Fundação Iberê Camargo completa 10 anos hoje

ibere10anos-01

ibere10anos-02

Veja aqui algumas fotos do museu da Fundação Iberê Camargo

 

Todas as fotos por: Gilberto Simon (diversas datas).

Anúncios


Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Museus, Outros assuntos

Tags:, , , ,

4 respostas

  1. sempre que passo ali eu penso em como teria sido se tivessem seguido o projeto original e rebaixado a avenida, ligando o Ibere ao Guaiba… uma pena

    Curtir

  2. fala da nova rua da pucrs q saiu na ZH, exemplo arquitetonico sem nenhuma palmeira de shopping, e sobre o veto do marchezan pra transformar o centro em novo polo boemio

    Curtir

    • m novo espaço cultural deve surgir em Porto Alegre a partir de 4 de junho. É a Rua da Cultura, um local no campus da PUCRS criado para abrigar atividades artísticas e gastronômicas.

      A programação será aberta à população em geral, não apenas a alunos, e buscam movimentar o campus também no fim de semana.

      Fisicamente, o espaço será uma rua com 84 metros de extensão, ladeado por um palco de concreto com 5,40m de altura e 18m de comprimento, um deque de madeira com vista panorâmica, uma arquibancada de 10 andares com capacidade para 250 pessoas e restaurantes, localizados entre o prédio 5 e a Biblioteca Central.
      A ideia é abrigar shows, apresentações de teatro, projeções de filmes, aulas abertas, foodtrucks, exposições de arte e feiras de arte gráfica e de venda de livros. As atividades ocorrerão de segunda a sexta, no intervalo do meio-dia e às 18h30min, antes das aulas da noite, mas também nos finais de semana, para movimentar o campus no sábado e no domingo. A expectativa é de que, no futuro, o palco tenha uma concha acústica, o que depende ainda de aprovação de verba (a universidade não revelou o valor investido na Rua da Cultura).

      Segundo o diretor do Instituto de Cultura da universidade, Ricardo Barberena, a Rua da Cultura é a principal obra a ser entregue do movimento de transformação PUCRS 360º, focado em posicioná-la como universidade do futuro. Ele diz que a instituição já é reconhecida como polo tecnológico e, agora, quer ser vista também como polo cultural.

      Omar Freitas / Agencia RBS
      No local, estão sendo feitos os últimos reparos antes da inauguração
      Omar Freitas / Agencia RBS
      — Será um espaço interartístico e de convivência que faz parte da nova concepção de campus do futuro em que o ensino não se faz só em sala de aula. Há novas formas de viver o campus universitário. Essa rua é um espaço de cultura, de aprendizagem, de convívio – diz. — E estaremos abertos à comunidade, queremos ter muitos eventos no fim de semana, com palco, som e iluminação — acrescenta.

      Embaixo da entrada da Biblioteca Central, ficarão a cafeteria Canal Café, a hamburgueria Severo Garage e uma STB Trip & Travel. Haverá, ainda, a ATL House, um hub de inovação que contará com estúdio da Rádio Atlântida.

      Será um espaço interartístico e de convivência que faz parte da nova concepção de campus do futuro em que o ensino não se faz só em sala de aula.
      RICARDO BARBERENA
      Diretor do Instituto de Cultura da PUCRS

      Em um bicicletário, 17 barras de ferro já circundam um alto cedro, próximas a árvores frutíferas, como uma bergamoteira e um pomar. De outro lado da Rua da Cultura, uma horta com chás e temperos, como melissa, tomilho e salsinha, ficarão disponíveis para uso público – em especial, na hora de tomar chimarrão (há um chimarródromo disponível). Para o descanso, ao lado da arquibancada, redes quadriculadas suspensas na diagonal (não ao estilo praiano) permitem o repouso.

      Omar Freitas / Agencia RBS
      Via fica entre o prédio 5 e a Biblioteca Central
      Omar Freitas / Agencia RBS
      As inspirações para a obra, que começou no fim de novembro, vieram de ao menos 10 universidades estrangeiras, visitadas in loco. Em busca de ideias, a arquiteta Mariah Pinheiro conheceu, por exemplo, as Universidades Livre de Berlim, de Harvard, de Barcelona, de Laval (Québec) e o Massachusetts Institute of Technology (MIT, em Boston).

      – O piso de madeira do deque foi inspirado no piso da Barceloneta (praia de Barcelona), que é resistente e não esquenta – exemplifica.

      Para o segundo semestre, outra obra deve ficar pronta: o prédio 15 passará a abrigar um centro de convivência com salas de aula, coworking, área de lazer e praça de alimentação.

      A programação ainda está sendo fechada, mas, em 4 de junho, dia de inauguração, haverá apresentação do Homem Banda (11h30min), o espetáculo de teatro Sbornia Kontraatacka, com Hique Gomez (18h30min), feira de variedades, foodtrucks e apresentação de DJ.

      https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2018/05/video-veja-como-sera-a-rua-da-cultura-que-a-pucrs-inaugura-na-segunda-feira-cjhsd9kw20c9t01qowuozb3fz.html

      Curtir

    • tbm sobre o Projeto de revitalização da Redenção q vai incluir construção de um complexo comercial, matéria de hoje da ZH

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: