A retomada do Café do Lago

cafe-do-lago1

Café do Lago – Redenção. Foto: Arquivo Porto Imagem

Fechado desde agosto de 2014, o Café do Lago, localizado dentro do Parque da Redenção, em Porto Alegre, será revitalizado. Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), equipes da prefeitura já estão trabalhando para o lançamento de um edital público em busca de novos interessados em administrar o espaço. A previsão é de que a licitação seja publicada no primeiro semestre de 2018.

Quem for vitorioso no certame e assumir o Café do Lago também ficará responsável pela revitalização do espaço, que se encontra em estado de abandono, com sua estrutura depredada e usada como abrigo pela população de rua.

O projeto com as intervenções precisará seguir todas as diretrizes do patrimônio histórico-cultural estabelecidas por lei, uma vez que o parque e sua infraestrutura são tombados desde 1997. Ainda não há informações sobre como ocorrerá a qualificação.

Affonso Ritter

Mais fotos antigas, de 2008 e 2009, todas por Gilberto Simon, Porto Imagem:

Anúncios


Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Outros assuntos, Parques da Cidade

Tags:, , , , ,

8 respostas

  1. Quero ver é alguem investir la, depois do ultimo empresário devolver a concessao devido a furtos e arrobamentos diarios (todas as noites). E mesmo com cameras de vigilancia e chamando a brigada militar e guarda municipal, nada ocorria….

    Curtir

  2. Vai ser duro aguentar esse vigarista na prefeitura até 2020. Estive em POA este fim de ano, a coisa está assustadora mesmo, se nem o corte de capim os incompetentes conseguem fazer, revitalizar áreas é que não vão fazê-lo.

    Curtir

  3. Licitação restará deserta. Óbvio. Não preciso de bola de cristal. Por que? Simples. Porque numa cidade em que os locais públicos são dominados pela mendicância, marginalidade e drogadição, aonde há ausência completa do ente público nos quesitos segurança, limpeza urbana e vigilância, não existirá na iniciativa privada um maluco disposto a enterrar grana em algo que só vai lhe trazer dor de cabeça. Para que a iniciativa privada realmente venha a se interessar, é CONDITIO SINE QUA NON que o estado esteja respaldando os quesitos básicos, essenciais e estruturais que lhe dizem respeito. PPP só funciona quando público e o privado fazem o dever de casa….afinal, é uma parceria. Se a PMPA pensa que a iniciativa privada vai topar tudo o que é parceria, vai dar com os burros n’água, exatamente como deu no caso da PPP da orla. Não há no mundo uma empresa disposta a arcar com todos os encargos públicos em uma cidade totalmente abandonada e super violenta , em nome de ganhar um espaço para explorar comercialmente, a não ser que ela assine um contrato mas não cumpra as obrigações.

    Curtir

  4. O que existia se vê bem fraquinho né, tomara que quem for tocar contrate um profissional gabaritado para elaborar um projeto bacana, invista uma grana boa e faça algo lindo pra valer!

    Curtir

  5. Alguém consegue explicar porque um ponto tão privilegiado precisa que a prefeitura revitalize para funcionar? Com tanto investidor comprando areares e arriscando seu próprio dinheiro na instalação, por que esse café não funciona?

    Curtir

    • Nesse caso a porefietura nao vai revitalizar nada, apenas abrir a oportunidade par ao investidor fazer isso diz no texto “Quem for vitorioso no certame e assumir o Café do Lago também ficará responsável pela revitalização do espaço!”

      As vezes A palavra revitalização é usada de forma exagerada, se só passarem um pano com sabao e capinarem tudo ja pode ser considerado revitalização.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: