Estátua do Laçador deve ser restaurada em 2019

lacadaor-carla-ruas

Estátua já recebeu diversas vezes ataques de pichadores e vândalos. Foto: Carla Ruas/Correio do Poco Memória

A estátua do Laçador, localizada em um sítio em frente ao terminal antigo do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na zona Norte de Porto Alegre, deve ser restaurada em 2019. O diagnóstico da recuperação da estrutura ocorreu há um ano e o projeto segue em fase de elaboração. Segundo Zalmir Chwartzmann, integrante da diretoria do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon/RS), com o projeto serão definidos os custos do trabalho e se os reparos da obra serão feitos no local ou se a estátua vai precisar ser transferida a um galpão de restauração. Quando for finalizado, o projeto vai ser encaminhado para captação de recursos, através da Lei de Incentivo à Cultura. A restauração do Laçador vai ficar a cargo do Sinduscon, em parceria com a Associação Sul Riograndense da Construção Civil e a Prefeitura de Porto Alegre, através da Memória Cultural da Secretaria Municipal da Cultura.

A obra do escultor Antônio Caringi, de Pelotas, é tombada pelo patrimônio histórico de Porto Alegre. Segundo Chwartzmann, que atua no projeto Construção Cultural, a primeira fase compreendeu um diagnóstico quanto às condições estruturais da escultura, especialmente quanto a fissuras verificadas na base do monumento. Dois especialistas em restauro de obras com metal foram contratados: a brasileira Virginia Costa, engenheira metalúrgica e consultora em conservação do patrimônio, responsável pela coordenação de todo o trabalho prospectivo e o francês Antoine Amarger, restaurador de esculturas em metal.

A Estátua do Laçador, criada em 1954, é um monumento que representa o gaúcho pilchado (em trajes típicos). Como modelo de indumentária, o artista utilizou o folclorista Paixão Côrtes, um dos fundadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Correio do Povo / Cláudio Isaías – via Felipe Vieira

Anúncios


Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Outros assuntos, Restaurações | Reformas

Tags:,

2 respostas

  1. Pergunta; Os danos são no bronze da escultura, na base de concreto ou em ambas?

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: