Obras de ampliação do Aeroporto Salgado Filho iniciarão em janeiro de 2018

Empresa que vai administrar o Salgado Filho anunciou nesta quarta-feira (25) que melhorias na pista e no terminal de passageiros devem ficar prontas até 2021

Aeroporto Internacional Salgado Filho – vista aérea. Foto: José Artur Eidt

As obras de ampliação do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, devem ter início em janeiro de 2018. A informação foi dada nesta quarta-feira (25) pela empresa alemã Fraport, que vai administrar o terminal pelos próximos 25 anos.

Conforme a empresa, três reformas serão iniciadas no início do ano que vem e devem ser concluídas até 2021: a ampliação da pista, do terminal de passageiros e a drenagem do aeroporto.

Ainda estão previstas em contrato a construção de um novo estacionamento, a ampliação das pontes de embarque, o aumento do pátio de aeronaves, um novo terminal de cargas e reforma no terminal 2. (Nota do Blog: A construção do Terminal de Carga, ao contrário do que fala o G1,  não está no contrato, mas a empresa fala em estender e realizar a obra).

As reformas no Aeroporto Internacional Salgado Filho devem custar R$ 600 milhões. A empresa diz que 90% das obras estarão prontas em dois anos, ainda que a maioria dos recursos serão liberados até 2019.

A pista do aeroporto só poderá receber aviões maiores depois da ampliação, que depende da remoção de famílias situadas próximas ao Salgado Filho, nas Vilas Dique e Nazaré. Segundo a empresa, isso deve acontecer até outubro de 2019. (Nota do Blog: Mas as obras da ampliação podem iniciar sem a retirada das famílias, pois a área onde vai acontecer a ampliação de fato já está liberada. O que acontece é que para as aeronaves decolarem e aterrissarem com segurança vai ser necessária a retirada desta aglomeração de moradores da Vila Nazaré).

A Fraport anunciou, ainda, melhorias em serviços básicos como conexão de internet, iluminação e banheiros.

A expectativa do grupo alemão é aumentar o número de passageiros de 8 milhões para 22 milhões ao ano até o fim do contrato.

G1 – Globo.com



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho

Tags:, , ,

14 respostas

  1. É os empregos para obra de ampliação alguém sabe quando irão começar a fichar ou a empresa q vai tocar á obra

    • Tu deve entrar em contato com a própria Fraport.
      As obras da pista, e também da ampliação do Terminal 1 e da construção do novo prédio estacionamento devem começar entre fevereiro e março. É tudo pra já.
      Consegui no novo site da Fraport Porto Alegre o seguinte:
      Ofertas de Vagas
      Envie o seu currículo para
      recrutamentopoa@fraport-brasil.com
      Escreva pra lá e informe-se.

  2. Até as notícias contradizem-se mutuamente. No último post sobre o aeroporto, está escrito que a Fraport só vai assumir a administração em março ou abril de 2018. Neste post aqui, diz que as obras de ampliação começarão em janeiro 2018. Afinal, Giba. te decide, né. kk

  3. Só falta combinar com os russos (Smams, 5º COMAR, Demhab, SMPEO, etc, etc e etc….e mais aqueles rachides indispensáveis para a liberação de todas as grandes obras. Fora isso, vai ser mamão com açúcar.

  4. Movimento de passageiros de 8 milhões para 22 milhões é meio ambicioso,ja que porto alegre não tem nenhum ponto turistico de relevância.

    • A movimentação de do aeroporto de uma cidade não depende apenas dos pontos turísticos desta, e o SF ainda supre a demanda de toda a RM e inclusive cidades turísticas como Gramado e Canela.

  5. Acho que vi alguns Renders já liberados sobre o novo aeroporto que o Blog poderia ver se são reais e posta-los aqui.

    Na minha opinião, espero que não haja nenhum entrave com nada do que será feito, pois a Fraport terá que administrar e reformar dois mega aeroportos em conjunto no mesmo período de tempo, não sei mas me parece que o novo Floripa airport está mais bem planejado com obras e detalhes

    • Há alguns renderes antigos, de um novo aeroporto praticamente, projeto este da Infraero. Eles foram postados no Blog há um bom tempo. Não vou postar novamente pois não configuram realidade, já que a Fraport provavelmente terá um outro projeto, diferente do da Infraero.
      Vamos aguardar os renders da Fraport.
      Com certeza assim que saírem, esatarão aqui no Blog.

  6. O blog tem razão, porém o investimento de ampliação da pista é alto e o Brasil não é confiável, então resta saber se os alemães vão querer fazer a pista antes de saber ao certo se aquela favela (na Globo seria “comunidade”) vai, de fato, ser removida.

  7. Vai tudo ficar pronto antes da trincheira da Ceará.

  8. Um excelente momento, uma baita oportunidade para uma virada e avanço da economia gaúcha. Um melhor terminal de passageiros realmente é algo necessário nesse aeroporto, mas essa ênfase que será dada no transporte de cargas é algo fundamental para dar melhores condições de competitividade para as empresas gaúchas. Ultra bem-vinda bendita Fraport!

  9. Nem acredito ainda nisso, espero que realmente se realize como prometido e que seja o início de uma nova espiral positiva para Porto Alegre e o RS, depois de décadas!

Faça seu comentário aqui: