Foram muitas dezenas de milhares de pessoas que foram conhecer o novo Parque Urbano da Orla do Guaíba, denominado oficialmente Orla Moacyr Scliar, em seu primeiro trecho
As fotos a seguir, mostram um pouco do que foi a tarde e a noite de hoje, domingo, 1º de julho de 2018, dia histórico, pois resgata finalmente o acesso da população de Porto Alegre à orla, de forma ‘quase’ plena, nestes 1,3 Km totalmente renovados, reurbanizados, constituindo uma nova forma de se apreciar a margem esquerda no nosso Guaíba, acompanhado normalmente, do famoso pôr-do-sol.
E mais uma grande novidade, em se tratando de Porto Alegre: a possibilidade de frequentar a orla à noite, como bem nos mostram as fotos do Arquiteto Lucas Volpatto.
Fotos a tarde pelo fotógrafo Ricardo Fabrello
Fotos a tarde pelo Portal Porto Alegre 24 horas & RBS

Foto: Cézar Freitas
Fotos a noite, feitas pelo arquiteto Lucas Volpatto
Mais fotos, feitas pelos fotógrafos da Prefeitura de Porto Alegre, Cesar Lopes, Maria Ana Krack e Eduardo Beleske:

Foto: EDUARDO BELESKE/PMPA

Foto: CESAR LOPES/ PMPA

Foto: CESAR LOPES/ PMPA

Foto: CESAR LOPES/ PMPA

Foto: CESAR LOPES/ PMPA

Foto: CESAR LOPES/ PMPA

Foto: EDUARDO BELESKE/PMPA

Foto: CESAR LOPES/ PMPA

Foto: CESAR LOPES/ PMPA

Foto: CESAR LOPES/ PMPA

Foto: MARIA ANA KRACK / PMPA

Foto: MARIA ANA KRACK / PMPA
Categorias:Fotografia, ORLA, Orla Moacyr Scliar, Outros assuntos, Paisagismo, Projeto de Revitalização da Orla, Reurbanização
Que isso sirva de lição para aqueles babacas radicais que acham que a cidade deve ser formada apenas por terrenos baldios ou obras abandonadas caindo aos pedaços.
CurtirCurtir
As únicas pessoas que eu vi reclamarem era quem achava que não ia ser bom por ser pública e defendiam algo no esquema Estaleiro Só/Cais…
CurtirCurtir
PARABÉNS !!!!! muito LINDO !!! VERDADEIRO CARTÃO POSTAL DE POA !!!
________________________________
CurtirCurtir
Poderiam colocar uma super roda gigante no local. Tipo a que existe em Londres. Gramar mais alguns lugares, perto do restaurante panorâmico,aonde existe mato com terra.
CurtirCurtir
Mas ai alguem ia ter que vender ingressos pra roda gigante. Não pode pois alguem ia LUCRAR com um ESPAÇO PÚBLICO, isso é igual à privatizar o sol, não pode. Tudo que for feito em Porto Alegre tem que ser de graça.
CurtirCurtir
Existe espaço prevista para uma roda gigante ( estilo Londres) na parte 2 do projeto, a mesma ficaria na península existente na altura da rótula das cuias.
CurtirCurtir
Engraçado que os chatos que eram contra a obra sumiram
CurtirCurtir
Pelo jeito vao deixar aqueles postes horrorosos de concreto no meio do caminho…..ai ai ai….
CurtirCurtir
Colunista do ClicRBS reclamando do excesso de concreto. Graças ao conceito vi ao menos u.a dúzia de cadeiras de roda.
CurtirCurtir
Estive lá ontem. Simplesmente sensacional, a nova orla é uma realidade. Bacana foi ver o entusiasmo das pessoas, ainda que as coisas não estejam funcionando a pleno. Porto Alegre finalmente tem um local digno de ser visitado. Estamos de parabéns.
CurtirCurtir
Fenomenal!
E, por melhor que tenha ficado a obra, o que mais embeleza a paisagem é essa multidão usufruindo com gosto do que é seu e ha décadas havia sido deixado de lado.
“Gente feliz não incomoda”.
CurtirCurtir
Visitei no sábado e já tinha um carro da guarda municipal parado com duas rodas sobre a grama. Um casal reclamou e o guarda falou “aqui não é grama” e o carro continuou lá. Achei obra bonita, mas pelo custo esperava um acabamento melhor. A grama já está morrendo, isso que ficou bastante tempo sem pessoas pisando….
https://polldaddy.com/js/rating/rating.js
CurtirCurtir
Fui sábado de manhã. Vi Corolla da BM, Kombi da SMIC, Fiesta da Guarda Municipal, todo mundo passeando pela parte de baixo da orla. Desnecessário. Reclamei para a EPTC e para a Guarda Municipal, disseram que iam rever os procedimentos.
CurtirCurtir
Muito bom! Parabéns pela atitude. Eu não percebi isso.
CurtirCurtir
Admito que eu não imaginava que teriam tantas pessoas. Sucesso total.
Li relatos sobre pixação, isso seria em alguma parte nova, ou estão falando da obra de arte que não foi restaurada?
Alguém sabe me dizer?
E sendo sincero, só pelas fotos já senti mais segurança e vontade de circular pela área a noite.
Hahaha
CurtirCurtir
parecem aquelas fotos de poa nos anos 70/80, pessoal usufruindo dos espaços
CurtirCurtir
Verdade, nasci e cresci lá nos anos 80 e 90 , realmente era tri!!!
https://polldaddy.com/js/rating/rating.js
CurtirCurtir
Estive lá e acho que ficou muito bom, caminhar dentro do Guaíba foi sensacional…
https://polldaddy.com/js/rating/rating.js
CurtirCurtir
Realmente muito bonito. Imagino que tenha sido muito caro fazer tudo isso. Pergunto se vale a pena trocarmos 90% da cidade esburacada, sem mais nenhuma atenção quanto a concertos de ruas e calçadas, seja em bairros ou no próprio centro e outras praças por esses 10% do pedaço da orla. Fico em dúvida se o povo que foi lá, foi para conferir o que fizeram em detrimento de outros locais ou é porque gostam de se iludir que esta tudo bem????
CurtirCurtir
Este trecho foi pago por financiamento a longo prazo por banco internacional, ainda na gestão Fortunati.
CurtirCurtir
A orla de Porto Alegre é historicamente mal-cuidada e isso nunca tapou os buracos da cidade. Depois de décadas, é absolutamente justo que haja algum tipo de investimento no principal cartão-postal da cidade, que convenhamos, estava num estado vergonhoso para o grau de importância que possui. Sem falar que turismo e lazer movimentam a economia local, o que em longo prazo pode significar mais recursos e condições para realizar os consertos e as melhorias que você citou.
CurtirCurtir
Sonha Marcelino!!!
CurtirCurtir
Fica tranquilo, o dinheiro da merenda das crianças já foi tirado pra tapar os buracos
CurtirCurtir
Entendo que os admiradores de parcela da cidade não concordam comigo. Então é assim. A vida passa e as coisas são resolvidas facilmente. Compre um doce paras as crianças que elas não choram.. Isso ai. cada povo tem o que merece.
CurtirCurtir
ele nao da o braço a torcer, ganha um milhao de unlikes e algumas pessoas dando opinioes contrarias, porem é a maioria que esta errada.
CurtirCurtir
Pedro, se as verbas públicas fossem assim destinadas, por questões de prioridades, talvez os buracos das ruas não existissem por que não haveriam ruas. O dinheiro iria para outras questões mais sensíveis, tomadas como mais importantes, como saúde, educação, segurança… e talvez mesmo assim teríamos problemas como, por exemplo, chegar com a viatura, o ônibus escolar ou a ambulância na rua que não existe.
Entendo teu raciocínio, mas não é assim que a “banda toca”. Como disse o Gilberto, existem rubricas de diferentes destinações para a verba… cultura, lazer, infra estrutura, segurança, educação, etc… e dentro destas, existem ainda outras tantas subcategorias para o direcionamento. As vezes, mais saúde para uma população pode ser resultado da existência de uma área de recreação e lazer adequada para ela. Da mesma forma, como comentários que podem ser lidos aqui, a própria revitalização trouxe uma sensação de maior segurança para a população que usufrui do local.
Sabes que o foco desta discussão deveria ser outro, pois a riqueza que nosso país gera e a fúria arrecadadora da máquina governamental deveriam permitir que tanto a rua em boas condições como a revitalização pudessem coexistir – elas não são excludentes entre si.
Maravilhoso que temos 1,3km de orla recuperada, mas também queremos os buracos das ruas tapados !!!
CurtirCurtir
Pedro, eu entendo da seguinte forma: existem muitas coisas a se fazer em uma cidade. Mas só pelo fato de ter estas coisas a fazer , não deixaremos de fazer as outras. Ou seja, há rubricas diferentes. O dinheiro não vem pro prefeito fazer tudo que ele quer, da forma que ele preferir. O dinheiro vem pra diferentes áreas, de diferentes órgãos, pra obras específicas. O dinheiro da saúde é pra saúde (não to considerando as roubalheiras), o dinheiro do programa tapa buracos é do tapa buracos e assim por diante. A cidade tem uma organização própria. Não podemos deixar o lazer da população em segundo plano, pelo fato das ruas estarem esburacadas. As áreas qualificadas para lazer da população são tão importantes do que qualquer outro ponto que é levado em conta pra qualidade de vida da cidade. Saúde, segurança, transporte, qualificação de espaços públicos, etc. Todas estas obras devem ser feitas, de forma rápida e eficiente. Então quando tu fala que existem prioridades antes de obras na orla, tu demostra não entender como funciona uma prefeitura na realidade. Procura ler todos os comentários aqui, vai te ajudar a entender melhor e a refletir sobre o assunto.
CurtirCurtir
Que show, o próximo fim de semana se fizer sol vai encher ainda mais, agora que mais gente está sabendo da novidade, irei também!
CurtirCurtido por 1 pessoa