Acontece neste sábado, 7, novo plebiscito sobre independência do RS, SC e PR

O movimento “O Sul é Meu País” prepara para este sábado (7) mais um plebiscito informal para consultar a população do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná sobre a possibilidade de se separar do resto do Brasil.

Para a votação, chamada de Plebisul, serão espalhadas urnas em locais públicos de cerca de 900 cidades dos três estados. Os participantes responderão SIM ou NÃO à pergunta: “Você quer que o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente?“.

A coordenadora geral do movimento é a gaúcha Anidria Rocha, que mora em São Jerônimo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Ela reconhece que o plebiscito não tem valor legal por não ter sido aprovado pelo Congresso, mas explica que o objetivo é PESQUISAR o que pensam os cidadãos e manifestar essa opinião.
“Sabemos que não tem validade nenhuma do ponto de vista legal, mas a ideia é demonstrar o percentual da população que tem essa vontade de independência”, sustenta.

Segundo ela, o sentimento separatista surge de uma soma de diversos fatores, principalmente políticos e econômicos. “O movimento separatista está crescendo cada vez mais e essa crise política e econômica do Brasil favorece essa nossa posição”, destaca.

“Não há problema algum com os outros estados, não existe preconceito. A nossa briga é com o sistema político de Brasília. Os nossos políticos não nos representam”, afirma.

Ainda conforme os organizadores, a condição mínima para votar é que seja maior de 16 anos e eleitor de um dos três estados. Até mesmo o voto em trânsito será permitido. A expectativa é colher os votos de 2 a 3 milhões de pessoas.
A consulta ocorre das 8h às 20h. A organização do movimento diz que são cerca de 20 mil voluntários envolvidos em todo o processo.

Clique aqui para ver os locais de votação em Porto Alegre

Durante o plebiscito, os eleitores que quiserem também poderão assinar um projeto de lei de iniciativa popular para ser apresentado ao Congresso, propondo a realização de um processo oficial em 2018 sobre o assunto. Para isso, será exigido o título eleitoral.

O movimento “O Sul é Meu País” já realizou um plebiscito em outubro de 2016. Na ocasião, participaram 616 mil pessoas e 95,74% disseram SIM à separação dos três estados do SUL do restante do país.

Lembramos que a competência para propor um plebiscito é do Congresso quando se tratar de questões de relevância nacional. Portanto, como falado acima, este plebiscito é, na verdade, uma pesquisa.

Fonte: Imprensa em geral

Anúncios


Categorias:Outros assuntos

Tags:, , ,

40 respostas

  1. Caros gauchos
    Isso ja aconteceu antes lembram?
    Mas sou da turma ” pior que ta nao fica”
    Acredito no Rs , mas falam muito de governo corrupto, mas quem os colocou la ? Sera queo povo aprendeu?
    Perdi minha fe nos governos e pior no povo.
    Vou dar uma ideia, fazer pesquisa:
    1) trabalhadores ativos
    2) escorados no inss
    3) aposentados
    3) escorados no bolsa familia
    4) presidiarios
    5) ladroes ativos
    6) trambiques
    Acho que ta tudo perdido
    Portanto 50% do povo ta parado
    30% ta preso
    10% vai ser preso
    10% dos coitados trabalham
    Ai, enfim vamos nos chamar de que nome:
    Vamos fazer mais um plebiscito?
    Sorte pra todos e Deus nos acuda.


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.js

    Curtir

  2. A ideia nao é ruin mas a turma que organiza isso, deusulivre, converse com algum para ver as “ideias” deles.

    Curtir

  3. Culpabilizam impostos mas esquecem como funcionaria um país.
    E os impostos de importação do Brasil? Todos produtos que consumimos vem de lá, ou vocês acham que é negocio pra um navio cargueiro desembarcar no RS? E as empresas brasileiras que aqui estão, de repente virariam multinacionais e estariam pagando impostos a 2 países, custeando um extra por ficar exportando seu produto de um país a outro, é mais provável que todas vão embora e o RS vá ao declínio. Sem contar que precisariamos COMPRAR energia das hidreletricas do Brasil..

    Curtir

    • pessoal reclama de imposto ignorando que na separação ele pagaria o imposto do Brasil + exportação + o do RS em cima kkkkkkk

      Curtir

    • Esse bairrismo exacerbado, essa mania de achar que somos autosuficientes em tudo é que nos afunda cada vez mais. Só não enxerga quem não quer. Repito: esse tal novo país não chega na esquina…

      Curtir

      • Jaime,
        Lembro que o Uruguai, com seus parcos 3,5 ,milhões de habitantes (menos de 1/3 do RS) e seu PIB de U$$ 70 bilhões (menos de 1/5, se comparado aos quase 370 bilhões do RS ((2014)) já dobrou a esquina e vai muito bem obrigado com um IDH 0,795 (54.º posição mundial) na frente de países como o Brasil, por exemplo, com um IDH 0,754 (79.º posição mundial). Isso não é achismo, são fatos.

        Outro detalhe – o Uruguai já fez parte do território brasileiro, mas se separou no século XIV.

        Curtir

      • século XIX,,, perdoar… hehehe

        Curtir

  4. Prezados,

    Sou a favor do direito a secessão. Se será boa ou ruim é outra coisa.

    O primeiro problema é que a CF proibe a secessão. Então, primeiramente precisa fazer uma constituinte prevendo o direito a secessão.

    Acredito que o RS ainda não tem políticos competentes pra comandar um Estado independente. Vejam a ruína financeira que está o RS. O absurdo de termos mais funcionários do governo aposentados que na ativa.

    Quem sabe vamos antes colocar as finanças do estado em dia, desestatizar a máquina pública, pra depois pensarmos em independência.

    Imagina se nossa atual dívida fosse no cenário do RS independente. Sabe o que aconteceria? Hiperinflação. Sim, o governo iria simplesmente ligar a máquina de imprimir os tais pilas pra dar conta da dívida. Mais ou menos o que está acontecendo na Venezuela.

    Abraços!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: