ESPECIAL: Parque da Orla – veja mais de 120 fotos exclusivas

Hoje, 17 de maio, estive no Parque Urbano da Orla do Guaíba, entre 14 e 15:30.

Fiz cerca de 200 fotos, em detalhes de todas as partes. Selecionei estas 124 para postar aqui. São fotos exclusivas. O parque ainda não tem data certa para inaugurar, mas aqui nós vemos antes.

O roteiro que percorri foi da Usina do Gasômetro, passando pelo restaurante circular, indo pela parte mais baixa, entrando nos deques e passarelas. A volta ocorreu no sentido contrário, mas pela parte que fica mais acima, junto à Avenida Edvaldo Pereira Paiva, retornando à Usina, chegando no atracadouro já inaugurado. Ao chegar no atracadouro, o barco Porto Alegre 10 saia bastante carregado de passageiros em plena quinta a tarde. A impressão que se tem é sensacional.

Aqui estão, em forma de galeria, as 124 fotos, feitas em câmera Nikon. Clique na primeira foto e vá navegando pelas setas por todas as fotos. Elas estão em resolução média, e podem ser usadas por qualquer pessoa, desde que citada a fonte.

Autor das fotos: Gilberto Simon – Blog Porto Imagem

Data das fotos: 17/05/2018

Uso livre, desde que citada a fonte.



Categorias:Andamento de obras, Fotografia, ORLA, Parques da Cidade, Projeto de Revitalização da Orla

Tags:, , , , , ,

22 respostas

  1. Seria interessante se as 3 pessoas que negativaram o post se manifestassem pra gente tentar entender o que pode estar incomodando elas. Na minha cabeça essa obra tem que ser festejada em todos os aspectos, por isso quero entender o que se passa na cabeça dos que não curtiram na mesma proporção que eu…

    Curtir

  2. Belas imagens gilberto, parabens!
    QUanto a orla, esta obra sera o unico e verdadeiro diferencial de POA x Outras capitais nao litoraneas.

    Curtir

  3. Muito bonito, muito bem concebido e muito merecido para essa nossa cidade que durante décadas virou as costas para o Guaíba. Achei genial a ideia de fazer “arquibancadas” para se assistir ao pôr-do-sol. Algumas observações, não no sentido de criticar, mas apenas de tentar melhorar ainda mais o conjunto da obra:
    1) os postes inclinados de iluminação ficaram bonitos, e darão uma personalidade especial para o lugar. Mas ainda permanecem os postes curvos, brancos, virados para a via de tráfego. E, do lado do Harmonia, são de ainda outro modelo, uma espécie de Y. Podiam aproveitar e trocar esses postes, de forma a dar unidade ao conjunto todo.
    2) achei meio cafona celebrar o Grenal por meio das luzes de led. Como se a cidade se resumisse a futebol. Podiam ter instalado luzes que mudassem de cor, de forma dinâmica: se estamos no maio amarelo, as luzes ficariam amarelas, se é 7 de setembro, luzes verdes e amarelas, se é 20 de setembro, amarelas, vermelhas e verdes, se é outubro, luzes rosas, aí, se é dia de Grenal, aí, bom, tudo bem: luzes azuis e vermelhas. Só uma ideia…
    3) como entusiasta do basquete, poderiam ter colocado uma quadra multiesportiva por ali. Tá faltando isso na cidade.
    4) outra ideia seria um espaço para patinação, tipo o que tem no Marinha, mas bem caprichado. A criançada iria adorar.
    5) finalmente: que toquem logo as obras dos outros lotes, que vão das cuias até o Iberê Camargo, salvo engano. Como dizem: “melhor que isso, só dois isso” (ou três, quatro, cinco…)

    Curtir

    • Acho que as quadras devem devem ficar pra parte 2 da obra (se é que um dia começa), na parte da orla junto ao Marinha. Mas ficou muito lindo mesmo, sem grandes extravagâncias nem precisar uma torre ou um shopping junto pra acontecer

      Curtir

  4. Gilberto, alguma novidade sobre o andamento das obras no Largo dos Açorianos? Tens imagens?

    Curtir

  5. Relembrar é viver

    Curtir

  6. Belíssimo trabalho, Gilberto! Parabéns!

    Curtir

  7. 😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍

    Curtir

  8. Lindo de mais… Mas sempre me questiono em relação a manutenção. A prefeitura vai fazer a capina? Limpeza dos vidros? Arrumar eventuais rachaduras no piso?

    Curtir

  9. Uma injustiça histórica sendo desfeita! Porto Alegre começa a fazer as pazes com a sua orla! Há uns dias conheci um italiano que morou um tempo em Porto Alegre e ele me contou que o que mais gostava de fazer era ir ao Gasometro nos fins de semana. Já mandei esse link pra ele, pois apesar do lugar ter sido agradável no passado, essa obra eleva o local a um novo patamar. Apesar de ser aconchegante, o lugar dava vergonha. Agora eu tenho vontade de mostrar isso pra todo mundo e dizer “olha é a minha cidade!”. Que o mesmo aconteça com o Cais, o Estaleiro Só e com o Centro Histórico.

    Curtir

  10. Muito show, pelas fotos parece ser muito bem feito.
    Até o skyline da cidade ficou mais bonito. Haha

    Curtir

  11. um post bom desses!!
    quando sai “Obras em andamento parte 2??”

    Curtir

  12. O que são os postes de concreto?

    Curtir

  13. Finalmente um espaço público de qualidade. Com tratamento urbanístico relativamente simples, mas fiel ao que entrega.
    Espaços amplos, que possam receber grandes multidões, Porto Alegre precisava de algo assim.

    Aguardemos por novos espaço assim em nossa cidade. Avante!

    Curtir

    • Eu particularmente aguardo com bastante ansiedade a conclusão dos trabalhos de restauração do Largo dos Açorianos. Passo por ali diariamente, e até já critiquei bastante a demora na entrega da obra. Mas percebe-se que é algo que está sendo feito com bastante cuidado, acho que vai valer a pena a espera.

      Curtir

  14. Esse espaço vai ser literalmente um divisor de águas, porque a população porto-alegrense vai conseguir perceber o que é urbanismo, o que é qualidade urbanística e passará a exigir mais, muito mais, o que é positivo para que a cidade se torne mais atraente e cativante, ou seja, melhor. Do que vi pelas imagens, para mim essa “obra de arte”, entre aspas mesmo, deveria ser retirada e derretida para ter alguma serventia, e do que está ali achei os brinquedos infantis muito tacanhas, feinhos especialmente perto do padrão mais agradável e contemporâneo que existe e podemos ver por exemplo em praças de Floripa e que no caso vi até em Ciudad del Este, infelizmente POA e RS tem defasagens estranhas difíceis de compreender. Mas vá lá, a orla está bacana e finalmente será um espaço convidativo que vai beneficiar os habitantes e poder ser apresentado como um cartão-postal digno de uma capital, perante os visitantes.

    Curtir

Trackbacks

  1. Orla: novo edital para adoção das áreas verdes já está disponível

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: