Parque do Pontal aguarda licença de instalação (ATUALIZADO)

O projeto Parque do Pontal, que será erguido na área do antigo Pontal do Estaleiro, às margens do Guaíba, na zona sul da capital, aguarda a licença de instalação. O documento
permitirá o início das obras. Segundo a prefeitura, faltam ser apresentados alguns documentos pela BM Par, responsável pelo empreendimento.

Serão duas torres comerciais, uma com cinco pavimentos para um centro médico e outra de 22 andares, sem moradias. Serão investidos R$ 155 milhões, sendo R$ 5 milhões em uma praça que ficará entre os prédios e as águas. O acesso à praça será livre.

Jornal METRO POA

____________________

MAIS INFORMAÇÕES AQUI, NO JORNAL DO COMÉRCIO DE HOJE, 28/03:

http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2018/03/geral/618913-parque-do-pontal-deve-ter-licenca-em-junho.html



Categorias:Outros assuntos, parque do pontal

Tags:, ,

34 respostas

  1. Tomara que respeitem o render, e que se construa exatamente isso que se vê, porque está simplesmente lindo e esse conjunto com tal estética valorizará muito a área e será um ponto positivo para toda cidade.Tem de sair e isso aí!

    Curtir

  2. Eu acho que esse projeto que vai ser feito é bem melhor do que aquele que apareceu na década passada que era bem cafona diga-se de passagem.

    Curtir

  3. Achei engraçado o secretário dizendo que em 2 meses ia sair a licença. O cara nem sabe se a empresa entregou todos os projetos necessários e já tá pavoneando. Tá mais pra despachante do que pra secretário.


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.js

    Curtir

  4. Que venha com tudo o Pontal do Estaleiro! Esperando por mais dados técnicos do projeto, com certeza tem muito a agregar à cidade!

    Curtir

  5. É interessante como funciona a manipulação da população sobre falsidades e falta de informação no contexto urbano.
    Lembram da polêmica do Pontal do Estaleiro que gerou até plebiscito?
    o grande argumento dos contrários era que as torres (se não me engano tinham entre 9 e 12 andares no projeto) iriam barrar a visual dos moradores da região e modificar o skyline do Guaiba. A construtora queria alterar o plano diretor unicamente para poder construir residências no local, uma vez que não eram permitidas por Lei. Aí se desinformou a população, fazendo analogia de que o terreno era público (como ainda hoje alguns falam) ou que iriam mudar a Lei para poder botar prédios, o que não seria permitido segundo os desinformantes.
    Então, tempo passou, ânimos arrefeceram e agora vemos projetos de prédios de 22 andares no local (além de que a alguns metros dali já construíram outras 3 torres com 17 andares, no Barra Shopping (se o argumento era a visual dos vizinhos ou o skyline, caiu por terra).
    Mas quem perdeu na história toda ?
    Porto Alegre perdeu 2 x – em primeiro lugar, por gastar $ com um plebiscito destes e em segundo lugar por permitir que em uma área destas não hajam residências para manter o movimento constante de pessoas fora dos horários comerciais normais.
    Mas quem ganhou com isso?
    Ninguém… tanto é que os militantes de outrora nem lembram mais pelo que lutavam (se é que um dia souberam).

    Curtir

    • Esse caso foi uma prova de como o povo é burro, e os políticos (de todos os partidos, inclusive do imaculado e sagrado PT) são safados: A Sofia Cavedon vendeu pro eleitorado dela que o plebiscito era para proibir os prédios lá. Mas o plebiscito era apenas para decidir se o conteúdo das grandes caixas de concreto e metal que VAI TER LA DE QUALQUER MANEIRA seria comercial ou residencial. Os coitados elegem e reelegem a Sofia Cavedon por ela “lutar pelo bem da cidade” mas no fim é só marketing. A Sofia Cavedon fez protesto contra o Spot na Lima e Silva que valorizou a região e no local onde havia um depósito onde se concentravam mendigos agora há um pequeno parque com bancos e um gramado ABERTO AO PÚBLICO. Então, no fim do dia essas questões são apenas um grande plano de marketing que alguns demagogos utilizam para garantir votos. Para não dizer que não falei das flores, nem todos os petistas são assim, nutro uma admiração pelo Adeli Sell pois ele parece tratar esses assuntos com mais sobriedade. No mais, lembram que diziam que supostamente os prédios tapariam quase toda a orla de Porto Alegre, o que gerou inclusive charge do Santiago ( a quem admiro profundamente como artista )onde a pessoa pagava para ver o por do sol num telão, para ilustrar o entendimento dos petistas em geral sobre o assunto, quando na verdade hoje ninguém pode utilizar aquela área, e com a obra, aí sim essa área sera finalmente aproveitada pelos cidadãos, mas a luta contra o lucro é mais importante que abrir um novo espaço público, ao menos é no que as ações das Sofias Cavedon da vida resultam.

      Curtir

      • Muito bem colocado.
        Para alguns, a cegueira ideológica fica acima do real interesse na melhora do espaço urbano.

        Curtir

    • As torres do Barra tem 24 andares cada.
      Fazem parte de um projeto especial, sem depender das regras do Plano Diretor.

      Curtir

      • Mas fazerem parte de um “projeto especial” isenta elas de promover impactos na vizinhança?
        Podem até ter projeto especial, mas os efeitos gerais no entorno (mais precisamente os temas que citei em meu texto – visual dos vizinhos e mudança no skyline) acontecem de qualquer maneira (as menos que fazer parte de um “projeto especial” as torne invisíveis.

        Curtir

  6. Quem é que te contou esse conto da carochinha, Gilberto? kkk O lance é o seguinte – A BM PAR através da SB empreendimentos comprou na PMPA algo em torno de 9 milhões de reais de solo criado pra usar no projeto. Depois que a compra foi efetuada veio o MP mês passado e embargou o negócio, alegando que o empreendimento não teria o direito de usar solo criado na obra. Ou seja; melou tudo, pois os caras pagaram mas não vão levar. Atualizando os escaninhos do negócio pra galera.

    Curtir

    • Quem publicou a matéria não foi o Gilberto meu amigo, mas sim o Jornal metro Poa. Você tem o link da decisão do MP para conferirmos?


      https://polldaddy.com/js/rating/rating.js

      Curtir

      • Vá atrás. Não sou teu secretário. Só trouxe a informação.

        Curtir

        • Nessas épocas de fakenews eu não acredito nem que vão construir nem que não vão construir. Espero pra ver

          Curtir

          • Saiu hoje no Jornal do Comércio:

            “O trâmite para aprovação da licença de instalação pode levar até um ano. Contudo, o secretário municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Maurício Fernandes, calcula que, em junho, o documento já pode estar emitido, e a obra, iniciada. Porém, o empresário Rui Pizzato, proprietário da BM Par Empreendimentos, não crê que a licença de instalação saia em um prazo tão curto. Depois desse trâmite, o empreendimento também dependerá de licença de operação para funcionar, quando a construção for finalizada.
            Uma das condicionantes estabelecida na licença prévia do Parque do Pontal foi que o empreendedor urbanize o parque público e faça a conexão com as áreas limítrofes. A área de preservação permanente ao longo das margens do arroio Sanga da Morte e do Guaíba deverão ser mantidas e delimitadas integralmente.”
            Fonte: http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2018/03/geral/618913-parque-do-pontal-deve-ter-licenca-em-junho.html

            Curtir

        • E também não é muito atento ou coerente. Trouxe informação de onde sr mensageiro? Quando se poe uma informação sendo afirmada com certeza, ainda mais a ponto de desmentir uma matéria do blog alheio, o minimo que se espera é que tenha pelo menos a fonte para não parecer mais um que se esconde atras da tela de um computador para espalhar fakenews, meias verdades ou conto da carochinha segundo voce.

          Curtir

          • Eu trabalho com isso, criatura. Eu participo do processo. A compra de índices passa pelas minha mãos. Se tu queres bancar o oficialista, problema teu.

            Curtir

        • Ué? Conta o milagre mas não divulga o santo? Hoje em dia não cola mais.

          Curtir

        • Mal educação totalmente desnecessária, meu amigo. Por favor, aprenda a dialogar com as pessoas de maneira educada e gentil, você só tem a ganhar!

          Quando lhe peço o link da decisão é porque você a deve ter no histórico e está de mais fácil acesso. Entretanto, se ainda assim se sentir ofendido com esse simples pedido, apenas seja gentil e não responda nada, ou responda com uma mentira para desconversar. Enfim, apenas seja gentil com as pessoas, você só tem a ganhar.

          Um grande abraço e passe bem!!

          Curtir

          • Eu não estou aqui para ser gentil nem ser hostil. Não estou para fazer amigos nem inimigos. Participo do blog para opinar, doa a quem doer, concordem ou não, gostem ou não. Esse sou eu, sem máscaras. Participo dentro das regras de conduta do blog. Se você não gosta, problema seu (e tem todo direito de não gostar). Não tente moldar as pessoas às tuas preferências emocionais. Eu não me interesso se você é afável ou ríspido. Pra mim tanto faz, desde que você não me falte com o respeito. Lugar de chorar é na cama.

            Curtir

          • Sabe aquele funcionário público encrenqueiro, amargo, que só faz politicagem interna, faz cara de c* com câimbra quando precisa prestar informações aos cidadãos ou se dedicar a sua tarefa? Então…

            Curtir

          • Eu não te devo informação alguma aqui no blog, Pablo. Não é minha obrigação profissional municiar pessoas com informações – e não coloque a minha conduta profissional em xeque que isso é calúnia. Isso aqui é uma ágora de debate apenas. Mantenha-se no lugar.

            Curtir

          • “não te devo informação”, “Não é minha obrigação profissional” – isso é atitude típica dos funcionário público ruim, que se não tem uma lei obrigando a fazer o certo, simplesmente não faz e fica brabo. Só falta ameaçar com a lei do desacato ao funcionário público.

            Curtir

          • Você continua me caluniando, me acusando de ser um mau funcionário público sem sequer me conhecer. Gilberto; solicito que revise a conduta do Pablo. As acusações dele sobre a minha conduta profissional não podem passar em branco.

            Curtir

          • Da vontade de vomitar lendo os teus comentários Zé

            Curtir

          • Então se abstenha a dar só suas insignificantes opiniões, mas quando fores dar uma informação, como foi o caso desta notícia, tenha a hombridade de sustentá-la com provas, até porque já foi provado aqui que suas “informações” estão bem longe da realidade.

            Curtir

          • Agora está partindo para desqualificações pessoais. Interessante esse comportamento. Bem adequado a um debate.

            Curtir

      • Não é a primeira vez que esse tal de Zé comenta algo nesse sentido. Diz que conhece todo mundo, sabe de tudo, mas na hora de mostrar a prova, foge. Pratica muito mais um desserviço do que algo útil trazendo essas “informações”.

        Falar até papagaio fala. Da próxima vez sustente teu comentários com provas concretas.

        Curtir

  7. serão só 2 torres? a imagem esta desatualizada ou nao entendi?

    Curtir

  8. Francamente fiquei surpreso! Achei que esse projeto ja tinha ido para o saco a muito tempo, conhecendo como sao as coisas nessa cidade é bom saber que ele ainda respira.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: