Nota do Blog: Em vez da Sala Sinfônica, na Av. Loureiro da Silva, uma sala do Centro Administrativo será transformado em teatro, com 1.100 lugares, e sala de ensaios, com café e demais salas de apoio.
Mais uma perda inestimável para a cidade de Porto Alegre !!
Na tarde da segunda-feira, 23 de outubro, foi anunciada a repactuação do convênio do Ministério da Cultura do Brasil e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para a construção da Casa da Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF). A confirmação da viabilização da proposta que garante recursos para a obra da sede da Ospa foi feita pelo Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, durante o lançamento do edital “Juntos pela Cultura 2” no Palácio Piratini. A cerimônia teve a presença do governador do Estado do RS, José Ivo Sartori, e do secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo.
A readequação define que a atual Sala de Ensaios da Ospa será transformada em uma sala de concertos com aproximadamente 1.100 lugares e que, no terreno na Avenida Loureiro da Silva que já estava destinado à orquestra, será construído um Teatro Aberto, o Museu da Ospa e um espaço para o projeto social da Escola de Música da sinfônica. O valor inicial pactuado para a construção da Sala Sinfônica da Ospa era de aproximadamente R$ 23 milhões de reais. Agora, o valor acordado passa a ser de R$ 10 milhões de reais.
O projeto anterior da Sala Sinfônica da Ospa previa um custo de mais de 40 milhões de reais e, devido aos desdobramentos da construção, não havia perspectiva de prazo para a entrega. A nova estrutura poderá ser usufruída pela orquestra e pela sociedade em um curto espaço de tempo – a previsão de finalização das obras da Casa da Música da Ospa é março de 2018.
Além de uma sala de concertos, a Casa da Música da Ospa no CAFF contará com um memorial, um café, uma sala para o coro sinfônico da Ospa, camarins, depósitos e salas de estudo. A estrutura terá um custo de manutenção menor em relação a projetos anteriores, já que toda a infraestrutura do Centro Administrativo será aproveitada (estacionamento, segurança, etc.). No espaço na Avenida Loureiro da Silva, serão utilizadas as fundações já existentes, ali colocadas para a Sala Sinfônica da Ospa. A concha acústica poderá ser utilizada não só pela Ospa, seu coro e orquestra jovem, mas também por outros tipos de apresentações, shows e grupos.
“Esta é uma conquista histórica para a Fundação Ospa e para a comunidade gaúcha. Com sua sede, a Ospa poderá entregar para a sociedade um trabalho ainda mais qualificado. Esse projeto segue os princípios da razoabilidade e economicidade, o que é um importante diferencial em relação a outras propostas”, afirma Rogério Beidacki, superintendente administrativo-financeiro da Ospa. O diretor artístico e maestro da Ospa, Evandro Matté, por sua vez, comemora a realização que oportunizará à sociedade gaúcha novos espaços culturais de ponta: “Finalmente teremos um local fixo para desenvolvermos nosso trabalho, com boas condições para uma orquestra sinfônica e estabilidade para uma programação ainda mais rica”.
Fonte: Site da OSPA
Título original da matéria: Ministério da Cultura e Governo do RS repactuam convênio para construção da Casa da Música da Ospa
Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Cultura, Teatro da OSPA
Enquanto isso o peladão do MASP recebeu um milhão em isenção fiscal para brincar com um origami de plástico. Arte deve ser incentivada? Certamente, mas com infraestrutura! Enquanto uns ganham milhões com a Lei Rouanet para fazer cocô em público e cometer estelionato artístico sobre o pretexto de “ninguém compreender sua arte”, nossa sala da OSPA acaba de ir para o limbo e o término do Multipalco anda à passos de tartaruga.
CurtirCurtir
É um completo absurdo ….. Que vexame … E a administração da ospa , ainda comemora , ” como um grande avanço ” para a orquestra … Que avanço ??? Trocar uma sala de EXCELÊNCIA , e referência arquitetônica, por um puxadinho no centro administrativo, que por mais bem feito que seja, não terá nem de perto o nível de qualidade da tão sonhada sala sinfônica. Que papelão … Sem contar o mico que fizeram o pobre maestro karabtchevsky, e todo o público da Ospa, a reger e participar de QUATRO concertos inaugurais das obras da Sala Sinfônica …. 2 concertos no shopping total, quando até enterraram uma cápsula do tempo, com jornais, partituras , violino e batuta ….. 1 concerto no palácio piratini, na época do governo Rigoto … e um concerto no atual local , no parque harmonia …. Enquanto isso … a sala são paulo .. o colón … recebendo os maiores nomes do canto lírico mundial, e da música clássica .. Todas orquestras de altíssimo nível , com suas CASAS de excelência …. Minas tb, faz horas que deixou a Ospa comendo poeira ….. Que triste …. Teria muito mais coisas para falar …. mas nem dá vontade … Afinal, é total perda de tempo …. Estamos na “vanguardista” Porto Alegre …..
https://polldaddy.com/js/rating/rating.js
CurtirCurtir
Porto Não Alegre reafirmando estar sempre na contramão das realizações positivas das grandes metrópoles!!! Eîta talento!! Êita sina!!!
CurtirCurtir
A nominação de CEMITÉRIO DE PROJETOS faz cada vez mais sentido
CurtirCurtir
Exatamente Guilherme.
Em breve teremos um artigo no Blog bem interessante, justamente sobre isso.
CurtirCurtir
Porto Alegre se apequenando cada vez mais. Lamentável!!…
CurtirCurtir
E quem é que vai responder pelos milhões já gastos em projetos e nas fundações? Sempre a irresponsabilidade estoura no c* da população que paga a conta…essa cidade não tem jeito…para que fazer concha acústica se tem o elefante branco ali do lado que é usado umas duas vezes no ano??!!
CurtirCurtir
que pena…
CurtirCurtir
Pela foto da direita é inegável que as fundações desse projeto cumprem uma função social nobre. Varal das roupas de mendigos e drogados.
CurtirCurtir
Pelo menos são limopinhos
CurtirCurtir
O Sul é o meu país. kkk Eu apoio a separação. É o Brasil que tem que separar-se do RS. Isso aqui é o KU do mundo.
CurtirCurtir
Não acredito! Desiludido! Que cidadezinha mequetrefe, pelamor! E eu ainda decidi sair de Curitiba para voltar para cá!
CurtirCurtir
Porto Alegre, sempre na marcha a ré, pobretona e cada vez menos significante em termos nacionais, enquanto temos Sampa com sua belíssima e esplendorosa Sala São Paulo e Minas Gerais com sua nova e fenomenal sala Filarmônica, como se pode ver: http://www.filarmonica.art.br/sala-minas-gerais/
CurtirCurtir
por que voce fez isso jmhcardoso? acabei de levar um soco na cara olhando a filarmonica de BH. que coisa maravilhosa. ja aqui na gori (cidade natal de stalin) do sul nada sai do papel
CurtirCurtir
O Memorial Prestes saiu…
CurtirCurtir