Rua da Praia: a rua de pedestres mais movimentada da cidade em imagens

Fotos, tiradas em 15 de junho de 2018, próximo das 17h.

Trata-se de um grande problema da cidade: a nossa principal rua de pedestres, com o principal caçadão, está doente.

A prefeitura começa a traçar planos para resolver.

Nos próximos meses, esperamos ver as soluções acontecendo.

 



Categorias:Fotografia, Outros assuntos

Tags:, ,

15 respostas

  1. Um show de horror estas fotos. Assim como diversas administrações passadas, a gestão Marchezan vai se notabilizando pela ausência de qualquer solução aos problemas da cidade. Passados praticamente dois anos de gestão, nem relógios de rua, placas de trânsito conseguiram arrumar…Falta pulso? Falta dizer quem manda nessa Prefeitura?? Falta vontade de resolver as coisas??Definitivamente, Porto Alegre ruma para a sua própria autodestruição e extinção…


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.js

    Curtir

    • É bem isso… Votei no Marchezan porque ele prometeu redução do CCs e com isso ia sobrar dinheiro para tudo isso que colocaste. Mentiu e não reduziu o CCs. Reduzir só antes das eleições não vai adiantar nada…

      Curtir

  2. Muito triste a situação de Poa. A rua tomada por camelôs, uma poluição sem fim. Como já disseram acima, é tão fácil de resolver. Basta vontade politica! O


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.js


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.js

    Curtir

  3. Olhando estas fotos fico com o coração lacerado…
    Em parte, triste por ver um símbolo da cidade e da cidadania que é a Rua da Praia sendo tomado de forma errada pela população, que aos poucos promove a privatização do que deveria ser por todos usufruído da mesma maneira.
    Por outro, me sensibilizo com a situação das pessoas que necessitam tirar dali o seu sustento e, em alguns casos, de sua família.
    Por fim refletindo, por mais que a economia esteja em crise e realmente a rua seja o ganha pão de muitos, não é com essa permissividade do Poder Público que o problema vai ser resolvido.
    Ao passo que um indivíduo, informalmente, comercializa estes itens sem procedência (aliás, de muitos a procedência é o contrabando e a pirataria) ele enfraquece o comerciante que tenta pagar em dia seu aluguel, seus impostos e os encargos trabalhistas sobre os empregados.
    Procurei na internet e não encontrei nenhum exemplo de local onde esta informalidade, apropriação da rua, é permitida e que tenha melhorado a qualidade de vida da população, pelo contrário, os exemplos que encontrei me parecem ter os mesmos problemas sociais agravados pelo caos urbano que esta privatização provoca.

    Curtir

  4. o Seja o estado;
    o Dificulte abrir empresas, mantê-las e fecha-las;
    o Crie todo tipo de burocracia, alvarás, concessões e regulações para poder trabalhar;
    o Torne a contratação de pessoal hiper regulada cara é burocrática;
    o Crie cartéis de ônibus, empresas de celular, empresas aéreas, certificadoras digitais, empresas aéreas…
    o Diga que é difícil combater o trabalho informal;
    o Culpe o capitalismo e diga que vai ajudar os pobres nas próximas eleições.

    Curtir

  5. Me impressiona que ainda temos orelhoes! Coisa do passado! Ja mandei email para a Anatel, mas sem retorno.
    Aquelas lixeiras sao feias.
    O centro ta cada vez mais feio, infelizmente. (acredito que aquele esqueleto de predio ainda esta la perto do mercado)
    Temos que questionar os politicos sobre esses pontos nas proximas eleicoes municipais

    Curtir

  6. Só a Rua da Praia? e a Borges de Medeiros? Duas principais ruas do centro, que como o centro no todo esta literalmente abandonado. Nos terminais de ônibus em volta do mercado público é outra zorra total, Existem bancas de frutas e verduras legalmente licenciadas tendo como concorrentes dezenas de vendedores descredenciados tomando quase que todo espaço da calçada, que já é pequena. Mas a SMIC fechou, caso contrário teria alguém ali fiscalizando.Não fechou???…A Guarda Municipal, ontem a tarde (15.06) assistia da calçada da Prefeitura uma pessoa sentada, quase deitada no chão, não se sabe se passando mal súbito/alcoolizado/drogado e mesmo com as pessoas pedindo, não se moveram a tomar providências. Qual seja: -entregamos a cidade ao total descaso. É uma vergonha para o povo gaúcho. Politico é uma raça que deveria ser extinta. Cargo público deveria ser ocupado por profissionais com formação para cada função e não por quem “melhor argumenta” termo que também significa “mentir”. Retiraram o camelódromo da rua para quê???

    Curtir

  7. Aqui em Curitiba a rua XV estava tomada por ambulantes chegou o novo prefeito e acabou com isso em menos de 2 meses.
    Sou sensível a situação das pessoas que não tem emprego e precisam vender bugigangas no centro da cidade, mas tu não podes obstruir o caminho dos pedestres na principal rua da cidade.

    Curtir

  8. Na década de 70, no meio a terrível regime militar

    Curtir

    • uau, então no lugar dos ambulantes tinha um canteiro? Se o problema é sobre ocupação da via então antes era pior ainda, pois o canteiro é fixo.

      Curtir

      • Canteiros não estão em situação degradante. Na década de 80 tinha as bancas de revistas em forma de bolaque eram bonitas para a época, que estavam na rua mas protegiam e abrigavam o vendedor.

        Curtir

      • Certamente o movimento peatonal à época, quase 4 décadas atrás, permitia a inserção de mobiliário e paisagismo em meio à via. Hoje em dia, com a quantidade de pessoas que circulam pela Rua da Praia, estas obstruções não têm mais lugar.
        Aliás, até têm lugar se bem pensadas.

        Curtir

  9. Não consegui ver as fotos até o fim. Pelamor! Que esculhambação, que miserê, que vergonha! Quando essa rua emblemática, o coração da cidade vai ser revitalizado por um urbanista competente por favor! E esse comércio ambulante chinelaço, que é isso minha gente!? Gostaria de deixar para quem interessar possa o seguinte relato: Floripa estava começando a ter suas ruas do centro tomadas por ambulantes com estes panos e quinquilharias. A prefeitura fez o seguinte, determinou que a Guarda Municipal esteja com seus homens presentes todos os dias já no comecinho da manhã nos princípios pontos de circulação de pessoas antes que os “vendedores” cheguem e o que acontece então, simples, ninguém se estabelece! Agora temos ruas livres dessa praga, mais agradáveis para circular e um cenário urbano mais civilizado novamente. Isso é tão fácil de fazer! Gente, procurem a Prefeitura, acionem o CDL/POA afinal eles devem ter interesse e tem calibre de para pôr pressão nas “otoridade” locais. Basta que eles contatem a prefeitura de Florianópolis, peguem as informações e daí “copiar e colar” tal ação de combate ao comércio ambulante, que lhes garanto é ultra eficiente.

    Curtir

  10. Parece que a prefeitura já tem dinheiro pra revitalizar a rua da praia.
    Já existe um projeto pra recuperar todo o encanamento da rua, agora só falta a parte de cima.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: