Na terça-feira, 12, durante o lançamento do projeto do Parque Pontal, na Casa NTX, em Porto Alegre, o prefeito Nelson Marchezan Júnior fez uma revelação ao público presente.
- Os campos do Grêmio, em frente ao BarraShoppingSul, junto à Av. Diário de Notícias, serão transferidos para uma área próxima à Arena.
Após a mudança para a zona norte, aquele espaço da orla será revitalizado e aberto ao público, se transformando num parque.
Antiga reivindicação de todas as pessoas de bom senso, que desejam usufruir a orla do Guaíba.
Aguardemos mais informações.
Veja as imagens:
Categorias:ORLA, parque do pontal, Projeto de Revitalização da Orla
Sou sócio do Grêmio e se puder votar ou falar sobre isso perante ao conselho ou a diretoria, vou apoiar que a Escolinha saia, independente do lugar. O Grêmio é Grande, O Grêmio é Gigante! O club nunca precisou de área pública, pra crescer e achar os seus patrimônios futebolísticos!
Ps: Sim, sou amplamente a favor do Grêmio o CT e o CE Ilha da Pintada pra Porto Alegre e não pra prefeitura, e comprar um pedaço dos terrenos da habitasul e o CE pode ser contruindo no CT Hélio Dourado em Eldorado.
https://polldaddy.com/js/rating/rating.js
CurtirCurtir
Sou sócio do Grêmio e se puder votar ou falar sobre isso perante ao conselho ou a diretoria, vou apoiar que a Escolinha saia, independente do lugar. O Grêmio é Grande, O Grêmio é Gigante! O club nunca precisou de área pública, pra crescer e achar os seus patrimônios futebolísticos (ao contrário do time da familia poppe que precisou e precisa de área pública pra existir, sem falar o resto)!
Ps: Sim, sou amplamente a favor do Grêmio o CT e o CE Ilha da Pintada pra Porto Alegre e não pra prefeitura, e comprar um pedaço dos terrenos da habitasul e o CE pode ser contruindo no CT Hélio Dourado em Eldorado. Porque como eu disse: O club é maior que isso e nunca será o time da familia poppe.
https://polldaddy.com/js/rating/rating.js
CurtirCurtir
A prefeitura bobeou de não ter exigido este terreno de volta na época da negociação para a construção da Arena. Agora, depende da “boa vontade” do Grêmio. Como um eterno beneficiado das facilidades que o Estado e seus cidadãos dão aos dois clubes locais, seria justo q o presidente do clube retribuísse devolvendo o terreno à população e possivilitando o desenvolvimento de um grande espaço de lazer q mudaria a vida dos moradores da zona sul da cidade.
CurtirCurtir
Maravilhoso…. não pensei que iria viver para ver isto….aquela área representa uma enorme oportunidade para seguir agora qualificando a frente aquática da nossa cidade…. e penso que se deve pensar ocupações para além do mero parque….mas também equipamentos de animação ligadas ao universo e potencialidades náuticas de POA… eventos…. regatas….. ensino da náutica esportiva e de lazer… enfim…. estimulando todo um mercado latente e reprimido…. que poderá ter Porto Alegre como um polo irradiados para o sul do País….. não esqueçamos que, além de aumentar nossa relação cotidiana com as águas…. isto é Turismo, dinamização da economia… emprego e renda. Parabéns a todos nos por esta bela perspectiva que agora se abre.
CurtirCurtir
Perfeito, agora só falta tirar o matagal que vai do anfiteatro por do sol até o parque gigante, e depois, do parque gigante ate o iberê. E que não me venham dizer que pode pq tem a vegetação ali, digo que pode, pois antes era rio, ou seja, não é vegetação nativa, aguardemos.
CurtirCurtir
Melhor para o Grêmio como instituição e mais uma área a ser “lapidada” na orla. A zona sul ta vindo com tudo!
CurtirCurtir
Para termos uma ideia de como o urbanismo é dinâmico e concatenado – o tal efeito borboleta.
Luta constante da cidade nos últimos 40 anos, revitalizar a margem do Guaiba sempre foi uma batalha inglória dos idealistas. Se houveram períodos onde conseguíamos aterrar Lago e criar parques maravilhosos, nos últimos anos a simples poda de uma árvore já virava um embate.
Agora, com a margem próxima ao gasômetro sendo recuperada, somado ao empreendimento junto ao Pontal, o eixo de parque linear junto ao Guaiba ganha mais um impulso (isso sem falar no cais).
E não há quem me convença de que este novo olhar sobre a margem não tem a ver com a valorização da região após a construção do Barra Shopping, da Fundação Iberê Camargo, das melhorias do complexo Beira Rio e seu entorno, e de outros empreendimentos públicos e privados que em menor grau também ajudaram a divulgar as potencialidades de região e valorizá-la (inclusive em termos imobiliários).
Pontal, Escolinhas do Grêmio, Cais Mauá, etc. ainda são promessas com nada físico concluído… mas pelo menos desta vez temos promessas…
CurtirCurtir
falou tudo!
CurtirCurtir
A anos eu comento entre amigos que o gremio perdia uma otima oportunidade de negocio com esse terreno. Criando justamente uma area ao publico e ganhar lucros para investir no clube. Poderia ceder a area pra uma gestão privada, como a arena, e recebe lucros. Em contra partida eh muito bom saber que aquela area deixará de ser marginalizada. E que diferenca essa regiao a 20 anos atras ein! Com a vila cai-cai e tudo…
CurtirCurtir
Se a área do Gremio foi cedida nos mesmos termos que foi cedida pra o Inter construir seu estádio, isso não é possível. A área do Inter é uma CESSÃO da prefeitura APENAS PARA FINS ESPORTIVOS, ou seja, se o Inter quiser construir um shopping do lado do estádio, ELE NÃO PODE, ao contrário do Grêmio, que é efetivamente DONO DE SEU TERRENO. O Inter é um permissionário naquela região. Acredito que a escolinha do Grêmio esteja nas mesmas condições.
CurtirCurtir
Nao quero grenalizar o assunto, acho excelente a orla ser da população e nao de particulares.
CurtirCurtir
essa área sera revitalizada pelo Barra ou pela prefeitura??
CurtirCurtir
E a Área que o Inter se afinou na orla do Guaíba vai ser devolvida para população de Porto Porto Alegre?
CurtirCurtir
Uma coisa tem que ficar entendida: a prefeitura não está expulsando o Grêmio da orla. O Grêmio vai retirar a escola por livre e espontânea vontade.
Da mesma forma que o Grêmio recebeu esta área do município há décadas atrás, o Inter também recebeu a sua área onde está o Estádio Beira-Rio e o Parqure Gigante. Nenhum dos dois clubes tem obrigação de sair da orla. A escola do Grêmio vai para melhores instalações agora.
CurtirCurtir
Gilberto, você saberia informar em que termos se deu esse “recebimento” da área do município pelo Grêmio? Foi uma cessão de uso temporária? Foi uma alienação definitiva? O Grêmio tem registro e escritura dessa área?
Enfim, creio que sejam questionamentos pertinentes neste caso, até para que a população possa pressionar as pessoas/entidades certas, no afã de retomar a orla.
Abraço
CurtirCurtir
A prefeitura de Porto Alegre tem interesse em retomar a área onde desde 1983 funciona a ‘Escola de Futebol’ do Grêmio. O local, às margens do Guaíba, conta com sete campos e infraestrutura completa de vestiário e setor administrat… – Veja mais em https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2018/06/15/prefeitura-de-porto-alegre-quer-retomar-area-de-escolinha-do-gremio.htm?cmpid=copiaecola
CurtirCurtir
A prefeitura de Porto Alegre tem interesse em retomar a área onde desde 1983 funciona a ‘Escola de Futebol’ do Grêmio. O local, às margens do Guaíba, conta com sete campos e infraestrutura completa de vestiário e setor administrativo A ideia da administração municipal é incorporar os 75 mil metros quadrados ao projeto de revitalização da orla do lago. O Grêmio possui escritura de doação do terreno e não tem interesse em deixar o local. A ideia da prefeitura é retomar a área e em troca liberar terras próximas à Arena, no bairro do Humaitá.
https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2018/06/15/prefeitura-de-porto-alegre-quer-retomar-area-de-escolinha-do-gremio.htm
CurtirCurtir
Sou a favor. Mas acho que o Parque Gigante também deveria ser retirado da Orla.
CurtirCurtir
Uma coisa tem que ficar entendida: a prefeitura não está expulsando o Grêmio da orla. O Grêmio vai retirar a escola por livre e espontânea vontade.
Da mesma forma que o Grêmio recebeu esta área do município há décadas atrás, o Inter também recebeu a sua área onde está o Estádio Beira-Rio e o Parqure Gigante. Nenhum dos dois clubes tem obrigação de sair da orla. A escola do Grêmio vai para melhores instalações agora.
CurtirCurtir
O parque gigante poderia perfeitamente ser administrado pelo Inter, mas como área pública, deveria ser de livre acesso a toda a população, como uma retribuição do Inter a cidade de Porto Alegre.
CurtirCurtir
Olha, por essa eu não esperava. Sensacional.
A zona sul não para de evoluir. Haha
CurtirCurtir