Projeto foi assinado em outubro de 2016 e chegou a registrar atrasos no cronograma

Fim da revitalização do Largo dos Açorianos deve ocorrer em fevereiro | Foto: Guilherme Almeida
Quem passa pelas imediações do Largo dos Açorianos, em Porto Alegre, apesar de ver as equipes trabalhando, pode não acreditar que em fevereiro, prazo estabelecido pela Prefeitura para o fim da revitalização, será respeitado. O motivo é que, aparentemente, a obra precisaria de muitos procedimentos para ser finalizada. Mas, apesar disso, o Executivo mantém o prazo inicial.
Atualmente, a revitalização se encontra em fase de concretagem do espelho d’água. De acordo com informações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smam), já foram concluidas etapas como limpeza e retirada de material orgânico e reforço do solo com pedras e geogrelhas. Também já foi concluída, com britas e concreto magro, a base do segundo espelho d’água, onde hoje estão sendo trabalhadas as formas e armaduras das paredes internas.
Está em andamento, ainda conforme a Smams, o estaqueamento para que o primeiro espelho receba a estrutura do concreto. Em seguida, deve ocorrer a instalação das rede hidráulica e elétrica, dos bancos e do passeio público. A etapa final é o plantio da vegetação, com o objetivo de preservá-la durante o andamento do processo de revitalização.
Orçamento de R$ 4,6 milhões
A obra no Largo dos Açorianos está orçada em R$ 4,6 milhões, recursos garantidos através do Fundo Pró-Defesa do meio Ambiente de Porto Alegre. O projeto de revitalização foi assinado em outubro de 2016 com empresa Elmo Eletro Montagens LTda, vencedora do processo de licitação.
Nos primeiros meses de contrato, um atraso chegou a ocorrer no cronograma por parte da empresa e devido a interferências encontradas nas redes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). A Ponte de Pedra, também conhecida como Ponte dos Açores, tinha problemas ocasionados por infiltrações de águas pluviais e pelo alto nível do lago, além de pichações. A revitalização foi retomada na metade de 2017.
Henrique Massaro / Correio do Povo
Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Meio Ambiente, Outros assuntos, Parques da Cidade, Reforma Açorianos
Passo por ali todos os dias, literalmente, e é difícil acreditar que este prazo seja cumprido. Vamos aguardar…
A notícia de dois meses atrás dizia que a área só poderia ser entregue se as PPP’s da orla fossem aprovadas. Vocês lembram disso? Dito isso, abrem-se 3 hipóteses; 1) A licitação das PPP’s restam desertas mas mesmo assim a PMPA abre o espaço. 2) As PPP’s são firmadas (não sei quando) e a PMPA abre o espaço.
3) As PPP’s não são firmadas e a PMPA não abre o espaço.
As pessoas vão se surpreender e se encantar com a obra pronta, e conforme usufruírem de um espaço qualificado e bacana não haverá espaço para moradores de rua e arruaceiros. Muito coisa boa para acontecer, finalmente felizmente, na orla do lago Guaíba.
E a orla do gasometro fica quando pronta? Será que também será a nova casa dos moradores de rua, ou a segurança do local vai conseguir deixar eles longe?
Em fevereiro AJ.
Pelo menos é o que esperamos.
Olha como estão já os gramados da orla… (foto de ontem, 8 de janeiro)

quando vai sair um post de update das fotos? ansioso por posts de fotos kkkk
Pelo visto na foto, a grama está virada em mato mal cuidado antes mesmo da inauguração.
Parece bem bonito. Mas em dois meses vai estar toda pichada e cheia de moradores de rua ou craqueiros.
Infelizmente vai ser exatamente isso.
sejamos otimistas, a orla ja era assim, so que feia, agora vai ser pixada, cheia de mendigos e com uma estrutura, iluminaç~~ao e bares novos…
No estado atual, dizer que vai entregar em fevereiro, precisamos torcer para que não aconteça, pois caso contrário sabemos a bela porcaria que Porto Alegre vai receber. Obra é obra e milagre é milagre.