Fraport promete melhorias na sinalização e WiFi do Salgado Filho para o 1º trimestre

Implantação dos serviços vai ser avaliada e realizada conforme as necessidades de reforma do terminal

salgado-filho-2009

Foto: Arquivo Porto Imagem – 2009

Após assumir a administração do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, nesta terça-feira, a Fraport promete o aperfeiçoamento em alguns serviços ainda para o primeiro trimestre do ano. A previsão é de melhorias no ar condicionado, iluminação, sinalização e WiFi.

Pelos termos de concessão, a empresa também é obrigada a desenvolver outros itens de infraestrutura nos aeroportos por meio do Programa de Investimentos Obrigatórios, que incluem a expansão dos terminais, extensão das pistas existentes, remodelação das áreas de táxis e de tráfego, e reformulação do sistema rodoviário do aeroporto. Além disso, serão implementados novos sistemas automáticos de gerenciamento de bagagens, de controle de segurança e novas pontes de embarque de aeronaves.

De acordo com a Fraport, a implantação dos serviços vai ser avaliada e realizada conforme as necessidades de reforma do terminal. Esse processo, no entanto, deve levar mais de um ano para ser concluído. Já a expansão do prédio do Terminal e Airside para 36 mil metros quadrados deve durar 26 meses, com finalização em outubro de 2019.

A pista vai precisar ser ampliada em 920 metros, o que deve ser concluído em até 52 meses, em 2021. A Fraport destacou que o processo de desapropriação das famílias que vivem nos arredores do aeroporto Salgado Filho está sendo conduzido pelo Governo do Estado. Nas áreas já desocupadas, a empresa alemã foi responsável pela mudança das famílias para o local de escolha delas, além do pagamento de aluguel social.

“Todos os proprietários receberam as devidas medidas compensatórias e a Fraport Brasil – Porto Alegre forneceu apoio na mudança de todos os moradores”, apontou a nova administradora, por meio de nota. Para que seja possível a expansão da pista de pouso e decolagem, também é necessária a desocupação da Vila Nazaré. No entanto, não há um cronograma definido para a ação.

O grupo pretende investir R$ 600 milhões no terminal até 2021. A Fraport administra 30 aeroportos em todo o mundo. No Brasil, além de Porto Alegre, ela também venceu a concessão em Fortaleza. A outorga pelo aeroporto gaúcho rendeu à Infraero R$ 382 milhões, com concessão por 25 anos, prorrogáveis por mais cinco. A administração compartilhada do terminal começou no fim de agosto. Agora, ocorre a fase de operação pela Fraport sob supervisão Infraero, com duração de três meses. A empresa alemã estima um crescimento anual de 5% na movimentação de passageiros em cada localidade.

Radio Guaíba / Correio do Povo

_______________________

Contribuição de um leitor

Passando por lá ontem, dia 02/01/2017, um leitor do Blog nos envia estas 3 fotos, mostrando um novo visual em alguns detalhes do Aeroporto:



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho, Arquitetura | Urbanismo, Outros assuntos

Tags:, , ,

11 respostas

  1. O que mais me preocupa com essas reformas é a preservação do painel de Aldo Locatelli, localizado no hoje chamado terminal 2 do aeroporto.Espero que a cultura alemã saiba honrar com nossa cultura.

  2. Impressionante, eu estou errado ou a administração do aero de Floripa está totalmente mais simples e concreta, nossa até a identidade visual ficou perfeita no aero de lá

  3. O povo não poupa até uma lixeira..kkkk Agora é trabalho para que o Salgado Filho possa ter voos de 13.000 km e com carga total…

  4. quem torce contra só pde gostar do atraso…não é possível. Quem dera uma Fraport assumisse POA interira.

    • Ninguém está torcendo contra. Nós, na condição de pertencentes a um país socialmente atrasadíssimo e eticamente moribundo, estamos acostumados e sabedores de que as coisas “funcionam” do nosso jeito. Dessarte, estamos apenas antevendo o futuro. Você pode até nos alcunhar de pessimistas, porém esse nosso mau humor e descrença tem uma boa e sólida justificativa consubstanciada na prática. Seja otimista mas não seja ingênuo. Vou lhe contar um segredo, não espalhe pra ninguém, ok? O Brasil continua sendo Brasil. É segredo hein!

  5. Muito bom, ficou bem melhor o painel de informações de voos ali, e as placas ( mesmo a da lixeira ter ficado torta kkkk ) mas vamos dar credibilidade pra eles,eles arrecem estão fazendo as mudanças, agora é deixar os homens trabalharem e por em pratica as ideias que eles tem para o nosso aeroporto.

    Tchau Infraero

    Bem vindo Fraport

  6. Impressionantes as imagens do novo aeroporto. Uma lixeira adesivada (torta) e um guiché com a logo Fraport. Claramente se vê que agora vai. kkkk

    • Os alemães vão ter que trazer gente da Alemanha, os brazucas mal pagos que trabalham lá não conseguem nem adesivar a lixeira corretamente.

  7. Agora vai, finalmente haverá um terminal aéreo decente para a capital gaúcha, o que vai melhorar a conectividade das pessoas com o mundo e ainda alavancar a economia gaúcha com o aprimoramento do transporte de cargas. Só podemos dizer sejam ultra bem-vindos alemães!

Faça seu comentário aqui: