Licença de instalação será entregue em cerimônia nesta terça-feira

Maquete do projeto apresentada em dezembro de 2015 / Divulgação
Após a entrega da licença de instalação pela prefeitura de Porto Alegre à empresa Cais Mauá do Brasil, prevista para esta terça-feira, o consórcio investidor vai se reunir com a Secretaria Estadual dos Transportes para firmar um cronograma de obras da revitalização do Cais. A primeira etapa do projeto engloba os 11 armazéns. As restaurações devem começar em 90 dias, a partir de março, segundo o diretor de operações da empresa Sérgio Lima.
“Os armazéns serão todos restaurados, assim, as questões relativas à deterioração serão resolvidas. Mesmo o telhado de alguns armazéns que foi arrancado será resolvido em breve”, definiu. Quem vai financiar a restauração é a Cais Mauá do Brasil e companhias investidoras do empreendimento.
A prefeitura entrega a licença de instalação ao empreendedor em cerimônia nesta terça-feira. Com a emissão da licença, após décadas de tratativas, a renovação do espaço deve ser entregue em dois anos. A licitação para reformulação da área é de 2010, realizada ainda pela gestão da ex-governadora Yeda Crusius.
Ex-secretário do Gabinete de Assuntos Especiais (GAE), Edemar Tutikian, que esteve à frente do projeto pela prefeitura de Porto Alegre, justificou a demora pela complexidade da proposta. O gestor considera ainda demorou porque a obra precisa ser sustentável econômica, urbana e socialmente.
Quanto aos dez anos para sair do papel, Tutikian lembrou que o primeiro embate se deu para tomar conhecimento sobre quem é dono da área onde está o porto e o cais Mauá. “Não havia definição de titularidade quando começaram as tratativas. Como fazer uma licitação dessa forma? Na época, levamos um ano e meio para chegar à conclusão de que pertencia ao Estado. Além disso, houve mudança de governo e tudo foi revisado”, disse Tutikian.
Somente a etapa de estudo de viabilidade urbana levou quase quatro anos para ser concluída. Os estudos envolvem averiguação de impacto ambiental e mobilidade urbana. Foram realizadas audiências públicas, licitação e aprovação de plano diretor específico para o projeto.
Projeto
Dez dos 11 armazéns são tombados pelo IPHAN, o que colaborou para a demora. O armazém A7, que não é tombado, vai ser demolido, conforme o diretor de operações da Cais Mauá. “A empresa está autorizada a demolir. Essa etapa está pacificada, foi vencida. Todos os órgãos competentes já disseram que não há o que tombar nesse armazém”, garante Sérgio Lima.
De acordo com o consórcio vencedor, além de espaço para negócios, o cais reformulado vai ter dez novas praças de lazer e mais de 11 mil metros quadrados de áreas verdes. A construção, manutenção e restauração do local compreendem os 3,2 quilômetros de extensão, localizados entre a Estação Rodoviária e a Usina do Gasômetro. A estimativa de investimento privado para todas as obras de revitalização gira em torno de R$ 500 milhões, sem utilização de verba pública.
Os armazéns revitalizados serão destinados à gastronomia, cultura, negócios e comércio. A licença ambiental permite que comecem a terraplanagem e as construções civis à beira do Guaíba.
Samantha Klein / Rádio Guaíba / Correio do Povo
___________________________
PRA QUEM SEMPRE FAZ COMENTÁRIOS NEGATIVOS, DEIXAREI AQUI UMA IMAGEM PRA REFLETIRMOS.
ALGUM DIA VOCÊS PENSARAM QUE ESSA OBRA IRIA SAIR DO PAPEL ?
Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Outros assuntos, Projeto de Revitalização do Cais Mauá, Restaurações | Reformas
será que sou apenas eu que acha que deveriam ser demolidos com exceção do portico central e dos armazens que estão juntos a ele , todos os outros galpões do porto? pois na realidade não passam disso galpões de porto, o que tem ali de tão especial para ser tombado como patrimônio histórico ????
CurtirCurtir
Não, não é apenas você que tem pensamento neste sentido.
CurtirCurtir
Eu li uma nota da associação do cais do porto. Achei os questionamentos sobre envolvimento com corrupção SUPER PERTINENTES. Agora o argumento de que “a arquitetura é horrivel” isso é muito relativo. É horrível por que? “Ah shoppings são horríveis”, bem, talvez para os arquitetos que vivem nos palácios de cristais dos bairros com bom comércio de rua, pois o POVÃO adora um shopping. Então, acho que dá para melhorar os argumentos…
CurtirCurtir
Revitalização da Orla, Cais Mauá, Açorianos, Pontal… Esses quatro espaços/equipamentos dando certo, funcionando a pleno, é o sonho de qualquer pessoa que tenha bom senso. Claro que nenhum desses projetos é unanimidade, e a crítica construtiva, com fundamento, visando realmente o bem da cidade é sempre pertinente. Só que em Porto Alegre as coisas são exaustivamente debatidas, e nem sempre num bom nível. Que vingue o Cais Mauá, da melhor forma possível. Já passou da hora.
CurtirCurtir
Agora vai!!!! Aguardando o shopping, os predios e o aquario que foi projetado. Que tudo comece logo em março mesmo.
CurtirCurtir
Vai ter arranha-céus no Cais Mauá?
Quantos andares tem as torres projetadas para o Cais Mauá?
CurtirCurtir
tomara que tenha e sejam realmente altas,para servirem de marco na paisagem e finalmente POA ter algo que saia da mesmice.
CurtirCurtir
que tenha torres, mas o instituto dos arquitetos de esquerda, que tem traumas com objetos falicos ( Freud explica) já começou a colocar barreiras, são os mesmos que acham ótimo a área do estaleiro só ser uma cracolandia- alias como esta aquela área, ja esta na hora de sair alguma coisa-
CurtirCurtir
Tem as torres na região das docas. Em termos de altura, pelo que eu pude notar, minha impressão é que parece ser mais ou menos do nível do Trend City na esquina da Borges com a Ipiranga.
CurtirCurtir
3 Torres na área das Docas Torre 1 com 100 metros, Torre 2 com 90 metros e a Torre 3 com 50 metros
CurtirCurtir
Na verdade a numeração das torres é inversa
CurtirCurtir
Para referência, o prédio mais alto do centro (e da cidade?), o Santa Cruz, tem 107 metros, e 31 andares acima do solo.
CurtirCurtir
32 andares. E mais uns caixotes em cima que faz equivaler a 34 andares.
CurtirCurtir
O que vai sair é a revitalização dos armazéns. É o projeto que está aprovado na PMPA. Mas eu ainda espero aguardar março, pois desconfio quem nem a repaginada nos armazéns sairá do papel. Aguardemos os próximos capítulos.
CurtirCurtir
“PRA QUEM SEMPRE FAZ COMENTÁRIOS NEGATIVOS, DEIXAREI AQUI UMA IMAGEM PRA REFLETIRMOS.
ALGUM DIA VOCÊS PENSARAM QUE ESSA OBRA IRIA SAIR DO PAPEL ?”
Aí que tá… “uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”.
Enquanto as pessoas não se dispuserem a parar e escutar os argumentos dos 2 lados como pessoas adultas, tendo a possibilidade de quem sabe refletir sobre uma ideia distinta da sua, vai continuar essa polarização infantil. E esse trecho que eu colei da tua postagem evidencia bem isso.
Tem vários vertentes sobre esses projetos e, a grosso modo, eu organizei em 3 grupos:
Os que querem que saia tudo e qualquer coisa, independente se o projeto é bom ou uma porcaria e se o andamento do processo se deu de maneira correta;
Os que acham que a cidade precisa dessas revitalizações mas sabe que os projetos nem sempre são condizentes ou que o processo não é transparente;
Os que acham que não tem que sair nada.
Basicamente, a grande maioria da população da cidade se enquadra no 1o grupo, assim como grande parte dos leitores do blog.
Eu e mais uns gatos pingados aqui do blog, entramos no 2o grupo. Tem uma parcela boa da população com essa opinião também, destacando quem é da área de ARQ&URB.
Quanto ao 3o, daqui de leitores não vi nenhum mas há alguns pela cidade, bem poucos, que defendem essa ideia.
Comparando ORLA x CAIS, há uma situação distinta e uma em comum entre os dois trâmites: a distinta é que na Orla o projeto é bom* e no Cais, ridículo. E a comum é o processo de contratação que é um tanto quanto estranho – no Cais, mais ainda.
*salientando aqui que se colocasse 100 equipes de Arquitetos/Urbanistas/Paisagistas pra fazer um projeto desse, sairiam 100 propostas diferentes. O ponto aqui não é a discussão do “bonito” porque isso é subjetivo.
Minha opinião sobre o Cais a grosso modo: projeto pífio e contratação/execução obscura.
Não tenho aptidão pra dar palpite na parte de contratos e etc mas na parte de projeto… só comparar com a Estação das Docas (RN), Orla do Atalaia (SE), Puerto Madero, Porto de Bilbao, Orla Marítima de Barcelona e perceber que a proposta pra “revitalizar” nosso Cais é quase vergonhosa.
CurtirCurtir
Acho que boa parte do o pessoal do grupo 2 na verdade era do grupo 3 e ó acha a Orla “bom” AGORA, pois está vendo as fotos e está engolindo as palavras. Eu lembro que o projeto da Orla era ruim por isso, por aquilo, porque era do Jaime Lerner que era não era mais urbanista, que agora era um capitalista maldito querendo ganhar dinheiro com seu escritório. É óbvio que nenhum projeto vai agradar todo mundo, o que me incomoda é que em Porto Alegre NÃO SAIR NADA A QUALQUER CUSTO agrada muita gente. Para os zelosos portoalegrenses, eu desejo vida longuíssima, feliz e próspera, mas que no fim da sua vida sejam enterrados no Pontal do Estaleiro, e lá seja erguido um monumento em forma de tenda de artesenato para homenagear todos que NOS PROTEGERAM do malévolo capital e seus prédios horríveis,
CurtirCurtir
Por curiosidade… quantas audiências/palestras/discussões sobre projetos tipo Orla ou Cais tu chegou a frequentar?
CurtirCurtir
Apesar do cansaço com a demora e a enrolação, é hora de comemoração, e de apoiar, e de levantar a voz para defender, para apoiar essa CONQUISTA importante para a capital gaúcha! O potencial daquele espaço é fantástico e tem tudo para se concretizado o projeto dar um start na mente da população para querer que toda a cidade seja melhor cuidada e passar a colaborar com isso.
CurtirCurtir
Só acredito…
VEEEEEEEEEEEENDO
CurtirCurtir
Desabafo : Sempre estamos na torcida por coisas boas para a nossa cidade, a Restauração do Cais Maua é uma delas….. já estou cansado de ver e ler solenidades de entregas (diversas) do cais mau, a cada solenidade tem um punhado de politicos incompetentes juntamente com seus secretários.
Obra que é bom nada, só fotos de solenidades de entrega. ( sempre tem um evento ,,,, entrega do estudo técnico de realização de obra, abertura de licitação, licitação, mudanças de licitações, mudança da empresa vencedora da obra , autorização de inícios de obras ( etc..) , entrega de laudos infindáveis de diversos órgãos.Eu realmente não me lembro dos nomes técnicos corretos. Imagino que essa obra seja complexa + a incompetência política ( de todos) , se torna quase impossível.
CurtirCurtir
Esse tipo de solenidade só tem impacto para o próprio político e sua claque de puxa sacos. A população não se sensibiliza mais com essa palhaçada que esses cretinos montam com o nosso dinheiro. Portais da Cidade, Cais Mauá, Pontal do Estaleiro, Novo Teatro da OSPA. Todas essas “realizações” tem fotos com políticos com seus ternos e gravatas posando pra fotos como se tivessem feito alguma coisa.
CurtirCurtir
Ótima notícia.
Meu irmão trabalha pra prefeitura, me falou que a situação do cais ainda é complicada, mas vai sair, disse que depois de pronto, vão ter que manter uma equipe bem treinada para situações de enchentes.
Outra ótima notícia que ele me passou, é que muito em breve vai começar a revitalização da rua da praia, já tem dinheiro pra isso, ele acha que até metade do ano que vem as obras começam.
CurtirCurtir