Marchezan busca parcerias e investimentos na Europa

Porto Alegre, RS – 27/09/2017
Prefeitura lança edital para adoção das áreas verdes da orla do Guaíba
Foto: Luciano Lanes/PMPA

O prefeito Nelson Marchezan Júnior participa entre os dias 12 e 16 de novembro, em Barcelona (Espanha), do Congresso Mundial Smart City Expo. Vice-presidente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Marchezan integra a comitiva da entidade, que é formada pelo presidente da FNP, o prefeito Jonas Donizette, de Campinas (SP), e outros nove chefes do Executivo Municipal. O congresso é referência mundial na promoção de políticas para cidades inteligentes.

O presidente da La Salle Technova Barcelona e da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação, Josep Piqué, vai acompanhar Marchezan nas agendas em Barcelona. Está prevista uma visita técnica ao projeto 22@barcelona, de revitalização do Distrito Industrial 22A. No começo dos anos 2000, a iniciativa envolveu poder público, empresas, universidades e sociedade civil e transformou o distrito industrial. O prefeito vai se reunir com integrantes da Barcelona Activa – agência de desenvolvimento econômico da cidade e região metropolitana de Barcelona, na Espanha. Desde 1986, executa políticas de promoção econômica, apoio a empresas e iniciativas empreendedoras, e de geração de empregos. Em outubro, Piqué esteve no TecnoPuc para falar sobre as iniciativas como o 22@barcelona e sobre a revitalização em Medelín (Colômbia), a convite do Conselho de Inovação de Porto Alegre.

Os custos da viagem do prefeito serão bancados pelos organizadores do evento.

Busca de parcerias – Aproveitando a oportunidade de estar no Congresso, e com base nos contatos que a Prefeitura constituiu com grupos de empresários e investidores ao longo deste ano, o prefeito Nelson Marchezan Júnior irá estender o período da viagem para uma missão ampliada que seguirá para Paris (França), Frankfurt (Alemanha) e Lisboa (Portugal).

O objetivo é apresentar as potencialidades de Porto Alegre a empresários e organizações que possam ser parceiras do Executivo Municipal. Entre os setores estratégicos para a atração de investimentos estão a gestão de resíduos sólidos, de parques e centro de eventos, de mobiliário urbano e de saneamento.

Nos dias 16 e 17, Marchezan terá reuniões em Paris com representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), da Business France (que faz a promoção comercial do país), entre outras atividades.  O prefeito vai apresentar a carteira de projetos nas áreas de infraestrutura e serviços nas quais podem ser firmadas parcerias público-privadas (PPPs).

No dia 18, Marchezan vai se encontrar com representantes da Câmara de Comércio de Hessen, em Frankfrut, além de reuniões com dirigentes de empresas da área de infraestrutura e do setor médico. Nos dias 21 e 22, as atividades estarão concentradas em Lisboa, onde o prefeito também vai apresentar as potencialidades de investimentos em Porto Alegre na Agência Nacional de Inovação, no Serviço Comercial Português, com a Câmara Municipal de Lisboa e com o Centro de Inovação.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Economia da cidade

Tags:, , ,

35 respostas

  1. No final de tudo isso, fica consagrado uma única solução, ao meu ver, claro: Chega de Politica e de Políticos. Vamos encerrar com as mentiras. Essas atividades deveriam ser realizadas por profissionais com formação especifica para gestores e serem remunerados para tal. Salário fixo e obrigações a fazer, caso contrário: Rua. Demissão. Não pode mais ser eleito quem “mais argumenta; quem cria a melhor ilusão”. Basta.

    • E como vamos escolher os gestores? Que tal uma eleição para gestor a cada quatro anos? Podemos chamar esse processo seletivo de gestores de democracia.

      • Sem politicagem. Sem “eleições”. Profissional habilitado, consagrado na sua atividade pois esta realizando um Planejamento Estratégico previamente estruturado, não tem que se renovar. Enquanto cumprir a função com o que se espera, se manter atualizado: fica empregado!!!

  2. Realmente é complicado ver a incapacidade administrativa. Foi eleito prometendo coisas que não consegue nem imaginar como fazer. Foi proposto a Prefeitura uma solução para controle de descarte de resíduos, com custo praticamente zero, com capacidade de retorno financeiro, mas tinha um problema sério: era desenvolvimento local. Não é “made in qualquer lugar out”. Ai não serve. É muito barato e ainda vai dar retorno financeiro: assim não pode. Querem cortar o turismo internacional do Prefeito??? As pessoas estão sendo expostas ao crime cada dia mais e….nada. NA D A !!! Virou de cabeça pra baixo. Colocaram os camelos no tal “Camelódromo”: els estão lá pagando os pecados e as rua estão lotadas de novos vendedores, tudo sem nenhum critério. As bancas de frutas e verduras organizadas dentor e fora do Mercado Público estão com a concorrência de dezenas de bancas improvisadas no meio da calçada, da rua, em qualquer lugar: uma zorra total. E ai???? Cade a Smic??? N A D A!!!

  3. Curioso o fato de mesmo com o município “quebrado”, como diz o prefeito que tenha esse dinheiro para fazer essa comitiva para Europa nesse exato momento, quando isso poderia ser adiado (a exemplo de obras que a prefeitura não está realizando).

    Tomara que Junior, o pequeno, consiga trazer bons investimentos e parceria as cidade. Conforme suas propostas liberais e de direita prometiam nas campanhas.

    Por que até agora só vimos propostas semelhantes a de todos políticos padrão: tentativas de privatizar empresas públicas, parcelamento de salários, retirada de direitos de servidores públicos e muito chororo da gestão anterior.

  4. O. Para que existe uma “Secretaria de relações institucionais e Articulação” e uma “Secretaria de Parcerias Estratégicas”? Uma das duas é inútil. Junta as duas e economiza.

    O. Para que existe um “Gabinete de Desenvolvimento e Assuntos Especiais” e uma “Secretaria de Inovação e Tecnologia “? Uma das duas é inútil. Junta as duas e economiza.

    O. Para que existe um “Secretaria Municipal de Administração” e uma “Secretaria Municipal de Gestão”? Uma das duas é inútil. Junta as duas e economiza. (Pablo)

    Nesses quesitos eu concordo 100% com você. Não só essas estruturas, mas também a SMPEO. Elas são estruturas nascidas e pensadas apenas para acomodar secretários, cc’s e ampliar a base aliada. Há uma série de absurdos administrativos dentro do serviço público, mas lembro que todos eles foram hauridos nos interesses dos gestores eleitos. A decisão de criar secretarias, cargos e estruturas é inteiramente atinente aos gestores públicos. São decisões políticas. O funcionário está lá para cumprir suas tarefas, ordens superiores e se adequar às diretrizes do mandatário. Eu sou um defensor do enxugamento estrutural da máquina pública e cito, INCLUSIVE E PRINCIPALMENTE, algo que nunca li nem ouvi ninguém falar – a reunificação municipal no Brasil. Esse é um dos principais motivos pela derrocada da nação. A sanha emancipacionista. O RS tem 500 municípios. Uma vergonha. Mas esse assunto não interessa à classe política e pior ainda, a muitos cidadãos que deveriam lutar para que esse exército extra de vereadores, câmaras, secretários e prefeitos fosse reduzido em 90%. Esse assunto nunca ninguém aventou, mesmo os políticos que se dizem favoráveis ao estado mínimo ou em defesa da ideologia dita neoliberal. Se eles fossem coerentes, também lutariam pela reunificação municipal. O RS não precisa tem mais do que 50 municípios, por exemplo. Calcule aí quanto custa ao cidadão 450 municípios extras por ano. Não há dinheiro que chegue pra sustentar isso.

    • Certamente, esse é um outro ponto. Reduzir o número de municípios. Houve um projeto que estipulava a existência de um município ao fato dele gerar mais receita que despesa. Não lembro que fim deu.

      Também a quantidade de estados pequenos na região nordeste ajuda a consumir dinheiro que poderia nem ter saído da população.

  5. “Se isso é verdade e tem provas. Entra na justiça e pronto. Não tem que ficar de mimimi.” (Pablo)
    Eu não estou de mimimi. Estou debatendo e esclarecendo as coisas aqui no blog. A justiça a priori já decidiu. Desautorizou através de duas liminares o parcelamento de salários. E por que decidiu assim? Por que os juízes entendem que há dinheiro. O relatório preliminar do TCE já foi divulgado, mas com uma determinação para que a PMPA faça uma readequação no fornecimento das informações, pois do jeito que ela disponibilizou ao TCE, não há como analisar mais acuradamente os dados, pois a administração recusa-se a abrir os extratos das contas e também divulga dados muito imprecisos com o intuito de dificultar a análise minuciosa. Por que será? A PMPA já foi instada judicialmente a quitar as folhas de pagamento integralmente e sem parcelamento, tanto que ela está pagando multa diária de 10.000 reais por não respeitar as decisões liminares. Então é lamentável que tu venhas aqui me orientando pra parar de chorar e coisa e tal. Tu tens que te informar em vez de vomitar asneiras. Eu sou um trabalhador, pago impostos e mereço mais consideração. A mesma consideração que eu tenho com os demais trabalhadores, sejam eles servidores públicos ou da iniciativa privada. Entrar na justiça qualquer um pode, a qualquer momento e por qualquer motivo. Tu não precisas me recomendar isso. Tenha mais respeito com o meu trabalho.

    • Eu não sei qual o teu trabalho então não sei te dizer se eu respeito ou não.

      De qualquer forma, eu já passei pelo setor público e tenho parentes e amigos no setor público e te digo que não respeito quem faz um trabalho que as pessoas não querem, que não traz benefício nenhum para a população e em muitas vezes trabalhos que até prejudicam a sociedade. Eu saí do setor público justamente porque o trabalho que eu estava desenvolvendo não agregava nada para a sociedade e eu não admito receber dinheiro de quem não quer me pagar para oferecer algo que não é de interesse. Nessa época, por mais que eu tentasse fazer algo de útil, nunca conseguia, então foi melhor sair e fazer algo de útil, porque não admito ir para o trabalho só para receber no final do mês. Isso é errado!

      Sobre as informações que vc coloca, é realmente grave. Aliás, é mais grave essas informações não estarem na mídia, nem no “bendido” Sul21. Se a prefeitura está pagando multa, nós estamos pagando multa e isso deve ser divulgado. Aliás, é muito mais importante atacar o problema da má administração da prefeitura do que da pessoa do Marchezan. O que é que adianta reclamar do despacito e deixar a sujeira da administração passar?

      • “Eu não sei qual o teu trabalho então não sei te dizer se eu respeito ou não.” (Pablo)
        Errado. Tu não sabes qual o meu trabalho, mas já me condenou mesmo sem saber. A prova foi o teu discurso favorável aos cortes no salário do servidor público. Isso me atinge diretamente, mesmo sem tu saberes o que eu faço. Eu não sei aonde tu trabalhavas no setor público e não sei aonde tu trabalhas na iniciativa privada. Por isso não posso opinar sobre a tua eficiência ou não. Vender auto-eficiência é fácil. No discurso é barbadinha. Tela, papel e quadro-negro aceitam qualquer coisa.

        • Onde é que eu defendi cortes de salário? Tá fumado?

          • “As pessoas não percebem que uma hora isso teria que acontecer (corte de gastos, tirar benefícios de funcionários públicos). (José).” Tua resposta ao José; “É exatamente isso” (Pablo)
            Estão preconizando corte no salário de trabalhadores, mesmo já tendo sido provado que há dinheiro muito mais do que suficiente para a administração saldar os compromissos do nosso contrato de trabalho.

          • Se tiver dívida, isso é inevitável. Quer o que? Que político imprima dinheiro como propôs o Ciro Gomes? Aí que está… Que faça protestos para a prefeitura abrir as contas e não ficar de ataque pessoal como essa gente que vai nos protestos contra o Marchezan.

            Eu fui nesses protestos e é tudo a mesma coisa. É ataque pessoal mas não querem a mudança no sistema. Daí troca o boneco e o sistema continua o mesmo. O Marchezan vai cair, botar outro fantoche no lugar e transparência que é bom nada! Vai continuar sendo algo mais fechado que a CIA.

  6. isto é só lazer e turismo e no nosso pais muitos politicos fazem isto,prometem mundos e fundos e na hora de trabalhar vão conversar fiado lá fora, não é o primeiro e nem o ultimo.

  7. Se o estado (governo) não fosse tão pesado, haveriam investidores brasileiros e não precisaria ir para a Europa e procurar algum investidor desavisado achando que investir no Brasil é igual investir na Europa.

    Só uma licença ambiental demora anos para conseguir, fora a infinidade de secretarias, carimbos, autorizações, papelada e a cobrança abusiva de imposto para não recebermos nada de volta e acabamos pagando duas vezes: Uma para o governo cuidar da segurança, outra para segurança privada. Uma para o governo fornecer educação outra para instituições particulares de educação. Uma para o governo cuidar da saúde outra para planos de saúde. Uma para o governo cuidar das estradas outra para o pedágio…

    Quando o europeu aprende isso, nunca mais quer investir no Brasil.

  8. Destruir a vida dos servidores hehehe, é muita cara de pau. Tirar Gratificações de 5 % a cada 3 anos + 15% depois de 15 anos, licença premio de 3 meses a cada 5 anos…. Acabar com coisas que só quem é funcionário publico recebe, isso já tendo um salário maior que a iniciativa privada não vai destruir a vida do funcionário publico… E isso que ganham essas gratificações e licenças como premio para fornecerem um serviço de qualidade bem duvidosa para população.

    • Todos os assalariados têm direito a lutar pelas suas carreiras. As eventuais conquistas não caíram do céu. Foram obtidas com muita luta. Toda e qualquer pessoa procura valorização profissional; ao menos manutenção do poder aquisitivo. Quero que todos ganhem melhor. Quanto mais gente com um bom salário, melhor pra mim. Imagina se eu vou ocupar espaço aqui no blog pra atacar ou vilipendiar o salário dos outros ou dizer que fulano, cicrano ou beltrano ganham de mais, que não merecem, que só mamam sem fazer nada. Isso seria uma agressão gratuita e uma declaração de ódio aos trabalhadores. Não sejam tristes. Valorizem-se e deixem os outros também lutarem por valorização ou lutarem pra não perderem valor. Nós servidores da PMPA não estamos brigando por aumento de salário. Só estamos lutando pela manutenção do poder de compra. Inclusive nem recebemos a reposição inflacionária do período. Já estamos perdendo. O quê vocês querem então? Não sejam tristes. Não façam o papel de odiadores da carreira dos outros.

      • O problema é confundir trabalho com emprego. Tem muito gente, tanto no setor privado, mas principalmente no setor público com emprego, mas sem trabalho, pois o trabalho feito não agrega nada para as pessoas. Se eu passar o dia inteiro em casa fazendo serragem com uma lixa de unha, isso não agrega nada a ninguém e é completamente errado obrigar as pessoas a pagar por esse trabalho que ninguém quer.

        Por isso que o emprego está e vias de extinção e sobrara apenas trabalho. Cada um ganha pelo serviço feito e entregue.

        • Tu estás universalizando um conceito feito por ti mesmo. “Não agrega nada” é um conceito da tua volição. (ato da determinação da vontade). Como tu sabes que não agrega nada? Tu és o mestre da valoração intrínseca das coisas? Tu é que sabes o que realmente tem utilidade? Essa tua dialética do pragmatismo absoluto tem mais furos do que um queijo emental.

          • Se obrigam as pessoas a pagar, é por que não serve para nada.

          • “Se obrigam as pessoas a pagar, é por que não serve para nada” (Pablo).
            “…esse trabalho que ninguém quer” (Pablo)

            Mas, especificamente falando, qual ou quais são esses trabalhos que ninguém quer? Ninguém quer ou tu não queres?
            Quer dizer que os tributos não servem pra nada então? Sim, pela tua “lógica quântica”, imposto a gente é obrigado a pagar, logo, não serve pra nada. Esse teu silogismo peculiar está fazendo o nosso amigo Descartes revirar-se na cova, coitadinho.

          • Aí alguns exemplos de inutilidades:

            O. Para que existe uma “Secretaria de relações institucionais e Articulação” e uma “Secretaria de Parcerias Estratégicas”? Uma das duas é inútil. Junta as duas e economiza.

            O. Para que existe um “Gabinete de Desenvolvimento e Assuntos Especiais” e uma “Secretaria de Inovação e Tecnologia “? Uma das duas é inútil. Junta as duas e economiza.

            O. Para que existe um “Secretaria Municipal de Administração” e uma “Secretaria Municipal de Gestão”? Uma das duas é inútil. Junta as duas e economiza.

            Não adianta citar Descartes ou sei lá quem tentando ofender. Você sabe ao que eu me refiro.

  9. Será que esses investidores tem conhecimento de que toda semana tem alguém pulando fora do governo municipal? Que o atual prefeito mente quanto a real situação financeira do município, como já apontou preliminarmente o TCE? Eles sabem que o atual prefeito forjou um tal banco de talentos com o único propósito de acomodar CCs amigos em toda a prefeitura, contrariando as promessas de campanha? Esses investidores sabem que o atual prefeito instrui seus secretários a não autorizar serviços, mesmo havendo recursos, numa clara ação de sabotagem contra a cidade? Esses empresários tem conhecimento de que este prefeito jé considerado o pior entre os piores que Porto Alegre já teve?

  10. O pior prefeito da história da cidade. Em 10 meses só fez terrorismo. Se mandou pra ponte de paris e abdicou de governar. Até babalorixá já andou procurando pra superar o momento. Nem todos os orixás e pais de santo do mundo seriam capazes de iluminar um demente que joga grampeador em assessora e sai no tapa (3 vezes) com o próprio líder (ex) de governo dele. Maquiou as contas da PMPA pra justificar não reposição inflacionária e parcelar os salários. Esculhambou de vez a prefeitura. Mentiroso de uma figa. Marchezito é a antítese do gestor público.

    • Esse turismo de luxo de 11 dias é um acinte ao cidadão. Não há agenda alguma na bagagem. É só pra ficar longe da muvuca que ele mesmo criou. 969 CC’s só no Executivo e ainda quer destruir a vida dos servidores com projetos cretinos. Enquanto isso o secretário José Parode ganha 56.000 pelo estado e mais 22.000 na PMPA. Esse é um dos que tentam justificar a todo custo a necessidade do aniquilamento dos salários dos funcionários. Esse e o Busatinho. Ambos tem leis especialmente craidas para que eles possam acumular salários em mais de um poder executivo. Cambada de safados.

    • Acho que as pessoas prefeririam um prefeito que pegasse ainda mais empréstimos, que iriam explodir uma hora, mas felizmente pra o outro trouxa que se candidatasse daqui a 20 anos.

      As pessoas não percebem que uma hora isso teria que acontecer (corte de gastos, tirar benefícios de funcionários públicos). Alguém teria que pensar a longo prazo, e não só a curto prazo, pra garantir a próxima reeleição.

      O mandato dele tá uma merda? Sim. O ideal seria transporte público gratuito, com 50km de metrô? Sim. Mas isso não é possível.

      • É bem isso. Exatamente.

        Tem muita gente que ainda acredita que político tira dinheiro da cartola e se PoA está ruim é simplesmente porque o político não “deu” dinheiro. Como se o político fosse o Patrón Europeu que chega com a riqueza da corte e sai construindo coisas.

        • Para informar aos desinformados; o TCE auditou as contas da PMPA e aferiu que há dinheiro em caixa e o comprometimento da receita com despesa de pessoal é 44%. Pela lei de responsabilidade fiscal, o comprometimento não pode ultrapassar o limite prudencial de 51,7% Portanto (MATEMÁTICA E ARITMTMETICAMENTE) falando, há dinheiro mais do que suficiente. Ele criou um grande factoide pra surrupiar o salário do trabalhador e governar com os amigos que financiaram a campanha dele. Aliás, maquiou as contas e terá que se explicar pro TCE. Isso não é papo de servidor público. É fato apurado pelo Tribunal de Contas. A prefeitura de Caxias do Sul tem maior comprometimento com folha de pagamento e nem por isso deixa de pagar seus funcionários em dia. Marchezan é um mentiroso e caloteiro e, aos opinadores de plantão uma observação: como é fácil preconizar corte no salário dos outros. Informem-se melhor antes de escreverem bobagens.

  11. Tem que começa a estipular uma regra para essas excursões de governadores e prefeitos gaúchos pelo exterior: se não conseguirem investimentos que custeiem a viagem, o político em questão deve pagar o custo total de toda a entourage do bolso.

Faça seu comentário aqui: