Ganha força a transferência do Beto Carrero para Gramado (atualizado)

beto_1

(Foto: Diego Redel/Divulgação)

Há dois meses a coluna cantou a pedra: o Beto Carrero World poderia deixar Santa Catarina em função de atritos com a prefeitura de Penha, onde está localizado.

O NSC Total noticiou a suspensão dos investimentos do parque em Santa Catarina.

Persistem as informações de bastidores dando conta que o Beto Carrero poderá ser transferido para outra cidade, provavelmente Gramado, no Rio Grande do Sul.

NSC TOTAL

_________________________________

MOTIVO: Problemas com a Prefeitura de Penha, SC, onde está localizado.

Veja matéria da Revista Amanhã:

Beto Carrero World suspende investimentos em SC

Impasse junto à prefeitura de Penha motivou a decisão

5eb5bcb2-ea58-4039-aca3-d3957590c17b-PÁG 04 - 2O Beto Carrero World (foto) suspendeu novos investimentos em Penha, no Litoral Norte, até que se resolva o impasse junto à prefeitura, que envolve o pagamento de ISS. O período de isenção terminou no ano passado, e desde então se arrastam as discussões sobre o percentual de imposto que o empreendimento deveria pagar. Com a decisão, o parque deixa de buscar novas parcerias e de estrear novas atrações. A informação foi veiculada nesta quarta-feira (31) pela colunista Dagmara Spautz, do NSC Total.

De acordo com a publicação, a legislação do município prevê 5% de ISS sobre o faturamento das empresas da cidade. “O prefeito Aquiles da Costa (PMDB) sugeriu redução para 3% e 2% nos últimos meses, mas o projeto jamais chegou à Câmara de Vereadores. A prefeitura vinha exigindo do parque uma contrapartida, como doação de terrenos e de uma área para abrigar o Executivo. As negociações, no entanto, esbarraram na pressa”, revela a reportagem.

“Em dezembro a prefeitura começou a abrir uma avenida em terrenos que pertencem ao parque, às margens da rodovia Transbeto. Os acionistas do Beto Carrero World chegaram a discutir a doação das terras, mas ela jamais foi formalizada. Para a prefeitura, a área é do Departamento Estadual de Infraestrutura de Transportes (Deinfra) e a abertura é autorizada – mas a direção do parque enxerga a situação de maneira diferente”, conta Dagmara.

De acordo com a colunista, sem a doação formal, o Beto Carrero World recorreu esta semana à Justiça para pedir reintegração de posse da área. “Foi a gota d`água, que levou a presidência a afirmar a suspensão dos investimentos. O presidente do parque, Rogério Siqueira, alega que enquanto deixou de pagar o ISS o Beto Carrero World investiu no município e na captação de turistas para Penha – o que não estaria sendo levado em conta”, diz a matéria. Desde agosto, quando venceu o período de isenção, o Beto Carrero pagou o equivalente a R$ 3,9 milhões em ISS à prefeitura de Penha.

Revista Amanhã

_______________________________

Veja o que a prefeitura de Penha fala:

Prefeitura de Penha se manifesta após polêmica envolvendo Beto Carrero



Categorias:Outros assuntos, TURISMO

Tags:, , , , ,

14 respostas

  1. Empresário sempre quer moleza, pagar pouco e ganhar muito. Penha tem que pensar em quantos empregos e impostos, diretos e indiretos gera com o parque. Mudar para Gramado, não creio.

    • E plenamente normal uma empresa ir embora de uma cidade, por que acabaram os benefícios fiscais, no Brasil e mesmo em outros lugares do mundo, Acho injusto mudar a lei, dando mais tempo de isenção (eles iguais a todo mundo perante a lei) ou baixar a alíquota do importo só pra mantê-los. A cidade não merece isso, é muito negativo a cidade perder o parque. Provavelmente ainda vão longe as negociações entre ambos. Mas vivemos num país capitalista. Se não se chegar a um acordo, que saia da cidade. Muitas empresas gigantescas, até maiores que esse parque, já fizeram isso. Não vai ser a primeira vez, nem a última.

  2. Provavelmente o motivo seja outro se o parque pagasse os 5 3 ou 2 por cento sobre faturamento isto é facilmente diluido nos preços cobrados e as pessoas que frequentam o lugar não deixariam de ir, é como a gasolina muita gente não liga para os aumentos e fácil de ver , Porto Alegre tá cheia de carros rodando.

  3. Achei atitude antiética do parque em que a prefeitura faz benfeitorias em uma área e o parque não conclui a doação e entra na justiça para reintegração de posse após a conclusão das benfeitorias. Além disso, o combinado para o prazo de isenção acabou e mesmo assim a prefeitura está disposta a reduzir dos 5% para 2% ou 3% é mesmo assim o parque está encrencando. Imposto é roubo, mas isso não significa que não se deva fazer o combinado.

  4. Também sou partidário que não deveria ir para Gramado. Alem da área ser muito valorizada e que iriam querer, no mole, , igualmente não iriam querer pagar impostos. O estilo de Gramado, já internacionalmente consagrado, não precisa desse estilo. Pode ser estruturado algo similar, se for de interesse da Pref. de Gramado, sem esse todo envolvimento. Deixa o seu Beto la pela Penha.

  5. Nem precisa vir, se Gramado ou algum lugar satélite decidir fazer um parque similar a esse, em alguns anos o Beto Carrero será só uma lembrança. Com o movimento que Gramado tem, sugaria rapidamente o público que vai até Penha. Quanto a combinar com o estilo, tem uma Disneylandia nos arredores de Paris e parece ser um sucesso. Até estação do TGV tem lá. Acho que tem aí uma boa ideia pra incrementar mais ainda o público de Gramado.

  6. seria ótimo, mas duvido que trazer a estrutura deles pra ca seja mais barato que qualquer divida ou implicação com a prefeitura. Historia pra boi dormir.

    • Comentário sensato.

    • Isso mesmo. Sairia muito caro transferir aquela estrutura toda, não vai rolar. Além disso, dificilmente conseguiriam licença ambiental para um empreendimento de tanto impacto. Sem falar que a própria Prefeitura de Gramado está freando grandes empreendimentos na cidade devido ao impacto ambiental.

  7. Acho que não combina nada com Gramado que tem um estilo bem próprio. A meu ver deveria ser instalado em outra cidade gaúcha, e poderia então ser em alguma próxima à Gramado. Também penso que Gramado corre risco de ficar saturada e com o tempo, que à vezes corre bem rápido, se tornar popularizada e desagradável, daí um abraço.

  8. Acho que não combina nada com Gramado que tem um estilo bem próprio. A meu ver deveria ser instalado em outra cidade gaúcha, e poderia então ser em alguma próxima à Gramado. Também penso que Gramado corre risco de ficar saturada e com o tempo, que à vezes corre bem rápido, se tornar popularizada e desagradável, daí um abraço.

Faça seu comentário aqui: