantir a preservação e a segurança deste espaço que será referência na cidade”, reforça Sabino.

Revitalização da Orla do Guaíba Trecho 1

* Este projeto representa o primeiro trecho de revitalização da Orla. O único trecho com obra licitada até o momento. 

Projeto: Jaime Lerner Arquitetos Associados

Status de conclusão geral da obra: 86%

Status de conclusão por equipamento:
– Bar Quase Meia Noite: 72%
Restaurante circular com piso, teto e fechamentos laterais em vidro.
– Ancoradouro: 98%
Estrutura de grande dimensão, situada atrás da Usina, que avança sobre a água, com piso em madeira Itaúba, destinada a receber embarcações.
– Deck’s: 98%
Estrutura de grande dimensão, que avança sobre a água, com piso em madeira Itaúba, destinada a contemplação do Guaíba e do pôr do sol.
– Infraestrutura: 86%
Redes de energia elétrica, água, esgoto, pluvial e gás natural.
– Passarelas: 100%
Estrutura metálica que adentra o Guaíba, para passeio e contemplação de flora aquática nativa.
– Passeios: 74%
2 Ciclovias (uma no nível da Edvaldo outra no nível do Guaíba) e pavimentações gerais, incluindo um piso iluminado em fibra ótica e pavimentação em concreto em todo entorno da Usina do Gasômetro.
– Arquibancadas: 81%
Estruturas em concreto armado destinadas a contemplação e acesso ao Guaíba.
– Edificações: 78%
Compreendem 4 bares, 2 espaços para ambulantes, 1 vestiário e 1 espaço para Segurança. Todas as edificações são térreas ao nível próximo do Guaíba e suas coberturas de concreto funcionam como mirantes ao nível da Av. Edvaldo Pereira Paiva.
– Praça Júlio Mesquita: 100% (inaugurada)
Praça em frente à Usina, revitalizada através da obra da orla.
– Postes inclinados: 100%
Postes imponentes inclinados em 25 ° destinados a iluminação pública de todo o complexo.
– Bilheteria: 62%
Edificação que engloba a antiga tremonha, projetada para servir de bilheteria ao ancoradouro, revestida em vidro e aço Cortein perfurado.
– Reservatório: 92%
Estrutura metálica de 23 metros de altura destinada a reservar água para abastecer todo o complexo, revestida em aço Cortein perfurado.
– Implantação Vegetal: 42%
– Quadras esportivas: 20%

Prefeitura de Porto Alegre

Anúncios


Categorias:Projeto de Revitalização da Orla

Tags:, , ,

8 respostas

  1. Bares?? Ou aquelas barracas na beira do gasômetro?? Espero que bares adequados, com infraestrutura completa e dentro das normas de qualidade e segurança e principalmente higiene.


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.js

    Curtir

  2. Também sobre a dúvida das placas, a empresa adotante pode colocar sua marca mas não explorar o espaço comercialmente com frases como “Promoção de Costela Minga todo final de semana é no Zaffari”…

    Curtir

  3. O que quer dizer “o adotante poderá instalar conjunto de placas de sinalização visual, de natureza institucional, sem exploração comercial”. O Zaffari poderá adotar a área e estampar a sua marca nas placas ou não, afinal?

    Curtir

    • Pelo que entendi será como as outras adoções.

      No estilo da adoção do Parcão.

      Mudando de assunto: alguém sabe o motivo de o Parcão e a Redenção não terem calcamento em concreto (ou algo parecido) em volta? Poxa, é horrivel o calcamento de terra.

      Curtir

    • Voltando ao assunto das placas. Temo que somente uma plaquinha pequena “Adotado por empresa tal” talvez seja insuficiente para que a orla seja mantida. Certamente a manutenção desse parque da orla vai custar mais caro que um parque comum. Não sei quem vai querer arcar com esses custos sem poder expor a sua marca apropriadamente. E outra coisa que e preocupa é a licitação dos bares. O nosso poder público ainda está aprendendo nessa coisa de PPP. Espero que seja bem feita.

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: