PESQUISA: Porto Alegre tem segundo pior trânsito do país

Foto: Gilberto Simon – Porto Imagem

Uma pesquisa realizada pela empresa de transporte por aplicativo 99, divulgada ontem, aponta que Porto Alegre tem o segundo pior trânsito do país. No horário do pico, o deslocamento do porto-alegrense fica em média 77% mais lento.

O estudo levou em conta o ITV 99 (Índice 99 de Tempo de Viagem), apurado pelo aplicativo. Conforme os dados verificados, os trajetos mais demorados se encontram entre os bairros Cidade Baixa e Navegantes, passando por Centro Histórico, Floresta, Moinhos de Vento e São Geraldo.

São contabilizadas as corridas de táxi, TOP (táxi preto) e POP (modalidade de carros particulares da 99). “Esperamos, com isso, fornecer informação que subsidie melhores políticas de o transporte público e planejamento urbano”, afirma gerente geral da 99 no Rio Grande do Sul, Pedro Gomes.

Acidentes diminuem

Quem sabe pela lentidão do trânsito comprovada pelo 99, os acidentes em Porto Alegre têm diminuído. Ontem, a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) divulgou que novembro encerrou com diminuição de 16% em acidentes (917 a 1.103), menos 2% em feridos (417 a 427) e queda de 25% em vítimas fatais (seis a oito), na comparação com o mesmo mês de 2016.

Diretor-presidente da EPTC Marcelo Soletti disse que haverá reforço de ações educativas para este fim de ano, principalmente para reduzir acidentes.

JORNAL METRO – PORTO ALEGRE – 06/12/2017



Categorias:Congestionamento, Meios de Transporte / Trânsito

Tags:,

19 respostas

  1. Creio que a maneira mais simples e barata de reduzir o tempo de viagem no transporte público de POA é aumentar a distância entre as paradas de ônibus e proibir as lotações de parar fora do ponto. Teria que ser exigido um mínimo de 500m entre duas paradas. Hoje o motorista não consegue nem passar a 3ª marcha e tem que parar novamente.
    A medida que sugeri reduziria o tempo de viagem, o custo com combustível e manutenção dos ônibus, o custo de conservação das paradas de ônibus. Reduzindo o tempo de viagem ainda permitiria reduzir a frota, o traria ainda mais economia. Teríamos assim tempo de viagem menor e passagens mais baratas.

    Curtir

    • Ótima proposta! Há muitas ruas de PoA que tem uma parada por quadra. As vezes é menos de 50m entre paradas.

      Curtir

  2. Perfeitamente normal. Qualquer cidade do mundo vai apresentar congestionamento no horário de pico. Imagina como teria que ser a malha pra suportar toda a população usando seus carros ao mesmo tempo?

    O que ajudaria a amenizar isso é o investimento no transporte público, pra tirar esses carros da rua. Viadutos, pontes, trincheiras seria uma grande perda de dinheiro. Só ajudaria a estimular as pessoas a usar ainda mais os carros delas.

    Curtir

    • Concordo. Mas aparentemente os governantes não estão fazendo uma coisa nem outra. Hoje saiu uma informação de que os ônibus de Porto Alegre perderam 10% dos usuários só esse ano. Se uma massa de usuários muito grande mudar para os aplicativos, o caos no trânsito só vai piorar.

      Curtir

  3. A pesquisa não diz o que porto alegre tem o 2° pior transito.Diz que na hora do horário d pico é a segunda que mais aumenta percentualmente o tempo de deslocamento.

    Curtir

  4. Essa pesquisa tem um titulo sensacionalista, Ele fala em horários de picos, apenas horário de pico.

    Curtir

  5. É que na verdade depende de como se faz a leitura desse índice. A minha leitura é que o trânsito de Poa flui bem fora dos horários de pico e tem uma grande piora nos horários de pico. Já em SP, por exemplo, o trânsito já flui mal o dia todo, então no horário de pico não há uma diferença tão gritante.

    Curtir

  6. Se a pesquisa está correta eu não sei, mas se tem coisa que não necessita de pesquisa pra ser constatada é a falta de educação e preparo dos motoristas daqui. Com certeza estão entre os piores do país, o que muito contribui pro caos no nosso trânsito; não é só a carência de obras viárias.

    Curtir

  7. o pior disso, é que só tem duas obras que ajudariam o transito. que são as trincheiras da ceara e da plinio… se fizessem uma trincheira na entrada do tunel pela protasio pra escoar aquele transito, uma trincheira na ipiranga com a joao pessoa… não precisa nem ser trinheira, se cortassem uma parte da calçada na ipiranga criando mais uma via já ajudaria a escoar o transito pra azenha… sei que obras não resolvem tudo, mas uma possibilidade é sem grande obras, fazer o transito ser escoado apenas com a eptc fazendo intervenções em algumas vias

    Curtir

    • tá cheio de lugar que só melhorando a concordância das ruas já fluiria mais. Exemplo: Vicente x Ipiranga. Mas é pedir demais…

      Curtir

    • Algo me diz que pelo fato da ponte da av joao pessoa ser historica nao se pode mexer nela.
      Ainda assim, dar uma fluidinha nesse gargalinho so traria mais transito para a ipiranga ja lotada, nao vejo muita aplicaçao pratica nisso.

      Curtir

  8. Eu leio jornais de Floranópolis e parece que sempre tem uma pesquisa de algum instituto/empresa/metodologia que escolhe todo lugar como o pior trânsito.

    Garanto que se procurar bem na Internet eu acho que Santa Vitório do Palmar tem o pior trânsito do Brasil.

    http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2017/11/florianopolis-e-pior-cidade-do-pais-para-dirigir-segundo-indice-do-waze-9980930.html

    Curtir

  9. Porto Alegre é uma daquelas cidades que é gritante, salta aos olhos a necessidade de algumas linhas de metrô, mas infelizmente é a capital de um estado preterido e assim o cidadão enfrenta a tortura do trânsito caótico todo um dilema gerado pela falta de estrutura, no caso a ausência de um novo modal de transporte que tem todas as metrópoles do mundo se mostra útil e fundamental em termos de transporte de massa. Especificamente sobre a cidade algo que me deixa atônito é a não finalização das trincheiras, porque no caso o percentual que resta para conclusão é mínimo do mínimo, meio que aquilo de não falta nada praticamente, então não justifica isso de não ter dinheiro para que as obras não estejam em andamento e acredito que as perdas são maiores para os cidadãos que padecem presos nos congestionamentos e ainda para a própria a economia da cidade, porque sem poder circular executivos e empresários vão se instalar e investir dinheiro aonde conseguem locomover-se e desenvolver suas atividades né.

    Curtir

  10. De onde sai essas pesquisas? Porto Alegre tem o trânsito pesado como o de qualquer grande cidade, mas conheço muitas cidades grande onde dá vontade de evaporar se pegar um trânsito em horário de pico. Cadê Vitória aí na lista? O trânsito de Vix é o pior que eu conheço. É uma ilha, com poucas saídas. E rodeado de cidades igualmente populosas. É desesperador!

    Curtir

    • Se tu chegou a ler a matéria e não somente a manchete, tu viu de onde saiu a pesquisa. Ta bem explicado.

      Curtir

      • Não precisa morder Gilberto. Eu leio e li, porque tu te doeu? Não foi tu que fez a pesquisa. Não to questionando o teu blog ou tu e sim esse tipo de pesquisa que ao meu ver são sempre mal feitas.

        Curtir

        • Calma Anderson. Apenas achei que tu não havia lido a matéria, como é muito comum. As pessoas comentam a manchete e não a matéria. Mas errei pensando isso de ti. Desculpe. A pesquisa é bem clara e não tenta impor nada. O erro foi o título, realmente sensacionalista.

          Curtir

    • Exato. Eu penso exatamente igual. Essas pesquisas são furadas. Não que eu ache o trânsito de Porto Alegre uma maravilha, porque não, não é. Mas passei temporadas em algumas queridinhas das pesquisas, como Curitiba e Vitória e nunca vi nada disso. Assim como o aeroporto de Curitiba ser considerado o melhor do país. É uma piada. Até amigos curitibanos elogiam sempre aeroporto de Porto Alegre, mesmo não sendo uma maravilha. E São Paulo em sexto enquanto Poa tá em segundo, só um pouquinho né, qualquer criança do primário vê que tem algo errado.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: