Escolinha do Grêmio sairá da orla

Na terça-feira, 12, durante o lançamento do projeto do Parque Pontal, na Casa NTX, em Porto Alegre, o prefeito Nelson Marchezan Júnior fez uma revelação ao público presente.

  •  Os campos do Grêmio, em frente ao BarraShoppingSul, junto à Av. Diário de Notícias, serão transferidos para uma área próxima à Arena.

Após a mudança para a zona norte, aquele espaço da orla será revitalizado e aberto ao público, se transformando num parque.

Antiga reivindicação de todas as pessoas de bom senso, que desejam usufruir a orla do Guaíba.

Aguardemos mais informações.

Veja as imagens:

escolinha-do-gremio

escolinha-do-gremio2

 



Categorias:ORLA, Parque Pontal, Projeto de Revitalização da Orla

Tags:, , ,

21 respostas

  1. Sou sócio do Grêmio e se puder votar ou falar sobre isso perante ao conselho ou a diretoria, vou apoiar que a Escolinha saia, independente do lugar. O Grêmio é Grande, O Grêmio é Gigante! O club nunca precisou de área pública, pra crescer e achar os seus patrimônios futebolísticos!
    Ps: Sim, sou amplamente a favor do Grêmio o CT e o CE Ilha da Pintada pra Porto Alegre e não pra prefeitura, e comprar um pedaço dos terrenos da habitasul e o CE pode ser contruindo no CT Hélio Dourado em Eldorado.


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.js

  2. Sou sócio do Grêmio e se puder votar ou falar sobre isso perante ao conselho ou a diretoria, vou apoiar que a Escolinha saia, independente do lugar. O Grêmio é Grande, O Grêmio é Gigante! O club nunca precisou de área pública, pra crescer e achar os seus patrimônios futebolísticos (ao contrário do time da familia poppe que precisou e precisa de área pública pra existir, sem falar o resto)!
    Ps: Sim, sou amplamente a favor do Grêmio o CT e o CE Ilha da Pintada pra Porto Alegre e não pra prefeitura, e comprar um pedaço dos terrenos da habitasul e o CE pode ser contruindo no CT Hélio Dourado em Eldorado. Porque como eu disse: O club é maior que isso e nunca será o time da familia poppe.


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.js

  3. A prefeitura bobeou de não ter exigido este terreno de volta na época da negociação para a construção da Arena. Agora, depende da “boa vontade” do Grêmio. Como um eterno beneficiado das facilidades que o Estado e seus cidadãos dão aos dois clubes locais, seria justo q o presidente do clube retribuísse devolvendo o terreno à população e possivilitando o desenvolvimento de um grande espaço de lazer q mudaria a vida dos moradores da zona sul da cidade.

  4. Maravilhoso…. não pensei que iria viver para ver isto….aquela área representa uma enorme oportunidade para seguir agora qualificando a frente aquática da nossa cidade…. e penso que se deve pensar ocupações para além do mero parque….mas também equipamentos de animação ligadas ao universo e potencialidades náuticas de POA… eventos…. regatas….. ensino da náutica esportiva e de lazer… enfim…. estimulando todo um mercado latente e reprimido…. que poderá ter Porto Alegre como um polo irradiados para o sul do País….. não esqueçamos que, além de aumentar nossa relação cotidiana com as águas…. isto é Turismo, dinamização da economia… emprego e renda. Parabéns a todos nos por esta bela perspectiva que agora se abre.

  5. Perfeito, agora só falta tirar o matagal que vai do anfiteatro por do sol até o parque gigante, e depois, do parque gigante ate o iberê. E que não me venham dizer que pode pq tem a vegetação ali, digo que pode, pois antes era rio, ou seja, não é vegetação nativa, aguardemos.

  6. Melhor para o Grêmio como instituição e mais uma área a ser “lapidada” na orla. A zona sul ta vindo com tudo!

  7. Para termos uma ideia de como o urbanismo é dinâmico e concatenado – o tal efeito borboleta.
    Luta constante da cidade nos últimos 40 anos, revitalizar a margem do Guaiba sempre foi uma batalha inglória dos idealistas. Se houveram períodos onde conseguíamos aterrar Lago e criar parques maravilhosos, nos últimos anos a simples poda de uma árvore já virava um embate.
    Agora, com a margem próxima ao gasômetro sendo recuperada, somado ao empreendimento junto ao Pontal, o eixo de parque linear junto ao Guaiba ganha mais um impulso (isso sem falar no cais).
    E não há quem me convença de que este novo olhar sobre a margem não tem a ver com a valorização da região após a construção do Barra Shopping, da Fundação Iberê Camargo, das melhorias do complexo Beira Rio e seu entorno, e de outros empreendimentos públicos e privados que em menor grau também ajudaram a divulgar as potencialidades de região e valorizá-la (inclusive em termos imobiliários).
    Pontal, Escolinhas do Grêmio, Cais Mauá, etc. ainda são promessas com nada físico concluído… mas pelo menos desta vez temos promessas…

  8. A anos eu comento entre amigos que o gremio perdia uma otima oportunidade de negocio com esse terreno. Criando justamente uma area ao publico e ganhar lucros para investir no clube. Poderia ceder a area pra uma gestão privada, como a arena, e recebe lucros. Em contra partida eh muito bom saber que aquela area deixará de ser marginalizada. E que diferenca essa regiao a 20 anos atras ein! Com a vila cai-cai e tudo…

    • Se a área do Gremio foi cedida nos mesmos termos que foi cedida pra o Inter construir seu estádio, isso não é possível. A área do Inter é uma CESSÃO da prefeitura APENAS PARA FINS ESPORTIVOS, ou seja, se o Inter quiser construir um shopping do lado do estádio, ELE NÃO PODE, ao contrário do Grêmio, que é efetivamente DONO DE SEU TERRENO. O Inter é um permissionário naquela região. Acredito que a escolinha do Grêmio esteja nas mesmas condições.

  9. Nao quero grenalizar o assunto, acho excelente a orla ser da população e nao de particulares.

  10. essa área sera revitalizada pelo Barra ou pela prefeitura??

  11. E a Área que o Inter se afinou na orla do Guaíba vai ser devolvida para população de Porto Porto Alegre?

  12. Sou a favor. Mas acho que o Parque Gigante também deveria ser retirado da Orla.

    • Uma coisa tem que ficar entendida: a prefeitura não está expulsando o Grêmio da orla. O Grêmio vai retirar a escola por livre e espontânea vontade.
      Da mesma forma que o Grêmio recebeu esta área do município há décadas atrás, o Inter também recebeu a sua área onde está o Estádio Beira-Rio e o Parqure Gigante. Nenhum dos dois clubes tem obrigação de sair da orla. A escola do Grêmio vai para melhores instalações agora.

      • O parque gigante poderia perfeitamente ser administrado pelo Inter, mas como área pública, deveria ser de livre acesso a toda a população, como uma retribuição do Inter a cidade de Porto Alegre.

  13. Olha, por essa eu não esperava. Sensacional.
    A zona sul não para de evoluir. Haha

Faça seu comentário aqui: