A drástica redução no número de bicicletas disponíveis no aplicativo BikePoa será tema de discussão, nesta terça-feira, 14/11, a partir das 14h30, na Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre. Das 400 bicicletas que deveriam estar operando, conforme o edital assinado em maio do ano passado, nem a metade esta à disposição dos usuários.
Além do que, os números apresentados também apresentam disparidades. A EPTC diz que 130 bikes estão operando, mas o gerente de projetos da empresa, Antonio Vigna, admitiu que menos de oitenta estão em operação. O aplicativo mostra uma disponibilidade ainda menor de veículos.
O proponente da discussão no Legislativo, o vereador Marcelo Sgarbossa (PT) justificou a reunião: “É um serviço importante para a mobilidade urbana na Capital que vem enfrentando problemas nos últimos meses.”
Conforme o parlamentar, foram convidados para o encontro representantes da EPTC e da empresa que opera o sistema, a Tembici.
Prefeitura promete troca de estações e bikes para novembro
A prefeitura explica que o baixo número de bicicletas deve-se a troca da empresa prestadora do serviço. Em agosto, a Tembici assumiu a operação do sistema no lugar da Serttel. Com isso, as bikes estragadas não foram repostas.
Também em agosto, a Prefeitura anunciou a troca no sistema do bikepoa até o fim deste ano. A implementação das novas estações e 410 bicicletas está prevista para começar ainda neste mês de novembro. A promessa é que as estações terão espaço para mais bicicletas.
As estações também terão mudanças físicas. Elas deverão serem mais próximas uma da outra e atenderão um raio menor do que o oferecido hoje. As estações do Cristal e do Bela Vista, na Praça da Encol, não existirão mais. Os postos em frente ao Hospital Mãe de Deus e no estádio Beira-Rio também terão o mesmo destino. Para a zona Sul, a estação mais distante será a do museu Iberê Camargo. Já em direção a Zona Norte, a estação mais afastada será a do Parcão.
“Assim, espera-se qualificar o serviço e aumentar o número de viagens”, explicou Vigna.
Categorias:Aluguel de biciletas
Chegamos ao fim de novembro e mais uma promessa não se cumpriu, pois não há estações novas e o número de bikes disponíveis diariamente se reduziu para a média de 60, ou seja a apenas 15% das 400 que deveriam estar operando.
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“…Elas deverão serem mais próximas uma da outra e atenderão um raio menor do que o oferecido hoje.” QUE BELEZA, ao invés de aumentar o raio de atendimento, vão reduzir e os postos que uso, Mae de Deus e Beira Rio, serão extintos, bom o app do meu celular idem, um cliente a menos nessa empresa!
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Já saltava aos olhos o número reduzido de bicicletas nas estações.
Esperança de que se resolva….
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Não tem como desburocratizar o sistema de modo que qualquer empresa possa entrar no mercado, bastando ter um número mínimo de bikes é estações?
Se houvesse várias empresas, ninguém notaria que está acontecendo trocas
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Que eu saiba nada proíbe isso. Tanto que tem uma empresa que vai entrar nos próximos dias com seu próprio sistema. O nome é Loop Bike Sharing. Estou esperando pra ver se presta.
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Na época que foi implantado a prefeitura ficou em dúvida entre duas ou três. Me parece que só pode uma de cada vez.
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Espero que em novembro se resolva esta questão das bikes.
Segue panorama das bikes disponíveis de 8/9/17 a 14/10/17.
Total de Vagas nas estações: 484
Bikes % Dia Hora
40 92% 08/09/2017 16:45
59 88% 14/09/2017 16:30
55 89% 14/09/2017 11:44
63 87% 14/09/2017 14:20
79 84% 15/09/2017 16:09 Com muita chuva
32 93% 19/09/2017 17:00
57 88% 20/09/2017 20:13
54 89% 21/09/2017 20:57
47 90% 22/09/2017 15:57
64 87% 22/09/2017 21:16
5 99% 24/09/2017 17:00
66 86% 24/09/2017 22:15
63 87% 27/09/2017 22:08
52 89% 28/09/2017 21:45
55 89% 02/10/2017 10:55
50 90% 03/10/2017 11:29
71 85% 06/10/2017 14:46 Com chuva fina contínua
76 84% 06/10/2017 23:45
74 85% 07/10/2017 22:55
71 85% 08/10/2017 23:20
57 88% 09/10/2017 09:14
37 92% 09/10/2017 18:27
75 85% 12/10/2017 23:00
77 84% 14/10/2017 21:25
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“As estações também terão mudanças físicas. Elas deverão serem mais próximas uma da outra e atenderão um raio menor do que o oferecido hoje. As estações do Cristal e do Bela Vista, na Praça da Encol, não existirão mais. Os postos em frente ao Hospital Mãe de Deus e no estádio Beira-Rio também terão o mesmo destino. Para a zona Sul, a estação mais distante será a do museu Iberê Camargo. Já em direção a Zona Norte, a estação mais afastada será a do Parcão.”
Ou seja, uma coisa que já era limitada a poucos bairros, vai ser ainda mais limitada. Essa cidade é um fracasso mesmo. Vamos ver se a tal Loop Bike Sharing, que vai entrar no mercado agora, oferece um serviço melhor e mais abrangente. Tomara que seja como o Uber foi para os taxis.
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Lamentável a situação da cidade.. suja, lixo e capoeira, mendigos por todos os lados, ruas cheias de buraco, prefeitura falida, obras paradas e ainda essa das bicicletas..
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Capoeira?
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Capoeira é mato no interior. =)
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