BikePoa: menos de 20% de bicicletas estão operando

Novas bikes e estações estão prometidas para novembro. Até lá, o deficit no sistema deve continuar / Brayan Martins / PMPA

Quem utiliza o aplicativo bikepoa já começou a perceber a drástica redução no número de bicicletas disponíveis no sistema.

São menos de oitenta, menos de 20%, quando o número previsto na licitação assinada em maio de 2016 era de 400 bicicletas.

Segundo a EPTC, o baixo número de bicicletas deve-se a troca da operação do sistema. Em maio a tembici adquiriu a Samba Transporte Sustentáveis e passou a operar, desde lá as bicicletas estragadas não tem sido repostas como antigamente. A maioria das bicicletas danificadas não são consertadas e não voltam para as estações.

“É um período crítico” reconheceu o gerente de projetos da EPTC, Antônio Vigna, que admitiu que o atual número gira em torno de 80 bicicletas.

O jornal fez o teste na última quinta-feira, dia 19, e através do aplicativo olhou quantas bikes estavam disponíveis com as estações já fechadas, depois das 22h. Foram encontradas 61 bicicletas nas 40 estações espalhadas pela cidade.

Vigna também admitiu que a Prefeitura não tem cobrado providências da atual empresa operante, já que a mesma anunciou a substituição do novo sistema.

Troca de estações e bikes ocorre em novembro

Em agosto a Prefeitura anunciou a troca no sistema até o fim do ano. A implementação das novas estações e 410 bicicletas deve começar em novembro e tem previsão de entrega até o fim de dezembro.

A promessa é que as estações terão espaço para mais bicicletas.

As estações também terão mudanças físicas. Elas deverão serem mais próximas uma da outra e atenderão um raio menor do que o oferecido hoje. As estações do Cristal e do Bela Vista, na Praça da Encol, não existirão mais. Os postos em frente ao Hospital Mãe de Deus e no estádio Beira-Rio também terão o mesmo destino. Para a zona Sul, a estação mais distante será a do museu Iberê Camargo. Já em direção a Zona Norte, a estação mais afastada será a do Parcão.

“Assim espera-se qualificar o serviço e aumentar o número de viagens”, explica Vigna.

Jornal Já



Categorias:Aluguel de biciletas, Bicicleta

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18 respostas

  1. Escrevo em apoio e reforço à matéria. De 8/9/17 a 14/10/17 monitorei a quantidade de bikes disponíveis, inclusive após às 22h – horário de fechamento das estações, quando se espera que praticamente todas estejam nas estações, e encontrei no máximo 79 bicicletas, no dia 15/9/17, um dia em que chovia muito. Que o novo sistema entre logo em operação, com novas e melhores bicicletas.

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  2. Bueno, já estamos na metade do mês de novembro e ainda não vi estação ou bike nova. Ainda temos 15 dias….

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  3. impressionante como nada mais dá certo em Porto Alegre.
    Uma cidade que, em muitos casos, foi precursora de vária iniciativas sociais e urbanas.
    Não é só culpa dos políticos… esta dicotomia (alimentada pelas “ideologias” políticas e pelos meios de comunicação ajuda a afundar cada vez mais nossa sociedade.

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    • Porto Alegre é a cidade dos entendedores… dos opinadores… dos contrariadores…
      A cidade dos especialistas em generalidades…
      Sempre digo que aqui não se debate e sim, se embate.
      A opinião de um técnico que estudou e tem reputação sobre um determinado tema é jogada na mesma latrina (ou mesmo pedestal, dependendo do caso) daquele que grita mais alto ou toma alguma bandeira de “igualdade” ou “luta contra a opressão” ou seja lá o que for, sempre vinculada a politicagens em geral.

      Nos tornamos a vanguarda do atraso, como já é notório. Minha geração não vai ver isso melhorar. Espero que a geração de nosso filhos seja menos bélica e mais fraternal do que a nossa, senão o caminho será o fundo do poço (ou o aeroporto).

      simplesmente, triste…

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  4. Que M, eu que pegava em frente ao mae de deus pra ir pra casa na frente do inter apos a academia, ja era! bom, nao pago mais pro bike poa, um cliente a menos!

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  5. Aos críticos do Júnior, pergunta honesta: acreditam que o Melo estaria pagando os municipários sem dificuldades, teria acabado as obras do Fortunati, enfim, estaria tocando a prefeitura sem problemas?

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    • Alexandre. Eu sou municipário e votei no Marchezan, mais como uma rejeição ao continuismo do Melo, que participou de uma administração lamentável, mesmo tendo acesso a muita grana da união. Não imaginava que esse prefeito fosse tão maluco quanto é. Ele mente descaradamente sobre as contas do município. O portal de transparência está lá para provar que há grana. Infelizmente a gente não tem como prever o futuro, mas tenho certeza de que o Melo não seria capaz de ter 10% da maldade e perseguição ao servidor público que o Marchezan está fazendo.

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    • O Melo faria exatamente o que o Fortunati fez quando recebeu a prefeitura do Fogaça: Manteria os CCs do Fortunati e colocaria os CCs dele.

      O Marchezan ganhou só porque disse que iria reduzir os CCs e assim iria sobrar dinheiro e minha maior bronca com o Marchezan são justamente esses CCs. Que praga difícil de exterminar essa dos CCs…

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      • CC’s são o de menos. As pessoas se apegam a detalhes. Eles não fazem muita diferença no orçamento. Seria apenas uma medida paliativa com repercussão midiática, do que realmente uma medida estruturante. E aqui quem escreve é servidor público. Evidente que o Marchezan, assim como Melo deveriam reduzir drasticamente os CC’s…mas há outras tantas coisas mais importantes a fazer na administração pública.

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      • Disso eu não sei. Qdo puder divulga aí. É importante conhecer os gargalos da administração pública.

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    • Zé e municipários: não teria como passar uma lei estipulando que os salários deveriam por obrigação ser prioridade no pagamento em relação ao pagamento de fornecedores e outros pagamentos?

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      • A legislação até já prevê isso. O problema é a vontade política e os projetos políticos. Quando o cara não quer pagar, ele não paga. Quando ele quer dar gratificação nababesca a alguém, ele dá. Veja que por exemplo, Sartori e Marchezan têm contra si liminares que desautorizam o parcelamento de salários. O quê eles fazem? Estão se lichando pra decisão judicial. Pagam multa mas parcelam, e essa situação não tem data para acabar, visto que ainda depende de decisão de mérito no STF (súmula vinculante). Ambos os governantes sabiam disso e usaram essa lacuna jurídica pra parcelar. E convenhamos; depender do desse nosso maravilhoso STF é phoda.

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  6. E o júnior não se preocupa com isso não??

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  7. Olha, do ponto de vista que essas bicicletas tem uma finalidade de mobilidade urbana, faz mais sentido elas terem as estações próximas. Estações isoladas servem apenas para passeios ocasionais. A ideia é pegar a bicicleta no ponto A, se locomover ao ponto B e deixar lá…

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  8. Fora que tem gente fazendo UberEats de bike poa.

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