Obras da orla do Guaíba devem ficar prontas em abril

Prazo foi atrasado em seis meses por problema em estrutura de uma das edificações

obras-orla-janeiro-18

Obras da orla do Guaíba devem ficar prontas em abril | Foto: Alina Souza

As obras da orla do Guaíba, em Porto Alegre, deverão ser concluídas em abril deste ano, segundo a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim). A previsão inicial da prefeitura da Capital era de que os trabalhos estivessem terminados em outubro de 2017. O trecho revitalizado compreende 1,3 quilômetro da Usina Gasômetro até a Rótula das Cuias. Aproximadamente 86% dos trabalhos estão prontos.

No entanto, em julho do ano passado, o prazo de entrega foi alterado pelo Executivo municipal em razão de um problema que envolveu a estrutura de uma das edificações, feita de concreto, que será ocupada pelos comerciantes. Os recursos no valor de R$ 68 milhões para a realização da obra foram obtidos através da Corporação Andina de Fomento (CAF). A nova estrutura na orla do Guaíba foi idealizada pelo escritório do arquiteto Jaime Lerner. O local está fechado para os porto-alegrenses e para os turistas há mais de dois anos.

A parte mais complexa da Orla do Guaíba, segundo a prefeitura, como as fundações e a instalação das redes de esgoto, água, energia elétrica e gás já estão prontas. O trabalho é realizado pelo consórcio formado pelas empresas Procon, Sadenco e SH Estruturas Metálicas. A estrutura terá bares e piso iluminado – 300 metros de chão com pontos de fibra ótica colocados no concreto. Já foram instaladas passarelas, decks e postes inclinados. Os trabalhos na Orla do Guaíba começaram em outubro de 2015.

Uma das obras que chamam a atenção do público é a do ancoradouro que está com mais de 80% dos trabalhos prontos. A estrutura localizada atrás da Usina do Gasômetro, avança sobre as águas do Guaíba, com piso em madeira e será destinada para receber embarcações. O local possui ainda um reservatório de água, uma estrutura metálica de 23 metros de altura que vai abastecer todo o complexo da Orla do Guaíba.

IMG_4659

IMG_4658

Fotos: Gerson Ibias – Janeiro /2018

O complexo de lazer a terá ainda quatro bares (dois para o comércio ambulante), um vestiário e um local que será utilizado pela Guarda Municipal de Porto Alegre. Todas as construções são ao nível do Guaíba e suas coberturas de concreto funcionam como mirantes ao nível da avenida Edvaldo Pereira Paiva. Outra novidade da obra será o bar Quase Meia Noite. O estabelecimento em forma de círculo terá piso, teto e fechamentos laterais em vidro. A obra projetada pelo arquiteto Jaime Lerner terá quadras esportivas e ciclovia.

Claudio Isaias / Correio do Povo

__________________________

Porcentagem de conclusão:

Segundo informações da prefeitura, as passarelas, os postes inclinados, além da Praça Júlio Mesquita, que já foi inaugurada, estão 100% prontos. As áreas ainda precisam ser finalizadas são o Bar Quase Meia Noite (76% pronto), o ancoradouro (99%), os deck’s (98%), a infraestrutura (91%),  os passeios (80%), a arquibancadas (83%), as edificações (80%), a bilheteria (75%), o reservatório (95%), a implantação vegetal (58%) e as quadras esportivas (82%).



Categorias:Outros assuntos, Projeto de Revitalização da Orla

Tags:, , , ,

18 respostas

  1. É inadmissível qualquer porto alegrense reclamar dessa obra. O retorno emocional, de qualidade de vida e turístico que ela trará para a nossa e as futuras gerações é impossível mensurar. Toda obra, na memória coletiva sempre fica o antes, quando o nada existia e o resultado pronto. O “durante” é esquecido ao longo do tempo pela turma do contra e o que resta é o legado. Independente de qualquer coisa, partido, ideologia, rabugentisse, gestão, atrasos, seja lá o que for, deveríamos levantar as mãos aos céus e agradecer essa infra que será orgulho para todos. Não foi só meia dúzia de calçadas de gramas plantadas. O que poderia. Mas não foi. Que seja lindo para que tiver coração aberto para apreciar e cuidar!


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.js

  2. vai ser entregue 1 de abril kkkkkk

  3. Realmente, está ficando muito bonito. Se vê que estão trabalhando e que a obra está andando (ainda que num ritmo aparentemente bem menor do que poderia, mas enfim…)

    Mas e em relação aos outros lotes (das cuias até o anfiteatro Pôr do Sol, e da Ipiranga até o Beira-Rio), temos alguma notícia? Essa lentidão pelo jeito vai se arrastar até sabe-se lá quando…

  4. Pelo dinheirão que estão gastando esperava muito mais
    Na verdade não precisava nada disso apenas limpar a beira do rio e plantar algumas arvorar e gramas e florir um pouco
    Daria menos manutenção menos gastos públicos
    Essas partes de madeiras custa uma fortuna para manter
    Mas em fim vamos ver no que vai dar
    Bonito vai ficar sem dúvidas, só resta saber se vão manter .

  5. Traduzindo: sem chances de desfrutarmos da nova orla neste verão. Não se surpreendam se lá pelo fim de março anunciarem novo prazo de entrega da obra para agosto. Quando inaugurarem, estas estruturas já estarão todas com cara de velhas… Tá mesmo difícil viver em Porto Alegre.

  6. Gostei do aquário/estufa redondo, mas acho que os peixes vão ter um certo desconforto com o calor!
    Piadas a parte, a visual a partir do Guaíba para quem mirar a cidade a noite será bem interessante com a sequencia de iluminação pela margem.

  7. Até estranhei a ausência do Maurício Cardozo se esbaldando em elogios. Tipo; “que coisa maravilhosa, tudo vai ficar lindo, enfim uma grande conquista, Porto Alegre tem jeito, obra de primeiro mundo, eu te amo cidade sorriso”. E eu ajudo ele: e tudo vai ser entregue em abril, como prometido, viu Maurício. kkkk

  8. “Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim)”… “Mobilidade urbana” é sinônimo de “transportes e circulação”. Tá aí uma secretária q deveria se fundir com a EPTC e economizar nosso dinheiro com secretario, vice, assessoria, cupinchas…

  9. Já ganhou o símbolo dos parques e praças de Porto Alegre: grama alta.

Faça seu comentário aqui: